FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

buxinho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 8:48 pm    Assunto: buxinho Responder com citação

ola pessoal,

comprei hoje uma muda (bem grande) de um buxinho estava pensando no estilo sokan (tronco duplo) o que acham? ja que tem dois troncos bem eretos?
Ou sera que devo dar outro estilo nele?

Estou pensando em deixa-lo no vaso que esta, dar o estilo agora e so replanta-lo em um vaso menor na primavera que acham disse tbem ?

estava pensando em deixa-lo mais ou menos assim

ou entao assim um estilo chokkan

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eloir Jose Taparo

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não colocaria em vaso menor para tentar engrossar mais o tronco. Quanto ao estilo, prefiro não opinar (acho que suas duas idéias tem sentido), mas dentro de sua ideia, já podes ir treinando os galhor que vao ficar.

Abraços

Eloir Jose Taparo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 4:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sérgio, é bem como frisou o Eloir, material bom vc tem nas mãos. Agora, é selecionar os galhos posicionados nas posições ideais para repetir o estilo mostrado na foto de exemplo, cortando fora os que não serão necessários ao estilo, adubar e regar a planta, trabalhando com arames, para fixar melhor a estruturação. O buxus responde bem a trabalhos assim, e tenho certeza que em pouco tempo voce terá um lindo bonsai em mãos. Very Happy

Salientando apenas que, na próxima primavera, providencie o transplante, retirando a planta desse vaso preto e colocando-a numa bacia grande, bem perfurada no fundo e na lateral. O substrato ideal é: caco de telha, pedrisco, terra granulada, casca de pinus, carvão vegetal. Ao replantar, lembre-se de distribuir as raízes radialmente, de forma a facilitar seu cultivo e o transplante, ao finalizar a planta, para um vaso retangular ou oval, ideais para o estilo proposto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

o que voce acha dessa ideia?
Estava pensando e escolher bem os galhos que ficaram e ir dando forma neles com os arames, porem estive pensando: nao seria melhor deixar os galhos que nao serao usados por um tempo para engrossar mais o tronco? ou nao tem nada haver?
Tipo assim vou dando forma a planta e ao mesmo tempo deixando engrossar mais o tronco e depois quando tiver mais grosso dai corto os galhos que nao serao usados, fazendo isso o tronco nao engrossaria mais rapido ? Nao sei muito bem por isso tenho essa duvida.

Agora o que mais estou indeciso e se faco um estilo sokan ou chokkan
que acha?
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio, espere por respostas mais experientes mas seu raciocínio eu acho que está correto, contudo cuidado com galhos que brotam do mesmo ponto pois eles podem engrossar demais o tronco em alguns pontos formando "nós" e dando a indesejável conicidade invertida!!!
A_Henriques

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho um buxinho exatamente igual ao seu, mas mais novo e que está bem menor (30 cm de altura). Estava pensando em deixá-lo no estilo sokan, engrossando o tronco que já está mais alto.

abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 8:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sérgio, a foto mostrando o buxus tronco duplo é um ótimo modelo a ser seguido por voce, na minha humilde opinião. Repare que, no caso da sua planta, o inicial do tronco duplo será mais embaixo, o que transmitirá uma impressão mais forte, no final do trabalho. Very Happy

O melhor, para o desenvolvimento da planta, é definir os galhos do estilo agora, cortando o excedente fora, sem dó nem piedade, que não servirão para nada, só para atrapalhar mesmo. Se quiser, pode cortar deixando tocos pequenos, retirando as cascas deles e os transformando em jin. Senão ficarem bem como jin, aí é só cortar totalmente, sem nenhum problema. Very Happy

Os galhos laterais não engrossam o tronco, ao menos não no buxus. O que contribui para isso é o galho apical, esse sim deverá ser mantido e estimulado sempre para cima, para "puxar" o engrossamento do tronco na base. Galho lateral engrossa o tronco apenas no seu ponto de nascimento, o que poderá acarretar um nó mais grosso de saída, enfeiando o resultado final, que não terá então mais como ser corrigido. Rolling Eyes

Se vc analisar bem o modelo, verá que os galhos dos dois troncos se complementam, isto é, cada galho é como se pertecesse a uma unica arvore e não a dois troncos, de tal forma estão distribuidos. Há galhos laterais e de fundo, e apenas quando o tronco mais alto suplanta o mais baixo, é que surgem galhos frontais. O primeiro terço do tronco está limpo, sem galhos, mostrando um tachiagari forte, bem como um nebari interessante. Very Happy

Eu gostei desse modelo. E, como escrevi antes, vc tem em mãos um bom material para fazer até melhor que o modelo, se quiser, tiver paciência e trabalhar firme nessa convicção. Senão, é deixar a planta como está, e escolher outra forma para ela.... o que seria uma pena. Rolling Eyes

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Valeu pelas dicas, como sempre muito boas e bem esplicativas, vou fazer isso mesmo que voce disse, acho que vai ficar bem legal mesmo.

so mais uma pergunta:

No caso dos galhos laterias, como eles ainda estao finos e compridos se necessario poda-los para ramificarem mais, dando um aspecto melhor, devo fazer isso so na primavera ou posso fazer ja essa poda nos galhos laterias?

Legal saber quando ao apice que engrossa o tronco, vou deixar o tronco da direita com o apice e o da esquerda vou cortar assim ele ficara mais fino que o da direito, dando um visual mais legal.

Assim que eu fazer as aramacoes vou postar as fotos

obrigado pela forca
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 09, 2010 9:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

No que pese a formação estética dos galhos, vc pode cortar desde agora, lembrando de aplicar pasta seladora nos cortes. Cuide, ainda, de podar em área que tenha ao menos duas folhas, ficando uma de cada lado, com um cm de extremidade à frente (um toquinho à frente do par de folhas), para estimular a saída de novas brotações. Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: