Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 21, 2010 10:43 pm Assunto: Portulacaria cascata |
|
|
Olá amigos
Esta portulacaria fiz muda a partir de uma planta maior. Ver na primeira foto onde foi cortado. Como ela enraiza fácilmente o corte de baixo foi plantado direto no vaso, onde se originou o enraizamento. O galho lateral ficou para fazer a cascata.
Não tenho fotos de todos os passos mas vai dar para seguir a evolução.
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Já bem brotada e com a aramação inical que havia sido feita. Até aqui vários passos haviam sido dados na brotação do tronco principal.
Estágio atual.
Sugestões de procedimentos e vasos são bem vindos.abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Maio 21, 2010 11:09 pm Assunto: |
|
|
Beleza de trabalho Élio, o moyogi e a posição do galho que pende estão bem harmonizados. Só sinto que há um desequilíbrio entre os dois: o moyogi tá be denso e a "cascata" meio pelada.
Penso que você deva decidir entre aliviar o moyogi ou adensar a "cascata".
Outra coisa é que há um espaço vazio entre os 2, agredito que você precise de uma brotação no galho da "cascata" e a base do moyogi.
Quanto ao vaso, cru e escuro ficará show.
Parabéns pelo trabalho feito até aqui. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 8:57 am Assunto: POrtulacaria |
|
|
Ola amigo Elio,novamente nos brindado com seus belos trabalhos linda essa portulacaria e acho que e da especie se lembra a um tempo atras postei uma trabalho de minha portulacaria de que duas fiz uma,nao mexi mais nela e esta brotando novas folhas ate pensei que iria perder a parte de cim apois plantei direto no vaso mas esta indo que é uma beleza.Abraço |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 11:16 am Assunto: |
|
|
Ta muito bom esse seu trabalho !!!!
O Ricardo ja disse tudo, mas eu voto por deichar a cascata mais cheinha !!
Parabens pela planta !!
abraços. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 4:29 pm Assunto: |
|
|
Andre e Leonardo, obrigado pela força.
Ricardo agradeço sua observação. Aqui dá para ver a tendência de crescimento apical das plantas. Veja que a cascata já tinha galhos desde o início e o moyogi partiu do zero. De fato a partir de agora vou ter que frear o crescimento do moyogi a fim de privilegiar o adensamento e evolução da cascata, já que a opção que fiz desde logo para esta planta é a cascata. Para o estilo moyogi separei outras partes do galho que foi utilizado para fazer mudas. Então esta já nasceu batizada de cascata. Agora seguindo o que diz o amigo vou tentar deixá-la o melhor possível dentro deste estilo. Tem um bom caminho pela frente. A questão do espaço entre os dois, estou torcendo para que quando eu segurar o desenvolvimento do tronco principal surja algum broto nesta parte, já que ela foi curvada, o que é muito comum acontecer quando se curva galhos assim. Caso contrário talvez trabalhar o primeiro galho bem denso a fim dele "subir"um tanto com a folhagem. Vamos ver.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 7:39 pm Assunto: |
|
|
É isso ai Élio.
Uma opção para ajudar no desenvolvimento da cascata é inclinar e deixa-la na horizontal, facilitando a circulação de seiva para ajudar no desenvolvimento. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|