FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MVR 02 - Ajuda com Jabuticaba Atualizada 31/01/11
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcusribaspho

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 1:32 pm    Assunto: MVR 02 - Ajuda com Jabuticaba Atualizada 31/01/11 Responder com citação

Ola pessoal das dicas to com uma muda de jabuticaba comprada de viveiro e ai alguem pode dar dicas de Miniaturização de Jabuticabeira
ai ajuda ai pessoal

abrcas.

Editado pela última vez por marcusribaspho em Qui Fev 03, 2011 9:39 am; num total de 5 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Eloir Jose Taparo

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Pra mim esses galhos mais grossos não vão ter utilidade pq estão muito longe do chão (o ideal seria que vc colocasse algum objeto perto para termos como referencia). Eu cortaria logo a baixo dessa sinuosidade do tronco principal e faria um hokidachi.

Tem essa sinuosidade do tronco que talvez possa ser usada (não vejo como), mas é melhor aguardar a opinião dos mais experientes.

Abraços

Eloir Jose Taparo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 9:33 am    Assunto: Re: Miniaturização de Jabuticaba Responder com citação

Marcus,

O negócio é poda drástica. Como nosso amigo Eloir exemplificou tão bem.

Sua planta está muito boa, me parece saudável também, porém tem um problema tem brotações em baixo, depois ausência de brotos no segundo terço e volta a ter galhos e brotos em cima.

Ela tem uma parte "pelada" difícil de se fazer crescerem galhos no futuro, e outra é mais atrativo uma Jabuticabeira compacta, que lembra o desenho realmente de uma na Natureza.

Cortando a Jabuticabeira:

Eu cortaria ela neste ponto em vermelho, para futuro direcionamento com galhos novos, estrutura mais baixa e logo também compacta.

Me corrija se eu enxerguei errado com essa pobre e deturpada visão, mas onde está este risco azul se inicia um galho certo?

Então pode podar um pouco acima mesmo, este galho será quase certamente o futuro ápice e também para incentivar mais brotações que irão vir, dependedo da quantidade de brotações e dos lados que elas aparecerem pode-se até podar mais baixo futuramente.

Bom a intenção é deixar a estrutura de sua Jabuticabeira no futuro semelhante a uma estrutura baixa e compacta:

Espero ter ajudado.

Abraço amigo:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcusribaspho

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 9:43 am    Assunto: Illex Responder com citação

Ai kra blza mto obrigado pelas dicas serão muitos bemvindas
sim nakele traço azul e um galho
ai vou tirar fotos melhores e post novamente aki
mais desde jah fiko agradecido

tbem teno um outro topico lah

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14440

da uma conferida
abrcs
marcusribaspho

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 9:44 am    Assunto: Illex Responder com citação

Ai kra blza mto obrigado pelas dicas serão muitos bemvindas
sim nakele traço azul e um galho
ai vou tirar fotos melhores e post novamente aki
mais desde jah fiko agradecido

tbem teno um outro topico lah

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14440

da uma conferida
abrcs
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

marcusribaspho,

Sobre a poda não tenho o que acrescentar, só não sei confirmar se está na época certa de realizar este trabalho com a jabuticaba.

Não sei se já conhece bem, mas esta técnica que detalharei abaixo, é o que chamamos de escorredor/mamadeira, sempre utilizada e muito eficaz.
Como é novo por aqui, senti em ajuda-lo a entendê-la, espero ser bem transparente.

Além da poda, voce deverá colocá-la em um escorredor, com um substrato bem drenante, sobre substrato leia esta matéria e entenda:(http://www.artebonsai.com.br/solo.htm)

A questão é, que o escorredor por ser um local com substrato mais drenante e onde o oxigênio circula por entre o substrato, sua planta irá respirar melhor
e o desenvolvimento das raízes capilares será mais intenso, o que ajudará em novas brotações, engroçamento do tronco, desenvolvimento da copa...
Passado um tempo, quando as raízes começarem a sair pelos furos do escorredor, pegue uma bacia e faça uns furos no fundo, coloque-o dentro da bacia, um substrato bem nutrido (terra com esterco bem curtido),
encha até a borda da bacia, e coloque o escorredo por cima, de modo que as raízes irão penetrar na terra a procura desses nutrientes, e sua planta irá "mamar" e crescerá com mais vigor.

Espero ter sido claro, e ajudado o amigo! Wink

Boa sorte nas suas intervenções.
Abraços,
RicardoGV
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 1:24 pm    Assunto: bonsaiq Responder com citação

Para que todos possamos emitir opiniões mais favoráveis em relação a sua planta, indicando os melhores pontos a serem trabalhados, aconselho o nobre colega retirar todas as folhas (isso se chama desfolha), deixando apenas as mais novinhas e pequeninas. Very Happy

Com a desfolha, poderemos visualizar a estrutura da planta, orientando como proceder para formar um lindo bonsai com ela. A principio, então, não proceda a nenhum corte. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcusribaspho

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 2:47 pm    Assunto: e ai nickyfury Responder com citação

Ola blza mais posso fazer a desfolha agora no inverno
abrcs

e ai da uma olhada no aoutro topico do Acer Trident
abrcs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 9:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O inverno é a melhor época para desfolhar. Eu já comecei a retirar as folhas das minhas plantas: ulmus, celtis, piracanta, resedá, jabu, aceroleira, pitangueira, aroeira pimenteira, murta, zelkova, ligustro, etc.

Claro que, para isso, sua planta precisa estar saudável, bem nutrida. Após a desfolha, vc pode observar melhor a estrutura aerea e definir o que será cortado fora, ou reduzido, via tesoura. Alguns galhos por exemplo, não são totalmente cortados, apenas reduzidos, para aprimorar a densificação fina. Outro recurso adicional, é colocar arame. No inverno, aramamos principalmente as coníferas, como o shimpaku, que estão com os galhos bem flexíveis, permitindo movimentos bem sinuosos, sem risco de quebra. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcusribaspho

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 10:00 am    Assunto: Pessoal Atualização julho Responder com citação

E ai gostaria de fazer uma desfolha pra tirar fotos mais nitidas do tronco onde klero fazer uma poda drastica
sera k agora seria melhor epoca
ja li alguns topicos sobre isso

marcusribaspho

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

E ai pessola fiz uma desfolha parcila pra ver melhor a estrutura dos galhos
e pra vcs darem algumas opiniões
abrcs

Editado pela última vez por marcusribaspho em Qua Fev 02, 2011 2:48 pm; num total de 2 vezes
marcusribaspho

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

[quote="marcusribaspho"]E ai pessola fiz uma desfolha parcila pra ver melhor a estrutura dos galhos
e pra vcs darem algumas opiniões
abrcs

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: