|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gui_bovo

Registrado: 10/05/10 Idade: 36 Mensagens: 15 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 12:51 am Assunto: Ajudem por favor, iniciante na arte |
|
|
Ola pessoal, bem eu falei como foi minha historia na minha apresentação, que ninguém falou bem vindo
mas conto com a ajuda de vocês para iniciar nesta bela arte!
queria saber qual a especie desta planta acho que é Juniperus chinensis sargentii "shimpaku", pelo que eu pesquisei na internet, comprei ela em em supermercado, mas ela veio com sua terra muito ressecada e dura como tentei mostrar na foto.
Pesquisei e fiz a tecnica do mergulho, mergulhei o vaso ate que parace de sair bolhas, peguei um palitinho e fiz uns furos na terra e saia mais bolhas, deixei uns 10 a 15 minutos, depois retirei e dei uma mexida na terra com o palito e coloquei umas minhoscas na terra, não sei se fiz certo, ou nem sei se poderia fazer assim.
depois disso deixei ela no sol, e demorou dois dias para que sua terra começasse a deixar de ficar umida, amanha de manha irei regala. os furos de baixo do vaso estao bons ou teria que aumentar?
enquanto aos adubos li muitas coisas, e vi aquelas pastilhas defarinha de ossos torta de mamona e cinza de madeira, eu posso usar ela nesta planta? posso usar a cada duas semanas? num depende se a planta gosta de ph acido ou basico?
outra duvida, desculpe por encherem vocês de perguntas, a data correta da aramgem para essa especie é qual? e quato tempo dura, pois no site do bonsai kai fala que o outono é o fim da aramgem e seu começo é na primavera, e no site do atelier fala para começasr no outone e deichar por 8 meses, qual seria a certa?
bem pessoal desculpe-me mesmo, estou muito curioso sobre estas coisas, e agradeço desde já se alguém me responder!
Obrigado,
aew vai as fotos
Depois do mergulho
é isso pessoal, obrigado! |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 9:08 am Assunto: |
|
|
Ola amigo gui_bovo,bem vindo ao forum tmb sou iniciante e o pessoal mais entendido da arte vai te ajudar mas gostaria d endicar o Tutorial para iniciantes no começo deste topico do bonsaisista Arzivenko que uma otima materia para nos que estamos começando e como entendo um pouco de anciedade de principiante deixo uma dica se vais começar mesmo a se dedicar a arte do bonsai nao fique apenas em um so exemplar tenha varios assim voce podera trabalhar em varias plantas enqanto umas descançam assim se controla a anciedade de principiante e leia muito principalmente os topicos aqui do forum que possue varias perolas para nos que estamos começando,se atente tambem para as opinioes dos foristas dexadas aqui no forum para os outros referente a sua arvore se aprende muito.SUCESSO E MAO NA MASSA |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 9:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Gui!
Como dizia Jack, O Estripador.......vamos por parte!
É um Shimpaku, sim!
Apesar do substrato duro, ressecado e compactado, ele está com boa saúde.
O afofamento da terra que vc fez foi uma excelente idéia.
Os furos desse tipo de vaso são realmente pequenos mas, como eles não colocam telinha no furo, se aumentar muito, o substrato do fundo pode ir embora. O melhor, nessa situação, é afofar (cutucar) com um palito , também.
Quanto ao adubo pode usar o trio: TM+FO+Cinzas, pois contemplam bem o NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio)
O Shimpaku, como uma conífera que é, gosta de solo com pH básico.
Quanto à aramação faço o ano todo. Alguns preferem a primavera. Eu prefiro o final do verão/outono. Também depende da espécie. Frutíferas e floríferas, só faço após a floração/frutificação.
Acho que é por aí, amigo!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gui_bovo

|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 12:48 am Assunto: Obrigado |
|
|
Andre Antoniazzi obrigado pelas dicas, li as dicas e acho que cheguei a conclusão que meu Mausai é um lixo, acho que demoraria muito tempo para virar um bonsai, mas não tenho pressa, tenho anos e anos para cuidar dele, só precisava ir me aprofundando no asunto para poder saber quando tenho que abubar, aramar, tirar do vaso para poda da raiz, podas das folhas, para engrossar o tronco entre outras.
