|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 10:44 am Assunto: Lajes de pedra e outros pedregulhos |
|
|
Aproveitando o sol, eu e o bonsaista Ronivaldo fomos até uma area de cerrado, próxima da cidade de Cristalina/GO (a uns 100km de casa), para buscar algumas pedras, principalmente lajes, com que trabalhar. As lajes são ótimas opções para formar bonsai estilo floresta ou bosque. Outras pedras podem ser usadas para formar estilo ishi tsuki, ou raiz sobre pedra:
Depois de muita procura, encontrei uma laje ótima:
Indumentária completa, mais um utilitário forte: equipamento adequado para esse empreendimento:
A beleza do cerra nas suas arvores tortas, algumas até floridas:
Outras, com shari e jin naturais:
Troncos robustos emergem de entre as rochas:
Curvas espetaculares:
Resultado do dia: pilhas de pedras para trabalhar:
Por um bom tempo não teremos que nos preocupar com pedras....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 9:37 am Assunto: |
|
|
Belo material, Nicky! Estive em Goiás há uns 15 dias. Rrgião magnífica, o cerrado tem muita coisa escondida! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 10:35 am Assunto: |
|
|
Belas pedras e belo passeio. Parabéns! |
|
|
 |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 12:51 pm Assunto: |
|
|
belas pedra, vai ficar abastecido por um bom tempo hein.
Agora achei legal mesmo a segunda foto, voce quiz mostrar a pedra ou o cactus? voce percebeu o formato dele hahahahaahah muito engracado
Nao tenho a mente poluida nao viu, mas nao tinha como nao perceber e que ficou realmente muito engracado esse cactus hahahahahaah.
do mais belas pedra, vai da pra fazer um otimo trabalho
 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 3:20 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, que ecosistema! Paisagens realmente magníficas! E beleza de material coletado!
Eu li em algum tópico ou livro a orientação de deixar de molho por 15 dias antes de serem trabalhadas, as pedras e superfícies rochosas.
O "banho" deve ser da mistura de água + águia sanitária na proporção 0,15/10 (10 litros de água + 150ml de água sanitária, por exemplo).
O intuito é a elimininação de fungos, bactérias, pragas e outros agentes, que podem comprometer a futura árvore que será plantada nesta superfície.
Tu sabes se esta informação confere?
Desculpe-me mas não lembro a fonte de leitura.
Obrigado e abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 4:30 pm Assunto: |
|
|
Renato,
a logica que voce disse sobre deixar de molho na agua com cloro faz sentido e tambem e boa, porem tem so um problema, depois as pedras ficaram impregnadas com cloro, mesmo que dissem que o cloro evapora rapido etc, mesmo assim fica residuos de cloro nas pedras, prejudicando as plantas.
Esse procedimento de deixar de molho no cloro e muito bom e vale a pena fazer, porem seria necessario depois lavar muito bem lavado e deixar de molho em agua pura com um desclorificante encontrado em lojas de aguario, para que se tire todo residuo de cloro nos poros das pedras.
quando eu tinha aquario marinho, eu tinha muitas rochas calcarias brancas e corais mortos, no qual tinha que deixar de molho no cloro para deixa-las mais brancas, mas apos fazer isso eu sempre deixava de molho com agua quente e desclorificante para retirar todo cloro dos poros.
Nem precisa deixar de molho muito tempo, pode deixar de molho numa solucao de cloro bem forte ou seja quase puro do dia pra noite que ja e o suficiente para matar tudo que ali estiver, dai sim seria bom deixar de molho em agua pura por uma semana e todos os dias trocar a agua, mas em pelo menos um dia de molho deixar com um pouco de desclorificante, pois apesar de nao parecer os poros das pedras sao muito pequenos e os poros mais profudos nao seria capaz de evaporar o cloro ali nele.
Bem minha expiriencia com pedras e rochas sao essas, mesmo que muitos talvez nao considerem necessario tirar o cloro com desclorificante, nao custa nada fazer ne? e melhor garantir do que remediar. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 10:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Bem, meu caros colegas foristas, antes de usar a pedra em questão, eu apenas uso agua, sabão e uma boa escova de cerdas duras. Com isso, retiro todo e qualquer resíduo, sem nenhum problema. Mas agradeço as informações mesmo assim. É sempre oportuno termos opiniões variadas sobre todos os temas, definindo o que pode ou não ser feito, para melhorar nosso trabalho.
As pedras geralmente vêm com fungos, líquens e outros resíduos, inclusive raiz de capim ou mesmo sementes minusculas, que se não retirados, poderão sim comprometer as raízes do bonsai que irão ficar depositadas sobre determinados pontos da pedra. É importante, então, lavar bem, em agua corrente, antes de usar. Algumas, inclusive, devem ficar de molho em agua contendo agua sanitária, para eliminar de vez certas impurezas que a escova não pôde remover, por estarem, por exemplo, em ranhuras ou rachaduras naturais da pedra, onde as cerdas da escova não penetram. As vezes, inclusive, nem com arame fino consigo penetrar em determinadas cavidades, sendo o recurso da imersão a unica opção viável.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|