| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Pablo_Henryque
Registrado: 21/01/07 Mensagens: 14 Localização: São José do Rio Preto
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 3:31 pm Assunto: Dificuldades com ipê branco!!! Ajudem!! |
|
|
Caros amigos e mestres bonsaistas, possuo um ipê branco já a dez anos e ele nunca floriu! Onde estou errando? Qual o segredo? Que tipo de substrato devo usar nele?
No momento ele tá com um substrato que contem amatita triturada, argila espandida triturada, caco de tijolos, areia grossa e terra vegetal, todos com granulometria entre 3 e 5 mm, vou ter que trocar o substrato esse ano, que época é melhor pra fazer a troca?
Gostaria de dicas de manutenção, tópicos, sei-la, qualquer coisa pra me basear e comparar com o tipo de cuidados que estou tendo com ele.
Obrigado pela atenção, aguardo anciosamente respostas... _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 3:47 pm Assunto: |
|
|
Por um acaso eu publiquei em meu blog uma matéria sobre n-p-k. Lá explica sobre a função de cada um deles. Dê uma lida, pois poderá lhe ajudar:
http://laudir.blogspot.com _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 7:33 pm Assunto: |
|
|
PABLO,
Ipês são plantas características de cerrado e possuem raízes que vão fundo em busca de água e nutrientes e não são muito adaptáveis em vasos rasos. Rapidamente enchem o vaso de raízes e estacionam. Troque o substrato pelo menos duas vezes ao ano, utilize um vaso mais profundo e um substrato mais rico em matéria orgânica. Se o seu ipê não florir pelo menos ficará com um desenvolvimento vegetativo bem melhor. Possuo um que já floriu várias vezes mas é enxertado por garfagem, não posso garantir que o seu vá florir.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Pablo_Henryque
Registrado: 21/01/07 Mensagens: 14 Localização: São José do Rio Preto
|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 3:04 pm Assunto: |
|
|
Ok, amigos agradeço as dicas, fico imensamente triste se o meu ipe não florir mas continuarei fazendo o possível pra isso, o mais importante é mantelo saudável e forte! _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 39 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sex Maio 21, 2010 10:40 am Assunto: |
|
|
Paulo, tambem tenho um Ipe branco, e ele deter em média uns 6 anos, e tambem nunca floriu, por favor posta fotos dele depois pra podermos admirar. E eu vou ver se posto fotos do meu tambem.
Até mais! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 9:20 am Assunto: Ipe |
|
|
| Ola amigos possuo um aIpe mas o amarelo a um ano e meio mais ou menos e tambem ainda nao floriu.Estou estudando a especie atraves das materias sobre ipe mas ainda nao sei onde possa esta errado sei que existem especies que possuem o macho e a femea da planta sendo que o macho na o produz planta nao seria o caso do Ipe?? ainda nao encontrei nada que afirmasse esta informação sobre ipe,se alguem souber de algo.Abraços |
|
|
 |
|