|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 11:39 am Assunto: |
|
|
Respondendo à pergunta que vc fez a mim, especificamente. Inclinar, quer dizer, no próximo transplante, coloque-o inclinado. Nada tem a ver com a aramação. Para visualizar agora, coloque calços debaixo do vaso, inclinando a planta e verá como ela deve ficar num vaso futuro.
Ainda, concordo em tirar o galho da esquerda ( o que o Illex assinalou em azul). Trabalhe só com o outro galho, aramando a abaixando os galhos formando uma triangulação. O jin vc trabalha nele mais tarde.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Márcio Dias

Registrado: 29/04/10 Idade: 57 Mensagens: 24 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 2:22 pm Assunto: |
|
|
Amigos Nickyfury, Elio e Illex,
Vou tentar não decepcioná-los com o meu trabalho, orientado por vocês.
Realmente vejo que tenho que ler muito mais que já li.
As dicas de vocês são verdadeiras aulas, pois já vi que não adianta somente ler artigos.
Como principiante vejo a necessidade de troca constante de opiniões, sugestões para um melhor entendimento das particularidades de cada espécie, respeitando as limitações de cada exemplar.
Assim que ver todos os vídeos e ler as matérias executarei as podas e postarei ainda no início da próxima semana novas fotos.
Realmente, analisando o exposto pelo Illex e o Elio, o galho da esquerda só atrapalharia a estruturação cônica da espécie, Portanto, vou retirá-lo também no ponto marcado em azul.
Quanto aos galhos para os jin, deixarei com uns 5 cm além do demarcado pelo Illex, por precaução.
Agora entendi perfeitamente sobre a inclinação.
Confirmando os passos:
1 - Corte das áreas demarcadas, protegendo os cortes contra fungos
2 - Aramagem, utilizando bitolas adequadas, em todos os galhos
3 - Adubação obedecendo os períodos e quantidades corretas
4 - Deixar novos brotos crescerem, sem interferência alguma, pelo menos por enquanto.
5 - Retirar a aramagem no momento correto.
6 - O mais importante: Qualquer dúvida recorrer aos meus mentores , evitando ao máximo cometer erros.
Amigos, obrigado por terem a paciência e boa vontade em me ajudar.
Meus sinceros agradecimentos e abraços a todos.
Márcio Dias (Iniciante determinado a aprender esta maravilhosa Arte). |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 5:19 pm Assunto: |
|
|
Amigo Márcio, eu, assim como o Illex e o Nicky, os quais tive o prazer de conhecer pessoalmente, somos eternos aprendizes. Apenas não somos mais iniciantes. O pouco que aprendemos, temos a obrigação de passar adiante, pois foi assim que aprendemos.
Nicky e Illex, desculpem por estar falando por vocês mas, tenho certeza de que assinam embaixo.
Márcio, parabéns pela postura em avaliar com cuidado as sugestões e, principalmente, com humildade, extremamente necessária neste momento do teu aprendizado.
Um grande abraço! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 5:40 pm Assunto: |
|
|
E junto com vc Marcio , aprendemos todos nós que mesmo em silencio lemos e relemos o seu topico em busca de aprendizado ..  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 8:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, é bem como voce escreveu: assino embaixo, apenas para reforçar ainda mais suas sábias palavras.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
É sempre assim,
O prazer de passar e repassar informações, nos matem vivos e atentos à arte, pois como voce márcio fui um iniciante a quase um ano, sou um aprendiz que passei e passo por dicas de todos esses amigos que estão te apoiando, e o mais fantástico de tudo, que sempre lemos os tópicos e revemos as mesmas dicas, porém, encontramos detalhes que nos abrem a mente sobre dúvidas simples que se passaram despercebidas... Somos professores e alunos de nós mesmos, e assim formamos esse fórum tão amigável e sadio.
E é muito importante ter essa humilde iniciativa sua de agradecer, pois assim nos lembra que nos relacionamos com pessoas de bom caráter e amigas acima de tudo, mesmo que a maioria se conhece apenas pela internet.
Um grande abraço, e a todos nossos amigos mestres/professores/alunos um agradecimento por tudo.
RicardoGV.
Perdoem o blablablá, mas temos que valorizar tudo isso, é o que faz o fórum crescer!  _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Márcio Dias

