FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro Bonsai (ajudem-me)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Márcio Dias

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 10:49 am    Assunto: Meu primeiro Bonsai (ajudem-me) Responder com citação

Amigos,

Primeiramente, desculpem, mas esse é meu primeiro bonsai. Sei que não é um bom exemplar, pois é meu primeiro bonsai, ou melhor, pré-bonsai, pois tem somente 6 anos (os outros são mudas de 2 anos).
Conforme as fotos abaixo, vê-se que minha intenção é o estilo Gaito-Kengai, mas sinceramente estou perdido quanto à eliminação e aramação de quais galhos da copa.
Necessito da opinião dos colegas.
De repente estou completamente equivocado quanto ao estilo escolhido, porque talvez a planta não sirva para o propósito.
Por favor gostaria de sugestões para que fique o mais próximo possível de parecer um bonsai.
OBS: Tenho mente aberta e humildade para aceitar todo tipo de críticas.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 6:28 pm    Assunto: Sugestão Responder com citação

Olá amigo

Olhei as fotos de sua planta e acho que tem potencial sim, até pela idade, 6 anos já é considerável para uma planta quando se está começando.

Eu achei que para estilo cascata teria que curvar muito o tronco, o que pode dar trabalho e até levar a morte da planta. Mas um ponto interessante que achei foram as raízes expostas...que daria para trabalhar de alguma outra forma, talvez até um outro estilo.

Não sei se minha dica vai ajudar mas pode ser um começo.

Eu costumo trabalhar com minhas plantas deixando-as num lugar de minha casa onde posso olhar várias vezes por dia para ela até que acho a forma ideal.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Márcio Dias

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Xará,
Caramba... tenho ela praticamente do lado da minha cama... hehehe... assim que abro a porta do meu quarto dou de cara com ela, quase toda hora... mas acontece que não dá mais para mudar o estilo, pois o nebari é bastante consistente, impossível de ser modelado...
Márcio, já pensei nisso, mas se você observar mais atentamente, acho impossível.... veja bem, acho impossível... mas como sou iniciante, se estiver errado, alguém possa me orientar como fazer... ou dizer qual o melhor estilo.
Cara, obrigado por responder e dar a sua opinião.... muito obrigado mesmo...

Gente, por favor, me ajude...
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que o Marcio ta certo!
Não sei essa planta presta para um Kengai
Ela teria que apresentar a curva mais perto da base e não no meio da arvore!
Mas pra ter uma ideia melhor eu gostaria de ver mais fotos, de angulos direfentes!
Não deu pra entender exatamente a planta!
Aquela podas estão pedindo um alicate bola! Quando der compre um!
O mais barato que achei foi no bonsairs.com.br
abraço
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 10, 2010 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Marcio como vai, somos quase vizinhos Shocked, vizinhos de cidades ... seja bem vindo ao fórum!!! Very Happy

Como disse o Marcus, tire mais fotos dando uma volta em todos os lados da planta, para termos uma visão completa dela, e assim sermos mais exatos nas opnioes...

Sobre o que o marcio disse, as raízes parece ser bem expostas, voce adquiriu essa planta neste mesmo vaso de mudas, ou ja realisou algum transplante?, pois dependendo, as raízes podem ter uma altura escondida.

Aguardo retorno, ate mais!
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 12:26 am    Assunto: Responder com citação

ola,seja bem vindo ao nosso grupo que por sinal é bem grande,bom a sua planta tem potencial e gostaria de poder ajudar para isso gostaria de mais fotos para poder avaliar melhor,coloque uma caixa de fosforo ou isqueiro para podermos ter base do tamanho dela.
abraços
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Complementando a dica do amigo Claudionor:

Tire fotos de todos os angulos da planta. FRENTE, DIREITA, ESQUERDA, RETAGUARDA E SUPERIOR
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Márcio,

Eliminaria o galho aramado, a aramagem está com problemas, você colocou o arame muito próximo uma curvatura da outra, gerando o efeito mola:

Nota-se claramente isto por esta foto:

Outra coisa, realmente ela não está pedindo "kengai" nem "han-kengai" e muito menos "gaito-kengai", iniciantes tendem a se preocupar por demasiado à estilos, esqueça os estilos somente guarde eles na cabeça para o futuro.

Primeiro observe a planta e veja o que ela pede, ela inicia com um movimento um tanto quanto monótono e depois vem uma curva suave que vai aumentando um pouco, o "nebari" está muito bom, o que geralmente é muito dificil de se ver em coníferas, notamos que onde possui maior quantidade de ramificação é na parte mais alta da planta, porém muita parte dessa ramificação está somente nas pontas, isto é resolvido ao longo do tempo com substituição dos galhos antigos por brotações e futuros galhos novos.

