Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fac1705
Registrado: 03/10/05 Mensagens: 3 Localização: Osasco - São Paulo
|
Enviada: Seg Out 03, 2005 2:31 pm Assunto: Ajuda sobre o Bonsai - Romã |
|
|
Olá !!!!!!
Me chamo Fernando e tenho um bonsai romã, eu troquei a terra e o adubo antigo e coloquei um novo, só que fazem dois messes mais ou menos e não nascem mais folhas nele. Será que o Bonsai morreu ou é normal ?
Como devo proceder ?
Desde já agradeço a atenção _________________ Fernando Lopes |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Out 03, 2005 4:05 pm Assunto: |
|
|
Fernando, você podou raízes? Quando reenvazou sua árvore ficou exposta ao sol? _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Out 03, 2005 4:22 pm Assunto: |
|
|
olha não passo te afirmar que esta morto, discasque um pouquinho o tronco com a unha se estiver verde ainda esta vivo, se não estiver verde nem perto da raiz aí pode preparar o velório, se estiver verde aguarde mais 1 mês.
Você leu alguma coisa sobre bonsai antes de transplanta-la, pelo que você descreveu vc colocou adubo no substrato e isso não é muito recomendado, leia os tópicos do forum e visite o site do Ateliar do Bonsai e você vai aprender muita coisa, desculpe pq não sei o seu grau de entendimento de Bonsai. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
fac1705
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:55 am Assunto: |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Fernando, você podou raízes? Quando reenvazou sua árvore ficou exposta ao sol? |
Podei sim e deixei no sol. _________________ Fernando Lopes |
|
|
 |
fac1705
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:58 am Assunto: |
|
|
Werlei Purgatto escreveu: | olha não passo te afirmar que esta morto, discasque um pouquinho o tronco com a unha se estiver verde ainda esta vivo, se não estiver verde nem perto da raiz aí pode preparar o velório, se estiver verde aguarde mais 1 mês.
Você leu alguma coisa sobre bonsai antes de transplanta-la, pelo que você descreveu vc colocou adubo no substrato e isso não é muito recomendado, leia os tópicos do forum e visite o site do Ateliar do Bonsai e você vai aprender muita coisa, desculpe pq não sei o seu grau de entendimento de Bonsai. |
Eu não conheço muito de Bonsai não.... Antes de trocar a terra e adubar eu li algumas coisa sobre como fazer.
Obrigado pela Dica !!! _________________ Fernando Lopes |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 10:17 am Assunto: |
|
|
E aí Fac blz,
Olha o que aconteceu é que vc teria que ter colocado a árvore à sombra após o trasplante, até ela se recuperar, e a adubação só poderia ter sido adiministrada após a recuperação da mesma. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 10:34 am Assunto: |
|
|
Isto é mal. Tente colocá-la em local sombreado e sem vento. Continue mantendo a terra úmida. Espere algum tempo. Pode haver salvação...
Agora se os galhos estiverem todos quebradiços...aí...não tem solução.
Estamos aguardando.
fac1705 escreveu: | Mário A G Leal escreveu: | Fernando, você podou raízes? Quando reenvazou sua árvore ficou exposta ao sol? |
Podei sim e deixei no sol. |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Reinaldo Moretti
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 12:30 pm Assunto: |
|
|
Já perdi algumas Romas, acontece que normalmente quando compramos mudas de roma elas costumam vir envazadas em um substrato completamente barrento, e quando vamos fazer a troca de vaso e substrato se perde muita raiz capilar pois a mesma é bem fininha e fica grande parte presa nesse barro, o que só isso já poderia ocasionar grandes problemas para a planta, o ideal seria quando do reenvazamento
tirar pouco desse barro e plantar novamente, eu quando mexo em raiz de roma retiro no maximo 20% e tenho conseguido bons resultado em todos os meus reenvazamento de 2 em 2 anos.
abraços |
|
|
 |
|