|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 6:09 pm Assunto: Rosedá (Lageostremia Indica) - MRV |
|
|
PessoALL
Conforme prometido segue fotos de minha tentativa inicial com as Lageostremia Indica, vulgo Extremosas. O metodo foi a estaquia, muito bem orientado pelo mestre Nickyfury no topico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=132903#132903
Coletei hoje pela manha aqui na frente de casa, Veranopolis tem centenas destas arvores nos canteiros centrais das ruas. Após diminuir o tamanho e fazer um chanfro na base deixei de molho no enraizador (B1 a 0,04/ml) por aproximadamente 4 horas. Plantei em areia pura "emprestada" de uma construção aqui ao lado. Agora vai ficar no sol sendo regada duas vezes ao dia, enraizador a cada 5 dias. Espero na primavera poder transplantar cada uma para seu proprio vazo, porem se apenas uma vingar já ficarei satisfeito. O amigo Nickyfuri sugerio muito sol, sem vento e frio, minha sacada é fechada e frente norte, acredito ser o local ideal.
Vou aguardar a prefeitura podar as arvores pela cidade para pegar um galho maior, quem sabe do tamanho de um punho para mais...
Vamos as fotos:
Bom, era isso
Aguardo comentarios!!!
abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Editado pela última vez por Marcio Vargas em Sáb Maio 22, 2010 11:02 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Coloque um saco plástico transparente em cima do vaso para fazer uma mini estufa. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 10:31 pm Assunto: |
|
|
Deve pegar! Eu teria feito estacas menores em comprimento!
Extremosa pega facil por Alporque!
Já fiz e sempre dá certo!
Inclusive fiz um alporque super porco e deu certo! Usei terra em vez de esfagno ou algo do estilo!
Boa sorte! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 10:41 pm Assunto: |
|
|
Markus
Obrigado pela resposta.
Tomara que de certo, parece que as estacas estão secas, a aparencia delas, sei que não estão... Sempre bom ouvir opiniões de quem já fez e teve sucesso.
Tenho uma sacola cheia de esfagno que uso nas drosseras e dioneias, vou fazer mais algumas com o musgo, quem sabe atacando em duas frentes tenho mais chances...
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 3:37 pm Assunto: |
|
|
Marcio, segue uma sugestão para a melhoria na alporquia.
Seguindo a orientação do Marco e do Markus, podes ainda cortar as estacas na diagonal e com o uso do estilete, "descascar" de 1cm à 1,5cm.
Conforme tentei mostrar na foto em anexo (corte em preto e "descasque" em amarelo).
As tuas estacas vão vingar com certeza, extremosa é forte e tem retorno certo!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 4:00 pm Assunto: |
|
|
PessoALL
Não sei se tem algum fundamento cientifico fisiológico, genético ou emocional a seguinte situação.
Como já comentei com vocês, a cidade de Veranopolis é super arborizada no centro e bairros mais centrais. Todas as ruas possuem canteiro central, nos passeios há Tipuanas, algumas gigantescas (a prefeitura deve gastar muito arrumando calçadas) e nos canteiros centrais são as extremosas que tomam conta. Há ainda na praça um túnel de Glicinea.
Pois bem, a situação em questão é a seguinte: Algumas extremosas ficaram com as folhas laranja, outras amarelas, outras marrons e há ainda as vermelhas, estas as mais bonitas e objeto de meu desejo para bonsai. A duvida é se esta diferença de coloração nas folhas secas significa diferença de espécies ou deve-se a fatores como solo, insolação, vento ou orientação política...?
A planta que coletei apesar de puxar para o vermelho a maioria das folhas ficou “laranja”. Em frente à escola que meu filho estuda há um exemplar extremamente vermelha tão vermelha que ela ou é PCdoB ou torce pelo Internacional.
Hoje quando for buscar o Piá no futebol vou levar uma serrinha junto e coletar algumas estacas dela, vou conduzir da forma explicada pelo Nickyfury e tão bem ilustrada pelo amigo Renato. Mais tarde, ainda nesta noite posto fotos deste novo exemplar.
Abs a todos.
Edit: Renato, agora olhando seu Blog vi que vc trabalha na escala, é isso? Eu trabalho na Ceran, somos vizinhos então. Ehehe Só que eu não trabalho ai no 8º andar, eu trabalho na Usina em Veranopolis. Seguido eu vou ai para a Sede em reuniões, vou bater ai na escala tomas um café e ver essas meninas bonitas que trabalham ai. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 6:57 pm Assunto: |
|
|
PessoALL
Para ilustrar o que escrevi hoje a tarde, seguem as fotos das estacas que fiz agora a noite após chegar do trabalho. Notem que o vermelho delas é bem mais intenso.