Mas obrigado mesmo por ter respondido fico grato!
Elio, muito obrigado também por ter respondido, fico grato com suas dicas e preocupação com as pessoas leigas no assunto como eu.
Mais para frente irei aumentar os furos do vaso.
Quanto ao adubo eu posso usar os pallets que o Illex nos ensinou a fazer sem problemas? posso usar o ano todo esses pallets ou posso siguir tabela abaixo?( se referindo as estações usando apenas os pallets)
enquanto a poda tambem tenho que seguir tabela abaixo?(sem contar com a aramagem pois posso fazer o ano inteiro com vc falou)
ou essa tabela não vale por causa que irei aramar o ano inteiro?
bem, não tenho preça em praticar essas coisas na planta, mas eu tenho interesse em saber quando usar as tecnicas, mas esse como é um "lixo" ira servir como um experimento.
Quero ver futuramente as podas de raizes, transplantes, engrossa de tronco, raizes aerias, bem não sei se dá para fazer isso no shimpaku, mas vamos lah!
Obrigado de novo!
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 8:16 am Assunto: |
|
|
Olá, gui_bovo, bem vindo ao fórum. Bom, observo que você já tem um certo controle emocional de não achar que vai ter um bonsai logo amanhão com sua primeira planta, o que é um excelente começo. Já está também em busca de auto-conhecimento. Ótimo. Também sou iniciante nesta arte. Não descarte este exemplar de se tornar um bonsai futuramente. Vai e deve aprender bastante com ele, estude, tire dúvidas aqui no fórum. De começo, pode dar uma lida no tópico "escorredor e mamadeira " no fórum de matérias, é para dar um crescimetno para sua planta. ´Sugiro adquirir outras espécies de plantas também...No começo é assim mesmo: aprender, aprender, aprender...e paciência |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 11:21 am Assunto: |
|
|
Olá Gui!
Respondendo às 2 complementares dúvidas:
1. Pode usar o pellets sim. Se quiser pode seguir a tabela. Eu sou mais simplista na adubação. Quase todos os meus adubos são líquido, alguns importados mas, o que importa é qual nutriente vc está dando.
NPK é o básico mas não pode deixar de dar os micronutrientes.
Como eu faço:
1. Osmocote 15.9.12, com micronutrientes, nos bonsai prontos.
2. Biofert Plus 8-9-9, com micronutrientes, nas mudas e pré.
3. Supertrive, foliar, complementando, em todos
4. Bokashi, foliar, complementando, em todos.
Obs.: alterno o Superthrive e o Bokashi (1 mês um, outro mês outro)
5. Em 3 Pré bem grandes, uso ainda Torta de Algodão e Farinha de osso.
6. Verderaiz 4.14.8 - em todos (só no outono). O ideal seria um adubo com mais fósforo e potássio. Eu usava o Phytus Gardem 0-40-20, mas não estou encontrando mais.
Quando faço:
Forte na primavera
Regular no verão
Forte no outono, nessa ocasião aplico forte o 4.14.8
No inverno reduzo tudo, mas não deixo de dar adubo exceto, nas caducifolias (essas suspendo totalmente)
Hoje, estou fazendo isso, ano que vem ou depois pode ser que eu mude. Depende das respostas das minhas plantas. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gui_bovo

|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 12:45 am Assunto: |
|
|
ola Elio e Nikkei 100, obrigado pelas dicas são de muita valia!
estou pensando mesmo em passar ela para o escorredor e mamadeira, e enquanto isso fasso a aramgem para adiquirir o formato, aew então é soh engrossar o tronco, mas isso vai demorar muito. eu sei, mas vamos la.
se eu não puder fazer isso me falem , me falaram para fazer o transplante no final do inverno.
uma pergunta, enquanto as podas, é melhor eu faze-las desde já, ou só fazer quando transplanta-la ou quando ela já estiver forne no escorredor?
obrigado! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 9:08 am Assunto: bonsai |
|
|
gui_bovo, se sua intenção é formar uma planta mais robusta, com tronco mais grosso, então não pode nem corte nenhum galho. E, ao invés de replantar num escorredor, use de preferencia uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral.
