|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 05, 2005 2:17 am Assunto: Opinião para Paineira |
|
|
a Foto ai embaixo é de minha paineira, foi plantada de semente em 2000, atualmente está com aproximadamente 70 cm de altura e 8 cm na base do tronco, já usei alguns arames, podas e é difícil formar uma copa nessa árvore. penso em valorizar o tronco e esquecer um pouco a folhagem. modéstia às favas a árvore é linda.
O que os amigos tem para sugerir?
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:18 am Assunto: |
|
|
Oi Dori
não tenho experiëncia com paineiras mas ví numa revista que elas respondem bem a poda radical... é isso que faria, deixava só com uns 30cm
vamos esperar outras opiniões
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 9:29 am Assunto: Re: Opinião para Paineira |
|
|
Olá Dori,
Tambem nao tenho muita experiencia com Paineiras, porem venho fazendo alguns testes em uma que tenho aqui, como o Alexandre disse e ja pude constatar, elas respondem muito bem à poda drástica. Estou utilizando a Técnica dos 10cm, que recebe este nome, pois quando a arvore cresce 10cm, poda-se mais em baixo e assim por diante. Mas pode-se deixar crescer um pouco mais, e ate agora estou conseguindo uma reestruturação ate boa para ela, apesar de ser bem nova, pois ainda nem possue galhos. É bom trocar de substrato e podar as raizes por volta de 2 vezes ao ano, sendo que a segunda vez é opcional.
A primeira se realiza ni final do Inverno e inicia da Primavera.
A Segunda (opcional sem muita poda de raizes mais troca de substrato) seria no inicio do Verão. A troca do substrato pode ser integral, mas neste caso em especial terá de desfolha-la e na parcial, nao precisa de desfolha.
Este processo, faz com que a Paineira tenha um elevadissimo engrossamento do tronco e a desfolha ajuda na criação de ramificações menores e estimula o aparecimento de galhos (pelo que pude constatar).
Parte desta materia que escrevi aqui foi retirada do Informativo da Antiga Ribeirao Preto Bonsai Kai, escrevida pelo Dr. João Chaddad Junior (Bonsaista).
Entao no geral voltando ao inicio estas tecnicas ajudam a formar uma copa mais densa e uma arvore mais forte. Voce escolhe amigo, estamos aqui para ensinar e mais ainda para aprender.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 4:01 pm Assunto: |
|
|
Dori, o Chaddad, citado pelo Illex, é autoridade no assunto. O que me parece bastante interessante na sua planta é a emissão de galhos, dificuldade que se tem nas bombacáceas pelo seu sentido fortemente apical. Tenho algumas castanhas do maranhão, também uma bombacácea, e encontro muita dificuldade para a emissão de galhos, Difícil, mesmo!
Talvez uma sinuosidade maior em sua planta, procedimento que pode ser resolvido com uma modelagem com arames bastante cuidadosa, e você tenha um estilo literati.
É isto aí! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Dori,
"Tentei" editar a foto com a ideia que o Mario lhe passou. Ficaria mais ou menos assim:
Após este formato seria bom um vaso arredondado, e bem baixo para seguir o Bunjin, acredito que ficaria muito bom mesmo.
Desenho do Estilo Bunjin (Literati)
Mas todas as opções sao validas, vamos esperar mais respostas, dos amigos Foristas. T+ amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 8:52 pm Assunto: |
|
|
Dori, veja pelo desenho que Illex fez como muda a apresentação de sua planta. Acredito que seja um bom caminho por agora. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 05, 2005 9:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Dori !!!!
Possuo apenas uma paineira, ela ficou uns 3 anos num pote de sorvete, com areia como substrato e dei sempre muita adubação.... Ela engrossou horrores, ficou bem grossa e os galhos eu apenas podava as folhas maiores e diminuia um pouco cada um.
Depois de um tempo envasei e fiz tração nos galhos, ela não aceitou a aramação, os galhos morriam sempre.