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 4:01 pm Assunto: |
|
|
Olá, Amigos !
Realizei a poda dos galhos sem futuro para estilização da minha árvore (Juniperus procumbens).
Espero que tenha pelo menos aproximado do ideal quanto à aramagem, mas tentei fazê-lo com bastante paciência, e acreditem: Não quebrei nenhum galho, apesar de serem poucos.
Caramba, colocando a mão na massa, ou melhor dizendo, nos arames , senti que é bastante difícil para um iniciante . Nesse instante percebi que realmente eu não teria condições de efetuar qualquer trabalho nessa planta meses atrás, pois quebrei além da perna, mão direita, todos os dedos, cotovelo e braço também direitos.
Ufa!!!! Mas com certa dificuldade acho que consegui. Pelo menos corrigi a angulação dos fios nos galhos, não gerando o efeito mola. Apesar de terem uma aparência confusa, fiquem despreocupados, deixei a folga suficiente para que não estrangulassem os galhos que acredito, vão crescer e engrossar, pois toda a energia da planta vai para eles.
Bom, agora chega de muita conversa e vamos às fotos.
Solicito opiniões sobre o que fiz e o que deveria fazer e também o que ainda pode ser corrigido.
E as fotos abaixo somos nós, eu e meu pré-bonsai , feliz da vida porque estou tendo orientações dos prezados colegas desse fórum, sempre atenciosos e preocupados conosco (é isso mesmo! , porque a planta depende de mim para ficar bonita e eu dependo da felicidade que ela está me proporcionando!!!!!)
Abraços a todos e obrigado pelas palavras de apoio, que precisarei muito ao longo deste aprendizado inicial, e também futuramente, claro.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 4:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Márcio, pelo visto sobrou arame até para sua perna, hein?
Brincadeirinha!!!!
Seu trabalho ficou ótimo, é assim mesmo que se inicia. O caminho das pedras vc já conhece, agora é sempre evoluir para aprimorar cada vez mais. Uma dica de aramação: sempre faça. Para treinar, corte ou peça a alguem para cortar, galhos de goiabeira, laranjeira, e outras "eiras", para que vc possa usá-los para praticar a aramação. Neles, vc poderá testar a firmeza do arame depois de colocado, a maneira correta de fazê-lo, o melhor direcionamento e posicionamento. Observe no link abaixo, dicas sobre como proceder a uma aramação, pegue os galhos e treine. Se não conseguir galhos, use qualquer vara de qualquer planta, para isso, que tambem serve. Treine até ver que ficou fácil fazer:
http://www.chinitarte.com/podaexp.html
Esse link acima é, de longe, um dos melhores para quem se inicia, pois fornece muitas dicas de qualidade, com imagens bem explicativas e de fácil copreensão.
Este outro está em ingles, mas, graças ao nosso velho e bom amigo google translator, ficou fácil navegar e entender esse e outros idiomas:
http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html
Outro site, outras dicas de aramação:
http://www.fukubonsai.com/2a3b.html
http://www.bonsaiempire.com/html/training-wiring.html
Alguns bonsaistas vão sempre ser os melhores quando se trata de aramar determinada planta. Há que ser meticuloso ao extremo, fazer um trabalho primoroso demanda tempo e paciência, para que o resultado fique além do esperado. Não cruzar o arame, não deixar muito apertado, nem muito solto, nem permitir que marque tão rapido, ou que fiquem pontas invertidas, cortadas erradas, arames errados.... há uma infinidade de cuidados que devemos ter e que devemos aprender. E a melhor maneira é a que eu indiquei: treinar, com galhos, ramos, varas, para que não prejudiquemos nossas plantas na hora de aplicar tal técnica nelas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 9:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Márcio, a propósito da sua estilização, navegando na net, encontrei algo bem interessante, que poderá servir a voce como modelo, senão nessa planta, talvez em outra:
Esse shimpaku chegou a esse ponto graças a aramação, feita pelo cultivador bem no inicio, quando a planta estava com o tronco novo, e mais flexível:
O shari foi tambem feito aos poucos, para que a planta pudesse responder bem, sem haver perdas:
São plantas diferentes, mas o trabalho é o mesmo: aramação de tronco, até formatar bem. Depois, aramação de galhos, dando seguimento ao mesmo movimento sinuoso do tronco:
O importante, aqui, não é ressaltar o estilo. Primeiro, forma-se a planta, com sinuosidade no tronco e galhos, para só depois transformá-la dentro de um determinado estilo. Os galhos, obviamente, seguirão nesse caminho:
Detalhe da amarração e tracionamento:
A amarração do arame, prendendo-o ao tronco, antes de passar pelo galho, para baixar, chama-se ancoragem:
Repare nesta foto: com poucos galhos e um bom tronco, pode-se ter em mãos um lindo bonsai de shimpaku:
As acículas (ou agulhas) do junipero foram pinçadas com as pontas dos dedos. Isso libera o interior do galho para luz e calor solar, intensificando novas brotações, permitindo o aporte da aramação, sem prejuízo do trabalho a ser realizado:
Galhos e tronco com movimento bem sinuoso:
Bem, espero que as fotos possam ajudá-lo a entender melhor como trabalhar com junipero, seja ele shimpaku, itoigawa, san josé, procumbens, ou qualquer outro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 9:42 am Assunto: |
|
|
Marcio agora me identifiquei muito com sua situação infelizmente digo que vc ta ferrado agora, pegou o vicio da coisa e espero que continue assim.
Eu tbm iniciei na arte por um acidente de moto, onde tive traumatismo craniano, fratura exposta do femur, joelho entre outras fraturas..
Coitada da minha mulher que tinha que ir no gardem buscar mudas, pedriscos de aquarios "horriveis" kkkkkkkkk...
Boa sorte... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Márcio Dias

|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 5:19 am Assunto: |
|
|
Nick, infelizmente não consegui visualizar as imagens. Achei que seria um problema no Windows Explorer que uso, mas abrindo no Firefox também não foi possível visualizar... Poderia mandar o link?
Diego, Cara, realmente sei o que você passou. Acidente de moto não é fácil, no início há momentos que entramos em desespero e se não tiver medicação também para a cabeça (antidepressivo) aí complica muito mais.
Mas como você disse, já estou ficando viciado... nos bonsai
Hoje mesmo, quando saí de casa para os raios X periódicos, minha atenção com as árvores que sempre via tomou outra dimensão. Passei a observar mais atentamente as particularidades de cada uma, seja no formato do tronco, textura da casca, distribuição da folhagem, entre tantas outras coisas. Acho que agora estou começando realmente a entender a Filosofia Bonsai, que vai além de uma planta num vaso.
Abraços a todos.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 5:21 pm Assunto: |
|
|
Bao recuperação para vc amigo, qualquer duvida só perguntar....... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 6:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Márcio
Bem vindo ao mundo do bonsai
Bem, depois de toda ajuda dos amigos acima, eu só posso contribuir com um projeto alternativo para esta tua planta:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 6:49 pm Assunto: |
|
|
...Ou então assim, menos literati:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|