FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera, dicas de projeção?!
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 4:48 pm    Assunto: Primavera, dicas de projeção?! Responder com citação

Olá, minha nova aquisição: comprei esta primavera, do jeito que estão vendo (sem vaso), está judiada. Pretendo envasar sem mexer no torrão e deixá-la recuperar. Na primavera gostariade começar a mexer, mas ainda não imaginei como e onde podar, qual estilo.... Poderiam me ajudar?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo material, Nikkei, acho que no momento eu tambem faria oque vc pretende deixar ela "descansar".

Mas depois eu acho que trabalharia com a madeira dela. Afinal ela tem um tronco bem calibroso.

Boa sorte amigo, continue postando para acompanharmos o desenvolvimento dela, fiquei muito interessado no que vai dar essa linda primavera.

Até lá.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 6:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Descansar? sua planta está cansada? De quê? Laughing Laughing Laughing

Ferro, como diz o ditado, se malha enquanto está quente.... Pegue um serrote e corte nas areas indicadas. Lave as raízes para retirar toda a terra, após cortar fora os galhos desnecessários. Aplique cola branca de madeira nos cortes, e em seguida plante, distribuindo as raizes de forma o mais radial possível, em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral. Very Happy

Como substrato, use pedrisco, caco de telha ou tijolinho maciço, carvão vegetal (tipo usado em churrasco), casca de pinus ou de outra arvore, terra granulada e areia grossa de rio, sem peneirar. Fragmente tudo em porções pequenas (do tamanho de uma bolinha de gude para menos). Não use adubo, só faça isso depois de quarenta e cinco dias de transplantada na bacia. Coloque a bacia em local semi sombreado, para que pegue luz solar mas sem o calor opressivo do sol. Regue uma vez ao dia, sempre ao final da tarde. Very Happy

Dica: após lavar as raízes, deixe a planta com as raizes imersas numa solução contendo hormonio enraizante, enquanto prepara o vaso ou o substrato. Wink

Cortando nas areas indicadas, sua planta ganha movimento de tronco e conicidade. Novos galhos virão, através de novas brotações, permitindo que vc escolha os mais bem posicionados com que formar uma ótima estrutura aerea para sua planta, pois galhos novos são mais fáceis de serem aramados e educados que galhos grossos mais antigos, que não servem para nada nesse caso:

As dicas acima valem para a planta tendo essa como a melhor frente, na minha opinião. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nick e Guilherme, vou fazer a poda e replantio na bacia. Vou tirar foto e manter atualizado. Espero que consiga evoluir bem esta planta
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando: poda e transplante

Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100, eu teria podado com o Nickfury mandou!
Assim como vc fez o tronco ficou com apenas uma curva!!!!! A segunda poda ficou meio reta!
Mas também dá pra resolver! Agora espera a brotaçãopra ver q q nos espera!
abraço
Boa sorte!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Oi Markus. Não segui a curvatura que o Nick e vc falam porque na foto ela parece que é a melhor, mas na verdade tem um efeito visual 2D. Na verdade as duas curvaturas se pronunciavam muito para frente, e não dava para corrigir inclinando ela pra trás (ficava muito feio, bem desproporcional). Por isso tive que escolher o outro galho. Quando tiver mais brotação eu posto aqui para tentar corrigir
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Ah tá! Foi mal! DEsculpa!
No 2D parecia bom!!
Abraço!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Ouh Markus, desculpe eu. Não sei se soou meio grosseiro o que escrevi, mas não tive essa intenção. Vou atualizando e agradeço suas opiniões e sugestões. Até mais
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando. Está com o ápice estranho, podem me ajudar? Como melhorar?

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 1:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Para corrigir o apice, corte fora o tronco (apical) um cm ou dois acima das brotações na base dele (considerei o visual mostrado na segunda foto). Reduza o comprimento dos galhinhos da esquerda e arame o galhinho da direita, cultivando-o como o novo ápice da planta, inclusive no mesmo sentido em que aparece na foto.

Com isso, o tronco apical será cortado fora praticamente no meio, propiciando um novo controle apical bem como melhor conicidade a partir dessa construção.

Em outra possibilidade de correção, corte no mesmo local acima indicado, mas selecione o galhinho que aparece crescendo reto do lado direito (com duas folhinhas na ponta). Ele passa a ser a continuidade (novo apice). Arame todos os galhos de sua base, bem como ele tambem, sendo que ele seguirá um leve movimento sinuoso para cima e os demais deverão ser reposicionados para baixo. Lembrando que os galhinhos da base, antes de serem aramados, deverão ter seu comprimento reduzido.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nick. Desculpe a ignorância, mas fiquei em dúvida no que escreveu. Seria mais ou menos isso?:

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 7:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Exatamente isso. O galhinho da direita, aramado, passa a ser o novo ápice. Os galhinhos da esquerda, reduz o comprimento, arama e conduz voltados ligeiramente para baixo. Very Happy Eu visualizei algo assim:

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal

A 1ª foto me parece melhor como frente... Eliminaria este primeiro galho da esquerda que sai muito de dentro da curva, sem falar que tem um galho de fundo que ocuparia o espaço dele Wink
O ápice precisa ser educado para ganhar a mesma direção da base da planta:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 10:14 am    Assunto: Responder com citação

Beleza hein?! Tiro meu chapéu novamente. Obrigado pela projeção Alexandre. Na hora que li fiquei com uma dó de tirar o galho da esquerda...mas compreendi bem o motivo, vai ficar melhor e mais dentro das regras. Daqui a algum tempo atualizarei.
A ajuda de todos neste fórum me levam a trabalhas estas plantas, chegando onde nunca imaginei. Obrigado a todos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: