FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus... URGENTE ATAQUE DE FUNGO, ---> ÓBITO !!!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo, será que n daria pra vc fazer uma raspagem no local afetado? N sei o q sua planta tem, mas quando as minhas estão com alguma doença, quando possível eu arranco a parte afetada. Muitas vezes a planta melhora. Mas vamos esperar pra v se alguem tem mais experiencia c isso.
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Iana, obrigado pela participação...

Analisei bem os fatos procurando o porque disso, a principal suspeita deve-se a poda que realisei um pouco acima do galhinho mais baixo, bem naquela marca vermelha... na época apliquei pasta de dente para proteger, mas parece que não adiantou...

Acabei de realizar as seguintes:
1º- retirei do substrato em que estava e lavei as raízes que pareciam não estarem afetadas.
2º- peguei uma faca e lixa e raspei toda a área afetada, fiquei mais desanimado pois esta muiiiito afetado internamente, não alcancei verde nenhum no tronco, somente prossimo dabase do nebari... esta muito escuro e a base do galhinho novo esta afetada e é capaz de perdê-lo...
3º- neste desespero todo, primeiro escovei todo tronco e nebari com detergente neutro diluido, sequei bem e apliquei uma pomada dermatológica para fungos, pois não tenho o que fazer...
4º- plantei no escorredor somente na areia, e não aguei pois a areia está um pouco umida

Espero que eu tenha agido certo... e agora é rezar, pois como mineiro diz:
" O TREM TA FEIO!!!"
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 17, 2010 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Então ricardo, estou torcendo pelo seu ficus! Tenho um com um tronco mais ou menos do tamanho do seu, quando fiz a poda radical nele, ele brotou intensamente, mesmo estando fora de época. Na verdade, saíram vários brotos bem baixos, partindo mesmo do nebari.Então acho, que já que o seu tem raízes boas, se vc conseguir retirar a parte afetada, ele ainda tem chances de se recuperar, mesmo que reste apenas um toquinho pequeno. Boa sorte c seu ficus! Mantenha-nos atualizados!
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 17, 2010 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Então ricardo, estou torcendo pelo seu ficus! Tenho um com um tronco mais ou menos do tamanho do seu, quando fiz a poda radical nele, ele brotou intensamente, mesmo estando fora de época. Na verdade, saíram vários brotos bem baixos, partindo mesmo do nebari.Então acho, que já que o seu tem raízes boas, se vc conseguir retirar a parte afetada, ele ainda tem chances de se recuperar, mesmo que reste apenas um toquinho pequeno. Considerando que o brotinho que o seu ficus tem já está afetado, não seria o caso de vc realizar uma poda mais a baixo, de modo a retirar toda a madeira podre? Boa sorte c seu ficus! Mantenha-nos atualizados!
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 17, 2010 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado Iana mel, vou analisar bem a situação e ver o que posso fazer, espero que ele resista...
Até mais, continue na torcida... depois postarei o resultado

Abraços
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Infelizmente venho informar que todas as tentativas não tiveram sucesso, infelizmente os fungos continuaram a atacar e o clima frio que esta aqui na região não favoreceu, pouco sol nas ultimas semanas, e chuva...
A planta não resistiu ao ataque dos fungos e 'muchou' totalmente e veio a morrer...
Obrigado a todos que ajudaram e opinaram desde o início, valeu essa tentativa, e agora só me resta arrumar outro exemplar e tentar de novo...

Abraço a todos,

RicardoGV
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: