FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de Romã promissora, alguma sugestão?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 5:54 pm    Assunto: Muda de Romã promissora, alguma sugestão? Responder com citação

Oi, amigos, a algum tempo comprei essa romã, e não sei o que fazer com ela, acho que vou plantá-la numa bacia grande e deixá-la crescer livremente por um tempo e depois quem sabe trabalhar a madeira dela oque acham?
deem suas opiniões...

Detalhe, essa flor atualmente é um fruto quase maduro do qual pretendo colher sementes.

Arvore por inteiro, deve medir uns 1,45m.

Detalhe do nerabi, oque acham???

Antecipadamente agradeço pelas sugestões e pela atenção.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

É, por enquanto o melhor é deixá-la crescer livremente e aguardar brotações inferiores. Romãnzeira não é minha especialidade, vamos aguardar novas opiniões!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 7:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, vamos aproveitar bem o inverno chegando e transplantar sua romanzeira. Very Happy

Substrato: caco de telha, pedrisco, terra granulada, substrato para hortaliças, carvão vegetal, casca de pinheiro, tudo bem misturado em porções iguais e triturado até ficar do tamanho de uma semente de laranja. A terra granulada eu uso de cupinzeiro queimado. Very Happy

O substrato para hortaliças é vendido com diversos nomes em casas de material agropecuário ou similar. Chama-se plantimax, plantbem e por aí vaí. É de cor escura e contem, em grande parte, vermiculita, casca de pinus, fibra de coco, etc. É bem leve e estimula o nascimento de raizes novas, pois é usada para germinar sementes em horticultura. Very Happy

O recipiente ideal para plantar sua romanzeira é uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Forre com cacos de telha maiores, do tamanho de uma tampinha metálica de garrafa. Em seguida, cubra esses cacos com o substrato para hortaliças (se não achar, use areia grossa de rio sem peneirar). Deposite sua planta, espalhando suas raizes o mais radialmente possível, em toda a volta do tronco, cubrindo tudo com o substrato preparado por voce. Very Happy

Depois, regue bem até encharcar o substrato, depositando a bacia em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro. A romanzeira adora sol, e se desenvolverá bem no novo substrato, emitindo novas raizes capilares, que são as raizes finas, que alimentam a planta. Mais raizes, significa mais galhos e folhas com que formar melhor a estrutura aerea de sua planta. Adubação 45 dias depois do replantio. Antes de replantar, porém, lave bem as raizes e deixe de molho em solução contendo hormonio enraizante (enquanto isso, prepare a bacia e o substrato). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado nick, vou providenciar tudo, e vou fazer da forma que vc falou. Espero que ela se desenvolva bem tenho bons planos pra ela.
Nick, posso usar suco de erva tirica como hormonio enraizador?

até mais e obrigado novamente.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 10:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, tenho lido em postagens no forum que muitos cultivadores fazem uso dessa tal tiririca. Até onde sei, eles alegam que funciona. Eu, porém, não uso. Prefiro o velho e bom biofert raiz, ou o superthrive, que é vendido o vidrinho por um preço que considero até justo, vez que com 15 gotas em um balde com 5 litros de agua, rende bem. Shocked

É aquela história: vale talvez vc experimentar usar a titirica? sem testar, vc nunca irá saber se de fato ela funciona. Agora, se fosse eu a fazer um teste, iria usar uma outra planta qualquer, mais facil de se obter, tipo ligustro ou duranta. Pode ser um bom teste cortar galhinhos finos dessas plantas, estaquear e ver se o produto funciona a contento. Rolling Eyes Rolling Eyes Antes de aplicar em uma planta mais interessante como a sua romanzeira. Wink

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, fui alertado quanto a mudança da formulação do Biofert Raiz, e realmente ela foi alterada. Não possui mais a tiamina na formulação, entre outras mudanças. Não sei se é só para esconder o leite, mas se a atual formulação estiver correta, ele funciona como um outro adubo qualquer agora! Se tiver um frasco antigo compare as bulas e me diga o que concluiu!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 12:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João José, agradeço a informação, mas há muito que deixei de usar o biofert raiz. Antes, comprava diretamente com o Valentini, frascos de 1 litro (comprava dois, a R$99 cada um). Agora, uso apenas o superthrive, comprado no site da Nipon ou da O bonsai. Very Happy

Mas é sempre oportuno divulgar informações como essa, pois ainda há muita enganação solta por aí. Acredito que alguns sites devam ter a formulação antiga, ainda à venda. Mas é importante, a meu ver, pedir informações ao site, antes de estar comprando o produto. Very Happy

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury

Sobre sua preferencia por produtos já prontos, industrializados... Isso é por praticidade ou o cloridrato de tiamina puro comprado em farmacias de manipulação não surte efeito ou não é o mais adequado?
Comecei agora, com as extremosas, a usar a tiamina pura de farmacia de manipulação, portando ainda não houve tempo de conferir o resultado na pratica.

abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado nicky, eu já utilizei a tiririca e me redeu bons resultados mas não posso te afirmar que os bons resultados que tive foram realmente por calsa da tiririca, mas acho que vou mandar manipular vitamina B1 dizem que sai bem mais em conta. E quanto a Romã eu já estou providenciando a bacia e o plantimax. Espero que de bons resultados. em breve pretendo mostrar o que aconteceu.
Eu quero que a Romã fique grossa logo quero trabalhar a madeira dela.

Até lá!!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Guilherme ...
Esse "logo quero trabalhar a madeira dela" que vc escreveu é um longo bemmmm demorado né ???? Very Happy
Acredito que para ter madeira suficiente terá que esperar uns bons anos .. mas é justamente aí que fica a graça da coisa ... Very Happy né??
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehehe, sim, Bonsergio, O "logo" que eu quiz dizer é uns três ou quatro anos. E que eu espero que passem bem depressa. ehehehehe
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: