| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 5:46 pm Assunto: IMPORTANTE - Recebi do Marcelo "Yamadori" |
|
|
Prezados Amigos,
Todas as vezes que falamos sobre madeira tratada, lembremos do perigo destas..
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: poste de eucalipto tratado
Este recado é para quem usa eucalipto tratado, vale divulgar!
Em Itaiópolis-SC, cidade próxima a Mafra-SC, houve uma ocorrência com três mortes que poderiam ter sido evitadas.
Três amigos faziam um churrasco e na falta de lenha ou carvão, utilizaram madeira de um poste usado e descartado, de transmissão elétrica, para dar continuidade ao fogo, desconhecendo que são tratados em autoclave, utilizando o cobre, o cobalto e o arsênico no processo.
A volatização do arsênico contaminou a carne e os três acabaram morrendo envenenados. Em Monte Castelo existe uma empresa, de propriedade do Presidente do Rotary Club daquela cidade, que efetua o tal processo de autoclave, atendendo todas as exigências ambientais, não comprometendo o meio-ambiente.
O problema é que a vulgarização do uso da madeira assim tratada poderá trazer problemas pela falta de informação, uma vez que não pode ser serrada ou furada sem recolhimento dos resíduos e nenhum alimento deve ser cultivado próximo aos locais de implantação de postes ou outros elementos confeccionados com esta madeira.
A queima é totalmente proibida porque a simples inalação dos gases poderá ser fatal.
A madeira tratada é de fácil identificação pois adquire uma coloração esverdeada decorrente do óxido de cobre e não desenvolve fungos ou líquens como as não tratadas.
Divulguem esta mensagem a fim de evitarmos perda de vidas por falta de informações.
Prof. Tetuo Hara
Dept.Eng.Agricola/CCA/UFV _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 6:16 pm Assunto: Re: IMPORTANTE - Recebi do Marcelo "Yamadori" |
|
|
Mário,
Ótima informação para nós, uma pena saber das mortes, porém a informação não deixa de ser valiosa.
Eu utilizo madeira tratada em meu viveiro, porém a sua coloração é do lilás ao roxo, não sei bem qual produto trataram esta madeira, se alguém puder me informar ficarei agradecido.
Outra opção para os amigos que gostariam que sua madeiras durassem mais, é uma técnica antiga que muitos já devem inclusive utilizar, é a utilização do óleo queimado, que se encontra facilmente em postos de combustíveis ou pontos de troca de óleo de veículos.
Se passa o óleo, quantas camadas quiser, deixando claro a madeira ir absorvendo o óleo entre uma passada e outra, o que deve levar em média de 1 a 3 dias, dependendo do tamanho da madeira e da quantidade de óleo.
Nas madeiras que uso na formação das bancadas de meu viveiro utilizo inclusive o óleo nas que já foram tratadas como dito acima.
Eis a foto da madeira utilizada, conhecida como ROXINHO:
Esta madeira é muito utilizada na confecção de cercas de fazendas, currais, e porteiras.
Porém se algum amigo REPITO, puder me informar a forma de tratamento da mesma ficarei agradecido, após ver o alerta de Marcelo Martins e Mário Leal é realmente de se preocupar.
Aqui outra matéria sobre a utilização da ROXINHO:
http://beluthier.blogspot.com/2008/10/construindo-plainas-de-madeira.html
Obrigado desde já amigos:
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 6:49 pm Assunto: |
|
|
| Pra mim não é novidade, essa história ronda aqui pelo RS fazem muitos anos. Nunca vi uma notícia oficial do acontecido, aqui tomou ar de lenda urbana. |
|
|
 |
|