Se minha eu cortava o galho aramado para baixo, transformaria em um "Jin" curto e grosso, podaria o galho que está com uma poda feia na ponta que da para ver nesta primeira foto com um pequeno ramo saindo para o lado esquerdo (pelo ângulo da foto), "Jin" nele também.

E o que sobraria para ser trabalhado seriam dois galhos apenar mais altos, porém com ramificação para se formar uma copa equilibrada.

Sinceramente esta é uma planta dificil, um tanto quanto para ser trabalhada por um iniciante, por isso recomendamos trabalhar com Ficus, Ulmus, Pitangueiras no início pegar certa prática e estudo para depois aventurar nas coníferas, que são mais detalhadas, melindrosas e as vezes técnicas até de mais.

Recomendo assistir videos de "workshops" e cursos online disponiveis no youtube, sobre modelação de coníferas e afins, recomendo videos de Graham Potter e Terry Foster:

Canal de Graham Potter:

http://www.youtube.com/user/GrahamWPotter

Recomendo este video dele em particular:

http://www.youtube.com/watch?v=rpimXDgpEpI

É um video em que ele modela um "Larch" mostrando conceitos basicos de aramagem, poda e direcionamento para iniciantes.

E este é o que eu recomendo de Terry Foster:

http://www.youtube.com/watch?v=xHHjt1PR39U

É um Bonsaista extremamente técnico, que presa por naturalidade, e saúde da planta ao identificar o que ela precisa, ao invés de fazer malabarismos como tanto vemos por ai em exposições, eventos e demonstrações.

Neste video do Terry você irá ver o que lhe falei, as vezes devemos trabalhar com uma estrutura mínima da planta, para gerar um resultado máximo no futuro.

Bom espero ter ajudado, agora é estudar, ler, assistir videos e botar a mão na massa.

Outra dica que lhe forneço é a de que, não se deixe aramar somente os galhos de sua planta, arame TODOS OS GALHOS, até os menores, para isso encessitará de arames de vários calibres. Na foto vemos somente de um calibre e uma ancoragem (me corrija se estiver errado). Tente utilizar primeiramente aramando de baixo para cima arames mais grossos para direcionamento de galhos velhos (se for preciso utilize ráfia e/ou borracha de camara de ar) e arames finos para galhos pequenos, brotos novos e etc.

Assim você poderá modelar toda a planta, na forma que ela precisa e na forma que ela está pedindo, direcionando todos os ramos, ao invés de aramar somente uma parte e deixar o restante ao vento, fica desproporcional e um tanto quanto fora de estética.

Bom já falei muito, assista aos videos, arame novamente e poste fotos, aproveite que estamos na epoca correta para aramagem de juniperus.

Assistir muito bem os videos irá lhe dar uma boa base de aramagem.

Parabéns pela planta, esta variedade de Juniperus é muito boa e gratificante no Bonsai, tens um ótimo material em mãos.

Abração amigo:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Márcio Dias

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Márcio, Obrigado. Toda opinião é bem-vinda.

Markus, Com certeza comprarei o alicate bola, inclusive já li artigos sobre a importância de algumas ferramentas básicas.

RicardoGV, que bom saber que você mora aqui pertinho. A planta ainda está no mesmo vaso e terra desde quando a adquiri. Os motivos estão descritos na minha apresentação, por favor leia que você entenderá. Quanto à raiz exposta, retirei mês passado um pouco da terra superficial, pois notei que poderia expor as raízes sem comprometer a planta, causando um efeito que particularmente achei legal.

Claudionor e Laudir, realmente falhei em não mandar mais fotos, mas segue abaixo novas fotos com um isqueiro para referência. Desculpem esse erro básico.

Illex, Claro que verei e gravarei os vídeos que com certeza devem ser muito bons, pois já ouvi falar deles em artigos. Suas dicas serão sempre bem-vindas.

Mas vamos lá. Abaixo as fotos para que decidam o que farei com minha planta.

Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 11:35 am    Assunto: Re: Meu primeiro Bonsai (ajudem-me) Responder com citação

Márcio,

Obrigado pelas novas fotos.

Ainda mantenho o que falei quanto às podas:

O traço em azul significa um "TALVEZ", tudo dependerá na hora da aramagem.

Percebo que tem colorações estranhas também nas agulhas de sua planta, isso pode ser deficiência em nutrição, uma boa adubação/fertilização seria ideal e aconselhável com maior teor de Fósforo para a chegada do Inverno, e também para melhor saúde da árvore. Jacarés adoram água ao contrário do que muitos pensam sobre essa conífera, gostam muito de adubação tanto orgânica quanto fertilização química.