Um fato que me chamou aatenção e que me fez ter certeza do sucesso neste segundo lote é que a madeira estava bem verde, bem viçosa, estava "mole"... A de sabado estava seca, dura... Não sei ate que ponto isso é significativo, mas me deixou bem animado.
Agora elas vão ficar no enraizador pelo menos umas duas horas, depois vão para a areia como nota-se em uma das fotos abaixo. Após colocalas na areia vou encharcar esta areia com o enraizador.
seguem as fotos:
Criadas a Nescau!!!!
Abs[/url] _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 8:49 pm Assunto: |
|
|
Marcio vou dar uma opinião minha sobre os cortes em diagonal na base das estacas: embora possa ser mais fácil de enraizar com os cortes diagonais fica mais difícil fazer um bom nebari no bonsai. Mesmo que nem todas peguem é melhor cortar a base da planta reta para que o nebari fique direito, porque, depois você terá trabalho e terá que cortar o nebari fora para que ele fique bom, o refazendo. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 9:31 am Assunto: |
|
|
Pois é Marco, a gente é mais imediatista e nunca pensa no amanhã.
Bem colocado a questão do corte na diagonal.
Para que a estaca pegue, não tenho dúvidas quanto ao corte que sugeri.
Agora... o nebari vai dar mais trabalho no futuro com certeza.
Vou refletir sobre isso e procurar material de apoio.
Abraços e obrigado. Valeu pela dica.
p.s.: Marcio, sempre que vieres a POA, me avisa que falamos. Só peço que me ligue antes para que eu te receba no prédio. É norma do condomínio. Te mando os dados por MP. Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 10:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Os cortes diagonais nas estacas não precisam ser exagerados. Algo bem simples de fazer. Veja o exemplo nessa estaca de aceroleira:
Sempre lembrando que, para a formação de um bom nebari, não há necessidade de replantar a muda após estar enraizada, com o tronco reto. Se o estilo for um moyogi, por exemplo, e a estaca reta, sem movimento, ela deverá ser plantada inclinada para a esquerda ou direita, a critério do cultivador, para iniciar o tronco moyogi com movimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 10:32 am Assunto: |
|
|
Amigo que produto é aquele, é enraizador, pois nao encontro mais aqui?
pode passar o nome correto e onde encontrar? _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Vocês sabem porque se corta a estaca em diagonal?
Provavelmente a maioria já sabe, mas pra quem não sabe é apenas para aumentar a área de contato com o solo, isso provavelmente foi notado por experiência dos floristas, ou estudiosos, antes mesmo da existencia dos enraizantes.
Hoje com a utilização do enraizantes eu não vejo nescessidade (opinião minha) de se cortar as estacas em diagonal, principalmente em plantas que enraizam facilmente como a citada neste topico. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 12:22 pm Assunto: |
|
|
PessoALL
Obrigado pelas resposta, opiniões e experiencias compartilhadas.
No primeiro "lote" de estacas os cortes diagonais foram bem pequenos, neste segundo lote foram bem maiores. De qualquer modo ainda nem pensei que estilo pretendo para estas estacas, o negocio agora é deixar crescer livre por uns dois anos e depois disso pretendo que elas mesmas me digam o estilo no qual serão conduzidas, de acordo com as caracteristicas que cada uma irá adquirir neste tempo.
Mais uma vez obrigado a todos pela participação, espero muito outros comentarios ainda...
diegosanta049: É cloridrato de tiamina, ou vitamina B1. Você encontra facilmente em farmacias medicamentos com este componente. No meu caso fui a uma farmacia de manipulação e encomendei. Cloridrato de Tiamina a 0,04mg/ml que é a dose recomendada para 1,5litros de agua. O pessoal fez uma solução de tiamina e usou agua destilada como veiculo. 10ml me custou RS 10,00
Renato: Tenho o passe lá do condominio, mas fica frio, na proxima vez que eu for ate ai, essa semana ainda eu peço para a recepcionista te avisar, dae combinamos algo. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 7:12 pm Assunto: |
|
|
PessoALL
Sabado a tarde, sem muita coisa para fazer, resolvi experimentar algumas coisas.
Como havia esfagno sobrando de minhas carnivoras, e em algum lugar eu ouvi que da para enrraizar estacas no esfagno...
Com Tiamina é claro...
Ai eu lembrei que minha Romã criou raiz só na agua com Tiamina, então mais experiencias...
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
Amigos
E exatos 18 dias após plantar as estacas em areia com Tiamina...
HABEMUS VITAE
Primeiro lote plantado em 15/05/2010, começou a apontar no domingo e hoje esta assim:
Conclusão: Na areia é mais certo o resultado, as experiencias na agua e no esfagno nem deram sinal ainda de brotos.
Abs a todos _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|