|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daelin
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 8:24 am Assunto: Folhas secando na ponta |
|
|
Oi gente,
Estou com uma preocupação agora. Minha cerejeira está ficando com a ponta das folhas amareladas e depois secas.
No começo, quando aconteceu com umas poucas folhas, a árvore estava com muitas folhas.
Achei que podia tirar as folhas que estavam com problemas e aproveitei pra dar uma podada só na folhagem, porque as folhas estavam ficando grande demais e em grande volume.
Feito isso, se passou uma semana e as folhas continuaram a ter o mesmo problema.
Agora quase todas as folhas estão com as pontas amareladas e eu estou preocupada.
Esse bonsai (ainda um pre bonsai) era uma muda em maio e foi podada naquela época. Desde então tem permanecido no mesmo vaso. Eu rego a cada dois dias, basicamente.
Ela não fica no sol direto. Fica numa varanda, mas o sol não é direto. Não pega corrente de ar.
Ela fica junto com um ficus que ainda não foi podado. Ele está muito bem, não apresenta os mesmos problemas dela.
Então eu descartei alguma doença, porque ele teria também, não é?
Alguém pode dar uma sugestão sobre o que pode ser?
Obrigada desde já  |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 8:43 am Assunto: |
|
|
Daelin, a primeira possibilidade é a falta de micro-nutrientes minerais. Use um fertilizante adequado. Biofert é um deles.
Obsevando: veja que Brasília tem a umidade relativa do ar muito baixa o que ajuda a secar o substrato. É quente, ajuda secar o substratato. Talvez se molhasse todos os dias houvesse um retrocesso nestes acontecimentos.
Ribeirão Preto é tão quente quanto sua cidade e se não molho todos os dias, as plantas se ressentem. Este processo de estar sempre deficitária na quantidade de água pode estar causando este efeito.
Pode ser isto! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
daelin
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 9:05 am Assunto: |
|
|
Mario, acho que voce tem razao. O estranho é que a terra nao parece estar seca. Mas vou ver se molho todo dia.
Andei lendo no forum sobre as minhocas e o que podem causar e me lembrei que esse bonsai tinha uma minhoca como companheira.
O ficus nao tem. Sera que essa minhoca esta atrapalhando a vida do bonsai? |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 9:41 am Assunto: |
|
|
Embora não seja interessante a presença de minhoca nos vasos de bonsai, não acredito que ela seja a causadora do problema.
Daelin, porque você não nos deixa conhecê-la no fórum QUEM SOU EU?, como pode verificar "in loco" é muito agradável ir conhecendo nossos amigos.
Grande abraço _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|