Os galhos que sobrarem da poda seriam os utilizados na aramagem e futura estrutura da planta.

Abraço:

Illex

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Sigo e recomendo o raciocínio do meu amigo Illex.
Feito isto, incline a planta para direita (de quem olha a tela) uns 45 graus.
Arame e abaixe a copa. Pronto!

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 6:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tambem assino embaixo do que o grande Illex escreveu. Apenas acrescentando que, ao cortar nas areas marcadas por ele, faça os cortes uns tres cm para mais, deixando toquinhos que irão ser aproveitados para formar jin (galho descascado, convertido em madeira morta). Very Happy
O resto é seguir as dicas para ter, logo, logo, um bom material em mãos com que formar um lindo bonsai. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Márcio Dias

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Li e reli atentamente, várias vezes todos os comentários.
Refleti e não tive dúvidas, aliás, porque teria se estou tendo conselhos de colegas que entendem do assunto?
Illex, trabalhei a foto num editor de imagens, veja se está de acordo com o proposto por você.
Elio, me desculpe pela ignorância, mas poderia explicar melhor quanto à inclinação para aramagem?
nickyfury, acho que ainda não estou preparado para fazer os jin, mas vou deixar os 3 ou 4 cm excedentes para o trabalho futuro.

A Imagem abaixo seria aproximadamente o que a planta poderia oferecer? Só para uma vaga comparação.
Illex, se eu estiver correto no meu pensamento acima, não seria melhor manter uma parte do galho pendente para formar uma nova copa, como nessa foto em que a planta apresenta três copas? Claro, posicionando-a na posição correta. Mas seguirei o que você me disse, caso você decida que não é o melhor para a planta.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 10:41 am    Assunto: Responder com citação

Márcio,

Eu concordo com você quanto a manter o ramo em AZUL.

Não use este exemplo que nos mostrou como exemplo para trabalho em Coníferas, além de ser um pré-Bonsai não está tão bem encaminhada, devemos pensar como é uma Conífera naturalmente:

CONIFERA = vem de CONE, forma CÔNICA

Esta planta da foto tem somente três galhos a vista, e cada um deles com um chumaço de ramos na ponta, o autor não se deu nem ao trabalho de aramar os ramos mais finos, nem colocar galhos de fundo, tornando assim a planta monótona e "pelada".

Aramagem deve ser encarada como uma terapia e um momento em que o autor irá modelar a sua planta, é um momento muito gratificante e deve ser encarado assim, nesse exemplo vemos uma certa PREGUIÇA de aramagem, o que não deve existir no Bonsai.

Essa forma de Jacaré seria a ideal:

Este é um Jacaré do amigo Joel do Fórum, trabalhada por nosso ilustríssimo amigo Valdir Hobus. Nota-se o cuidado com a aramagem e definição do estilo, o direcionamento do primeiro ramo para a direita, em seguida direcionamento de um galho ao fundo, depois uma leve abaixada nos ramos da esquerda para equilibrarem-se com o desenho da copa e por fim ajustes no ápice com ramos para direita, frente, fundos e esquerda, fechando assim a forma cônica (triângular) que devemos buscar em nossas coníferas.

Outros exemplos:

Aqui tem uma excelente matéria sobre aramagem:

http://bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=21&sid=3554b326b0956cb4993edb34f2800a63

E aqui um passo-a-passo de Rock Jr. com um Jacaré:

http://www.terrabonsai.com.br/ExibeAlbum.aspx?idAlbum=23

Leia tudo, irá lhe ajudar bastante no direcionamento de ramos de sua planta e assita aos videos que lhe mandamos antes de trabalhar ela, assim poderá ver melhor bons exemplos.

Abração amigo:

Illex

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 11:07 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As plantas "parecem" iguais, mas se vc observar bem, a curva do tronco no bonsai está situada no tachiagari (primeiro terço do tronco, a partir do solo), enquanto que na sua planta, essa curva está situada num ponto mais acima. Isso faz toda a diferença, e explica por que não manter o galho para formar estruturação, mas apenas um jin. Very Happy

O que irá definir sua planta será o galho da esquerda, reduzindo sua brotação, podando seu crescimento, de forma a priorizar uma brotação mais próxima da linha do tronco (chama-se densificação). A copa, obviamente, será formada então com o galho apical (ápice). Mais tarde, vc poderá selecionar nessa parte os galhos que irão formar a estruturação superior, aramando e baixando os galhos, para triangular a planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: