FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu pé de acerola
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
helenacayres

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 3:48 pm    Assunto: Meu pé de acerola Responder com citação

Comprei esse Bonsai Jovem aqui em Salvador essa semana, ainda não alterei nada, gostaria de receber opiniões acerca de podas, aramação, etc.
Estou aberta a todo tipo de críticas e sugestões.

Uploaded with ImageShack.us

Detalhe dos galhos

Detalhe do tronco

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Está sem galhos baixos. Sugiro coocar em um reci´piente maior para engrossar e pequenas podas nas pontas. Quem sabe teremos brotaçãoes mais baixas Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Helena, gostaria de vê-la de outros angulos, para ver se vemos possibilidades diferentes, e de uma distancia que mostre a planta inteira e em angulo reto, nem de cima, nem de baixo!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Eu deixaria crescer!
Plantar em uma bacia grande e deixar engroçar um pouco!
Se não quiser deixar engroçcar pode ir fazendo as podas para conseguir mais densidade nas bifurcações!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Este é o mal do comércio... Plantam uma muda barata num vasinho plástico, sem nenhum trabalho além de poda simples, e vendem como "bonsai jovem" Confused

Helena
Pelo menos este também é um veículo de aproximação das pessoas com esta maravilhosa arte!
Faça o recomendado pelos amigos acima e seja bem vinda Very Happy Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
helenacayres

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 8:23 am    Assunto: Escorredor Responder com citação

Olá Markus, quero deixá-la engrossar sim, colocarei num escorredor, que substrato devo utilizar? Me ajudem...
helenacayres

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 8:24 am    Assunto: Responder com citação

joão josé, vou tirar mais fotos de outros angulos e posto pra você dar uma olhada. Muito obrigada!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 4:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sua planta está bem saudável, então ouso sugerir alguns cortes que tem, como objetivo, corrigir o tronco, dando a ele um leve movimento e ao mesmo tempo conicidade. Com essa correção, novas brotações irão surgir, permitindo que voce esolha galhos mais bem posicionados com que formar uma boa estruturação aerea. Além do mais, ao cortar na linha superior, poderá melhorar a brotação apical, favorecendo a criação de uma copa condizente com sua planta. Very Happy

Eis, em suma, onde sugiro proceder aos cortes:

Em seguida, faça uma desfolha completa em sua planta, cortando nos talinhos todas as folhas dela, sem exceção. Adube bem com matéria organica (torta de mamona e farinha de osso, ou similar), regando bem e mantendo a planta sempre em local onde receba sol plento, o dia inteiro. Rega no final da tarde, a adubação pode e dever ser retornada a cada 45 dias. Very Happy

Veja, para ter uma idéia, minha aceroleira:

Termos boas plantas é algo fácil de se conseguir. Mas é preciso ter firmeza nas decisões, principalmente quando elas implicam em cortar fora o que não é necessário na costrução idealizada. Por vezes, somos obrigados a fazer muitos cortes, antes que nossa planta atinja o que consideramos sua plenitude. Mas não há outro caminho. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
helenacayres

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury, adorei o que me foi sugerido. Agora, tenho uma dúvida quanto à poda e ao escorredor. Quanto tempo após a poda terei de esperar para pô-la num escorredor? Ou coloco no escorredor primeiro e depois faço a poda?

Sua aceroleira é muito linda. Quanto tempo ela tem?

Muito obrigada pelas sugestões...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 6:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Faça primeiro os cortes e correções. Na primavera vc transplanta numa boa, sem nenhum risco de perda. Não será preciso nem mexer nas raízes, quando for transplantar. Very Happy

Minha aceroleira tem em torno de 18 anos. É uma muda de viveiro, que foi inicialmente cultivada no chão. Como bonsai, uns seis anos apenas. Claro que a partir do terceiro ano de vida no chão ela começou a produzir. Depois de envasada, voltou a frutificar com um ano. Very Happy

Atualmente estou trabalhando na formação de mais 9 aceroleiras, que estavam crescendo livremente no chão aqui na minha chacara. Very Happy Todas têm entre 6 e 8 anos, mudas originalmente formadas a partir de estaquia. Very Happy

Eis algumas delas, para vc apreciar:

Todas, sem exceção, estão com brotações vigorosas e tiveram um primeiro trabalho executado nelas, com formação de madeira morta, condução primária de galhos, cortes e podas radicais em troncos. Os galhos selecionados foram devidamente aramados. As fotos acima foram tiradas tres meses após a retirada delas do solo. Atualmente, é claro, estão com uma aparencia totalmente diferente. Oportunamente, irei atualizar as fotos e mostro a voce. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
helenacayres

MensagemEnviada: Sáb Maio 22, 2010 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

De outros ângulos...

helenacayres

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 6:49 am    Assunto: Hokidachi Responder com citação

Minha primeira intervenção...

Pensei em fazer um Hokidachi, só não sei se vai dar pelo fato do tronco ter uma pequena inclinação, o que vocês acham?
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Helena, gostei da intervenção, se me permite opinar, faria só mais uma coisa até a primavera, no ápice, pelo que me parece ficaram três pontas de galhos, cortaria as duas da esquerda só deixando o mais fino crescer livre para formar o novo ápice e novos galhos mais acima, que vc depois aramaria, ou tracionaria como está fazendo para formar um Moyogi, daria ainda mais movimento ao tronco.

Hokidashi vc não precisava ter podado tanto, era só tracionar os galhos abrindo-os para formar tipo um leque, deixando a luminosidade entrar nos galhos internos para favorecer novas brotações, mas claro que se quiser fazer nesse estilo ainda dá. No final do inverno, início da primavera quando a planta sair do repouso e começar as brotações fortes, faça uma desfolha total, para ir diminuindo o tamanho das folhas e induzir mais ramificações, vá sempre podando os olhinhos, que a cada poda eles bifurcam em mais dois, quando atingirem dois pares de folhas pode o olho novamente, vc tera mais quatro, e assim sucessivamente , fazendo isso vc consegue compactar bastante a copa,e ramificar bastante, o que é indispensável para o estilo vassoura,colocaria tb no escorredor e mamadeira para engrossar o tronco rapidamente...
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: