FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga Yamadori
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 9:16 pm    Assunto: Pitanga Yamadori Responder com citação

Caros amigos venho com esse yamadori de pitanga retirado em época errada pedir para os mais experiente um opinião será que sobrevive e serve para alguma coisa pois ele é muito grande não sei certo se existe vaso para ele já cortei as raizes grossas vou replantar em uma caixa de madeira ou uma bacia vejam o tamanho da criança.
Um abração a todos.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 9:28 pm    Assunto: Yamadori de Pintanga Responder com citação

Ola Anderson,é coisa de principiante anscioso nao sei da pra usar mas tenho ,e dado bem aqui no sul.Comprei um sobstrato chamado Fortemix que contem terra,esterco de gado,esterco de aves,cinzas,calcario e fibras vegetais tenho usado isso em meus yamadoris na proporção de 60% de cacos de tijolos 40% terra na bacia e no escorredor areia e cacos de tijolo na proporção de 50% de cada colocado na bacia e escorredor na sombra e rego todos os dias com agua normal primeiro e depois rego com fertilizante diluido na agua na proporção de uma colher de cha por dois litors de agua uma vez por semana todas as sextas feiras.Aproveito o seu gancho para pedir uma orientação aos foristas se é o correto e com um detalhe deixo a bacia por uma semana na sombra até a planta se acostumar e depois coloco ao sol 4 horas por dia e tem dado certo aqui no sul e ja temos temperaturas frias a noite.Vamos ver o que os foristas dizem e tirando td isso gostei muito de sua planta e acredito que com seu trabalho e dedicação e as opinioes que surgirão tera um otimo resultado.Abraços

Editado pela última vez por Andre Antoniazzi em Qui Maio 06, 2010 9:31 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 9:29 pm    Assunto: Re: Yamadori de Pintanga Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Anderson,é coisa de principiante anscioso nao sei da pra usar mas tenho ,e dado bem aqui no sul.Comprei um sobstrato chamado Fortemix que contem terra,esterco de gado,esterco de aves,cinzas,calcario e fibras vegetais tenho usado isso em meus yamadoris na proporção de 60% de cacos de tijolos 40% terra na bacia e no escorredor areia e cacos de tijolo na proporção de 50% de cada colocado na bacia e escorredor na sombra e rego todos os dias com agua normal primeiro e depois rego com fertilizante diluido na agua na proporção de uma colher de cha por dois litors de agua uma vez por semana todas as sextas feiras.Aproveito o seu gancho para pedir uma orientação aos foristas se é o correto e com um detalhe deixo a bacia por uma semana na sombra até a planta se acostumar e depois coloco ao sol 4 horas por dia e tem dado certo aqui no sul e ja temos temperaturas frias a noite.Vamos ver o que os foristas dizem e tirando td isso gostei muito de sua planta e acredito que com seu trabalho e dedicação e a opinioes que surgiraõ tera um otimo resultado.Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 9:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Anderson, infelizmente as chances de sobrevida de sua planta são praticamente nulas, lamento. Sad

A melhor época para se retirar uma pitangueira, com relativo sucesso, é na primavera mesmo. Até o finalzinho desse período primaveril, pode-se ter um relativo sucesso em recuperar uma planta, independentemente do porte ser minimo ou avantajado, como essa sua. Fora desse período, contudo, as chances reduzem-se drasticamente. Sad

Mas, caso vá tentar, aconselho passar cola branca de madeira nos cortes superiores do tronco, afim de evitar ressecamento e podridão. Replante em um caixote de madeira profundo, contendo apenas areia grossa de rio, sem peneirar, nada mais. Nada de adubo ou qualquer outro composto que contenha adubo, seja ele curtido ou não. Shocked

Rega diária, evitando encharcamento, local semi sombreado, onde a planta possa receber ao menos luz e calor solar parcialmente. Shocked

O tempo médio de recuperação de uma planta assim varia de seis meses a um ano. Não adube, em hipotese alguma, antes desse prazo, a não ser que a planta responda com multiplas brotações. Não valem brotações simples ou na base, ok?

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Um enraizador acho que cairia bem, também! Linda planta!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 12:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Anderson, "pequino" esse yamadori hein?!?!?
Bem, vou relatar minhas experiências com yamadori:
1 - recebi, no início do inverno, um toco de pitagueira. Plantei em areia grossa (destas de construção mesmo). Apliquei enraizador conforme o fabricante e, seguindo sugestão de foristas daqui, ensaquei a planta para simular uma estufa, coloquei a meia sombra e ... não é que o bicho pegou.
2 - coletei duas pitangueiras em agosto do ano passado (inverno). Foram pra bacia grande com areia grossa e enraizador. Estão uma beleza.

Detalhe: não mexo com yamadori antes de 1 ano a menos que seja uma espécie muito resistente ou que já tivesse um sistema radicular muito bom.

Boa sorte.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado, a mini estufa com plástico é muito bom para simular um ambiente mas propício.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Ja coletei no inverno para tentar salvar a planta de uma construção era uma pitangueira e estavamos com 10º esta viva até hoje............
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Já coloquei na bacia só com areia grossa e reguei com enraizador liquido fiz vários furos para drenagem da agua coloquei uma tela de proteção para não perder a areia. Tive pensando na frente dele sei que é meio cedo para isso mas se eu cortar agora que ela foi recém plantada acho que isso ajudaria para diminuir a condução da seiva para as outras frentes ai ela iria recuperar mais depressa talvez esteja enganado se alguém sugere issso aguardo ajuda ou deixo como está

Eloir Jose Taparo

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, pra mim a segunda foto esta com o nebari perfeito, alem de manter uma otima conecividade.

Abraços

Eloir Jose Taparo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Anderson.
Não corte nada , não mexa mais .. evite até trocar de lugar porque como esta um pouco alta e sem fixação cada vez que vc esbarra ou mexe , mesmo que por centimetros , abala o interior da bacia onde as raizes estão se recuperando .
São reações microscopicas que acontecem nas pontas das raizes e qualquer movimento, mesmo que minimo, pode alterar ou interromper essas reações .
Depois , bem depois { 1 ano ou mais } vc escolhe : altura , estilo , vaso , lado , frente , verso .. etc...
Por hora .. oremos ... Very Happy
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem não vou mexer mais em nada só vou regar uma vez por semana com enraizador e começar a orar muito como me indicaram um grande abraço a todos e obrigado por me ajudarem.
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Vai ficar showwww esse yamadori hein, fica dificil disser qual a melhor frente, mas ja ja deve comecar a brotar alguma coisa, logo logo esse bonsai vai ficar lindo.
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 10, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Meus Amigos

Atualizando:
Vejam só as brotações, eu pensei que dessa,
ela não passava, mas como uma verdadeira lutadora,
à prova viva ai está, dando sinal de vida.

Agradeço ao Papai do céu pela benção.

E a todos vçs

Um abração
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 11, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

A, Mulheke!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: