|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 9:25 am Assunto: Buxinho Atualizado |
|
|
Ola pessoal,
Acabei de dar forma ao meu buxinho e gostaria de opnioes,
ainda falta dar forma no tronco menor.
ANTES
FRENTE
tem uns galhos pro lado de traz que nao da pra ver na foto, mas os galhos de tras ficou bem distrubuido dando pra ver da frente
OUTRO LADO
Aqui a o lado de tras do bonsai, porem na foto nao da pra ver direito, ficou um pouco baguncado, mas e que tem o galhos da frente e os de tras estao meio que inclinados para poder ver da frente
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 10:16 am Assunto: |
|
|
Reduzindo a altura dele, vc o deixa com um visual melhor. O buxinho tem o crescimento muito lento, se deixar ele com a altura que vc deixou, demorará muito para que seu tronco engrosse e crie um visual agradével de se ver... encurtar o tempo entre a muda e o bonsai...
Abraços[/img] |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 4:29 pm Assunto: |
|
|
nao sei quanto diminuir a altura dele, gosto de bonsais grandes entre 50 a 80 cm de altura, esse ta com 55cm.
Depois de ter dado forma a ele, vou agora deixa-lo crescer naturamente para engrossar mais. Posso ate estar errado mas que eu saiba buxinho crescem bem rapido, claro nao tao rapido quanto a um ficus, e outros mas cresce rapido, pelo menos foi o que sempre ouvi falar, mas como sou maio novo no assunto nao sei se estou certo realmente.
Sua ideia foi muito boa, mas como gosto de bonsais grandes fico com receio de diminui-lo e demorar mais ainda pra crescer e engrossar.
valeu |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 5:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ezequiel, o Sergio Henriques havia postado essa planta anteriormente, juntamente com um bonsai modelo. Ele está então tentando trabalhar o buxus no sentido de, com perseverança, paciência e muito trabalho, deixar ao menos parecido com o modelo.
Independentemente de que o buxus seja uma planta de crescimento lento, formar uma estrutura tronco duplo é algo interessante, a meu ver. E acredito que ele esteja no caminho certo, com esta planta.
Sergio, em relação ao tronco menor, ele está inclinado em demasia. Faça o seguinte: corte um segmento de madeira qualquer (um toquinho), coloque ele entre os dois troncos, no ponto mais baixo. Em seguida, proteja os troncos de ambas as plantas com uma borracha uns dois cm acima do primeiro galho do tronco maior. Passe um arame grosso por sobre as borrachas, e force o arame, torcendo para que o tronco menor fique mais ereto.
Usando um arame, prenda o galho apical do tronco menor, conduzindo ele para cima, como uma continuidade do tronco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 5:55 pm Assunto: |
|
|
ola nickyfury,
Valeu pelas dicas, entao o tronco menor na verdade nao esta tao inclinado, eu que inclinei assim mesmo com um arame e que na foto nao da pra ver, o arame esta preso ao vaso puxando ele mais para baixo.
Ali ta facil de resolver, e so soltar o arame que o esta puxando para baixo.
analisando bem voce tem razao vi novamente a foto do modelo e vi que nao esta tao inclinado assim o tronco menor, Valeu por notar isso por mim pois nem havia prestado atencao nesse dedalhe.
O que voce achou da distribuicao dos galhos?
ainda esta magrelinho mas a intencao e ir podando para nascer mais galhos pequenos formando aquele "prato" em cada galho, vai ficar com um aspecto bem legal.
Valeu pelas dicas como sempre, muito obrigado mesmo, voce sempre tem me ajudado muito.
aqui nessa foto da pra ver melho a distribuicao dos galhos, os que estao dentro do circulo e marcados de branco sao galhos que estao voltados para parte de traz do bonsai, na foto nao da essa impressao, mas eles estao bem inclinados para traz, para nao ficar so os galhos laterais, dando umm aspecto mais legal de arvore mesmo, com esses galhos para traz.
segue e foto novamente do modelo a ser seguido
Note que nesse modelo tambem ha galhos na parte de traz
Ehh acho que ficou bem parecido rsrsrs |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 8:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sérgio, é importante haver galhos em toda a volta do tronco. Isso quer dizer, que é normal ter galhos tambem na parte de trás.
Então, vc agiu certo em deixar os galhos assim, ok? Quanto ao tronco menor, ele tem que seguir uma linha mais ou menos identica ao do tronco maior. Se ele fica muito inclinado, subtrai, visualmente falando, um movimento que não existe no tronco maior, de forma que não se explica tal estética.
Em relação a uma boa distribuição dos galhos e inclinação dos troncos, veja esse exemplar, um pinheiro branco japones (goyomatsu =五葉松 ):
Os galhos estão em toda a volta do tronco, não há interferência entre eles, isto é, os galhos do tronco maior compensam a ausência dos galhos do tronco menor e vice-versa. Repare que o tronco maior inclina-se na mesma direção que o tronco menor. Isso chama-se estética visual. Seguem um padrão nesse estilo, que deve ser observado, caso se queira formar um bonsai assim.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 8:08 pm Assunto: |
|
|
valeu pelas dicas,
vou ja ja resolver o probleminha do tronco menor, ta facil de resolver e so soltar o arame que esta puxando para baixo e ele volta ficar pra cima novamente.
Acho que com o tempo vai ficar b em legal tipo o da foto modelo, quando os galhos engrossarem mais e se ramificarem formando aquele "prato" vai ficar bem legal.
Agora vou deixa-lo descancar e na primavera vou replanta-lo, estou pensando em um vaso ainda maior e deixa-lo la pelo menos por mais 1 ano antes de colocar em um vaso pequeno.
obrigado pelas dicas
valeu mesmo |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 11, 2010 2:56 pm Assunto: |
|
|
ola pessoal,
aqui segue novas fotos do buxinho com novas brotacoes, logo logo vai ficar bonito.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|