Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 8:11 pm Assunto: Ligustrão do lixo |
|
|
Olá amigos,
Este ligustro foi encontrado em um terreno baldio em meio a muito lixo. Havia sido arrancado e jogado ali. Enraizou novamente nas raizes que ficaram em contato com o solo, quero dizer, contato com o lixo. Vejam:
[/img]
Coloquei na bacia para recuperar, nem imaginando o que eu poderia usar de toda esta madeira. Com certeza daria para aquecer a casa, mas vamos lá, primeiro a recuperação da planta.
[/img]
Decidi pela motosserra. O corte drástico do toco, deixando apenas os novos brotos.
[/img]
Deixando crescer livremente para fortalecer o enraizamento que era débil. Mas o galhinho da esquerda com seu tronco secaram. Meu plano inicial, já se foi. Vamos rever:
[/img]
O trabalho de 2 horas e meia de Makita. Havia pouca casca verde. A idéia era fortalecer o tronquinho da direita, deixando crescer livre e fazer uma composição com os dois troncos, mas vejam na foto seguinte, ele também secou e meu plano B também foi água a baixo. Foi mudada a inclinação.
[/img]
Agora então é o plano C, trabalhar com o que sobrou. Foi feita armação e deixar crescer. O galho do ápice disparou muito reto, a aramação foi feita com fio muito fino e a falta de tempo para acompanhar me pegou com ele já reto demais e lignificado. Então o ápice foi cortado curto novamente.
[/img]
Situação atual. Patamares se formando, tracionamento de galhos, novo ápice sendo conduzido e bastante trabalho pela frente.
[/img]
Suggestões de novas intervenções a partir de agora e idéias de vaso são benvindas.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 9:28 pm Assunto: |
|
|
Expetacular a evolução dessa planta!
Nen ia imaginar fazer isso que vc fez!
Parabens, vai ficar muito interessante!
abs _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 9:46 pm Assunto: |
|
|
Xará, deu uma aula de trabalho com retífica, heim!
Ficou beleza!
Num vaso quadrado, e com inclinação mais à direita para os 2 Jin a esquerda ficarem mais levantados.
Ou então um laje grande, com bastante musgo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 10:48 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo Elio,mais uma vez nos presenteando com um otimo trabalho e nos aqui os principiantes aprendendo,vai ficar muito lindo nao deixe de postar o resultado final.Abraço |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 11:18 pm Assunto: |
|
|
PELO AMOR DE DEUS, TRABALHO INCRÍVEL.
Além do resultado que está excelente, o que mais me chamou a atenção foi sua visão para desenvolver uma árvore em cada estágio que a planta passou.
É um post muito instrutivo para mostrar que de um "grande" material, o detalhe é que faz toda a diferença.
Parabéns.
PS.: Concordo com teu chará Élio quanto a inclinação da planta. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 12:22 am Assunto: |
|
|
ola, depois do que o pessoal falou so tenho a dizer ( parabens) essa planta nasceu novamente
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 10:18 am Assunto: |
|
|
Sem palavras Elio!
Só nos resta acompanhar a evolução.
Aula de retífica!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 4:02 pm Assunto: |
|
|
Agradeço as consdierações e palavras dos colegas. Isso incentiva muito a gente. No trabalho de retífica procuro fazer entalhes que imitam a ação da natureza, erosão, brocas, insetos e tal. Se deixar superfícies muito lisas, fica muito aparente a ação do homem. Inclusive nas fotos em função do efeito luz, ainda não se vê algumas destas "imperfeições" que na verdade existem e são necessárias.
Continuo aceitando sugestões, a exemplo do meu amigo e Xará e do Ricardo. Vou sim levar em conta a inclinação na hora do plantio para o vaso. Aliás quanto ao vaso, ainda estou na dúvida. A sugestão do Xará, é boa, mas se tiver mais detalhes, ajuda. Cor, profundidade, acabamento...
Obrigado a todos.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 4:07 pm Assunto: |
|
|
caramba Elio! isso que é tirar leite de pedra (ou do lixo)!! Que visão, a planta está ficando maravilhosa!!! Parabéns!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
|