Tem mais ou menos um ano que não transplanto o que pretendo fazer breve.
Ela está muito vigorosa e digo que não tem estilo, ELA É ELA e pronto.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -
P.S Gostaria de ter mais algumas paineiras para fazer experiências, mas é difícil conseguir |
|
|
 |
Raimundo Sinval

Registrado: 01/09/05 Idade: 66 Mensagens: 67 Localização: Rio das Ostras
|
Enviada: Qui Out 06, 2005 5:12 pm Assunto: Re: Opinião para Paineira |
|
|
dori escreveu: | a Foto ai embaixo é de minha paineira, foi plantada de semente em 2000, atualmente está com aproximadamente 70 cm de altura e 8 cm na base do tronco, já usei alguns arames, podas e é difícil formar uma copa nessa árvore. penso em valorizar o tronco e esquecer um pouco a folhagem. modéstia às favas a árvore é linda.
O que os amigos tem para sugerir?
 |
Oi, dori, quero comprar uma, qual é a espécie, vc sabe? , são várias ( amarela -ceiba chodatii, das pedras-ceiba erianthos, do campo-eritheca gracilipes, rosa- ceiba speciosa, vermelha - bombax malabaricum).
Esteas variedades são vendidas pela Bioverde (www.bioverde.com.br) , e entrega pelo correio. Naõ sei como virão, mas devem ser finas, como as últimas que recebi. Vou tentar assim mesmo. Se puder responder, ótimo, que já encomendo uma igual, achei muito interessante, é única , uma obra de arte
Parabéns , Do amigo r. sinval _________________ R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde" |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 07, 2005 12:30 am Assunto: |
|
|
Raimundo,
não sei de que espécie é, nunca consegui encontrar boas mudas de paineira ou eram muito pequenas ou muito grandes. estas eu plantei de semente, essa ai é outra da mesma idade que tenho. já fiz muito trabalho com o tronco dela. pena que a foto não seja tão ilustrativa
ps. ao lado tem uma castanha do maranhão com um tronco lindo. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Out 07, 2005 11:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Dori !!!!!!!
Gostei desta última foto..... acho que esta paineira "dá um samba muito legal".... Tire uma foto só dela e se não gostar da planta....... MANDA PRA MIM QUE DOU UM JEITO NELA !!!!!!!!!!! Não sei se devolvo depois !!!!!!!!!!
Combinado
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 12:55 am Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Oi Dori !!!!!!!
Gostei desta última foto..... acho que esta paineira "dá um samba muito legal".... Tire uma foto só dela e se não gostar da planta....... MANDA PRA MIM QUE DOU UM JEITO NELA !!!!!!!!!!! Não sei se devolvo depois !!!!!!!!!!
Combinado
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
Ela está linda agora, podei aquele galho vertical e stá começando a rebrotar depois da desfolha natural das paineiras no inverno. não tem nenhuma folha e re salta o tronco que um dia eu quiz dar um nó, depois de um ano de arames ficou assim. logo que for possível mando uma foto dela. |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 1:13 am Assunto: |
|
|
Sinval, há uns meses atrás, estive em uma chácara em Pedra de Guaratiba e eles vendem Paineiras de todos os tamanhos, se vc quiser, me liga que te explico como chegar lá ou até mesmo podemos combinar uma dia pra irmos juntos, ok?
Alíás, lá eles vendem várias árvores já grandes, na época comprei uma Jabuticaba e o preço foi bem legal, é o único lugar daqui do Rio que eu conheço que vendem mudas de mais de 1m de Pithecollobium.
Um abração. |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qui Jan 19, 2006 1:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal se alguem morar perto de são gabriel e quiser muda de paineira, no quintal da casa do tio de minha esposa deve ter na base de uma 200 mudas de paineira, cheguei lá e ele tava arrancando tudo. consegui saltavar umas 50 mudas se alguem quiser vir buscar. é so dar um alo
se alguem quiser ver é so mandar uma mensagem que eu posto aqui ou mando por e-mail _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|