Nesse inverno, faça o transplante, distribuindo as raízes de forma radial. Isso significa colocar as raízes em toda a volta da planta, antes de cobri-las com o substrato. O substrato ideal, no caso, deverá ser: caco de telha, carvão vegetal (tipo de churrasco), pedrisco e areia grossa de rio, sem peneirar. Esse material irá proporcionar aeração, que nada mais é que a circulação de ar pelas raízes. Graças ao pedrisco e ao caco de telha, as raizes irão se desenvolver melhor. Quanto mais raizes finas, mais crescerão os galhos e as ramagens adicionais.
Mais galhos e ramagens, significa tronco mais grosso tambem. Não corte os galhos, nenhum mesmo, apenas arame todos eles e dê a eles movimentos bem sinuosos. A razão disso é que, no futuro, quando o tronco de sua planta estiver na grossura que voce quiser, poderá fazer jin e shari nos galhos que agora irá aramar, o que constituirá numa maior beleza visual para seu futuro bonsai. Veja o exemplo japonês:
Repare o tronco dessa planta aí, ele é retorcido. Isso só se consegue com arame, girando o tronco sobre si mesmo, até obter esse efeito. Mais tarde, quando se faz o shari (parte sem casca do tronco), ficará esse efeito. Mais exemplos:
como o shimpaku, agora no inverno, tem uma boa flexibilidade, vc pode forçar os galhos em movimentos bem sinuosos mesmo:
Troncos sinuosos é um dos principais atrativos no bonsai de shimpaku, veja só:
Estilo varrido pelo vento (fukinagashi):
[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_49690860_0?1262258719[/img]
[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505613/img_1505613_49690860_2?1262258719[/img]
então, não corte nada. aproveite que tronco e galhos estão bem maleáveis e flexíveis, arame tudo e faça movimentos bem sinuosos, para todos os lados, de maneira a deixar sua planta mais interessante no futuro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
gui_bovo

|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 1:46 pm Assunto: |
|
|
Uaul nickyfury, achei muitooo interessante isso, ficaram muito bons esses shimpakus, tem algum tutorial para retorcer o proprio toronco com arames?pois penso que deve ser dificil.
a aramgem deve ser feita depois do transplante e quando a planta estiver já se recuperando certo?
teria como fazer um shimpaku com raizes sobre pedra, tronco retorcido e semi cascata, tudo junto, porque se der eu vou tentar fazer no meu.soh preciso saber os diametros dos fios de cobre para cada galho.
Bem esse efeito na casca creio que é também depois que retirar o shimpaku da mamadeira, pois você disse que não pode nem podar imagine retirar a casca.
enquanto a substituição do escorredor pela bacia eu entendi, mas mesmo com essa substituição eu continuo deixando em baixo dessa bacia outra bacia com terra vegetal e esterco certo?
a substituição do escorredor pela bacia é por causa que a bacia teria que ser maior que o escorredor?
e das duas maneiras, colocar ela na mamadeira e plantar no chão, qual da melhores resultados? creio eu que seje na mamadeira né?
nossa fico extremamente grato pela ajuda.  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
O uso da bacia plastica dispensa mamadeira. A finalidade da bacia é estimular uma maior produção de raízes capilares (raizes finas), que servem para "alimentar" a planta, fazendo com que ela emita maior brotação e engrosse o tronco. Voce só irá adubar a planta, colocando o adubo diretamente sobre o solo do substrato, depois de 45 dias que tiver plantado a muda na bacia.
A aramação deverá ser feita antes de replantar a muda na bacia. Arame, depois replante. O arame só irá ser retirado depois de um ano. Mesmo que marque, entrando no cerne da casca, não precisa retirar o arame. Espere um ano, marcadinho no calendário, antes de retirar.
Um shimpaku com raizes sobre pedra, tronco retorcido e semi cascata, é possível fazer sim. Mas, primeiro, tem que preparar a planta de acordo com o que eu sugeri. Daqui a uns dois anos, vc poderá então fazer o que vc quiser, inclusive isso tudo, ok? Antes, melhor não mexer.
Não precisa usar outra bacia embaixo da bacia em que estiver a planta. Não é necessário fazer isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|