Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 8:44 am Assunto: Scheflera salva do lixao |
|
|
fotos frente,costas,troncos,copa e nebari.Esta scheflera estava no lixao o que achao??Minha ideia era apenas ir podando ate formar folhas menores e uma unica copa,mas sugestões serao bem vindas.Abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 1:09 pm Assunto: |
|
|
André,
é sempre bom salvarmos alguma planta que foi descartada por outros. Não fique chateado com a minha opinião, mas os múltiplos troncos sem nenhum movimento e conicidade indicam que esta planta não tem futuro; ou na melhor hipótese, de muito difícil condução para a Arte Bonsai. Melhor plantar no jardim e conseguir uma outra com mais potencial...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 2:52 pm Assunto: |
|
|
a longo prazo vc poderia trabalhar com raízes aéreas para corrigir esse problema de multiplos troncos.. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 7:25 pm Assunto: Scheflera |
|
|
Ola amigos,pois é Edson nao gosto de ver nada no lixo tanto que estou com umas 8 durantas peguei mais 4 ontem que iriam se colocadas fora,o maigo Laudir deu uma otima ideia pois ela tem umas raizes grosas que estao plabtadas na terra vou ver se encontro alguma materia sobre como fazer e aproveitar as raizes dela que sao lindas,estao quase com a grossura do dedo mindinho.Pessoal nao se acanhem em enviar opinioes nem mesmo bote isso no lixo denovo estou aqui pra aprender Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 5:32 pm Assunto: Scheflera |
|
|
Ola amigos,estou trabalhando para melhorar a conecidade apostando em raizes aereas e numa tecnica que vi aqui no forum sobre brotação de novos galhos com cortes meia lua.Entao estou atualizando fotos. e esta é a foto da tecnica de galhos um corte meia lua no local onde se quer o galho fiz diversos cortes se der certo vou trabalhar a tecnica do canudinho para novas raizes.Poso a evolução.Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 6:00 pm Assunto: Scheflera |
|
|
Ola amigos,dei uma lavada nas raizes para aparecer o que deu de raizes,depois de uma poda e dos cortes em meia lua para ver se esta tecnica da certo vou deixa-la quieta ate se recuperar,Se der certo a tecnica dos galhos a sheflera tem por propriedade nascer mais ou menos 5 novas folhas,ai a idéia é podar a folha e com o caule da folha aplicar a tecnica do canudinho para fazer brotar umas raizes aereas e que sabe no futuro alem de uma otima experiencia tornar esta planta num bonsai de troncos multiplos e uma unica só copa. a idéia é mais ou menos esta ou quem sabe com a opiniao dos foristas.Abraços |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Andre ,dicordo da resposta do Edson0605 tem um bom material ,cada artista tem um jeito próprio de espressar sua arte ,siga em frente e veras que belo trabalho vai ter daqui a pouco tempo........  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 8:19 pm Assunto: |
|
|
Apesar de discordar do Edson quanto a mão utilizar este material, concordo plenamente com ele de que este material sem uma nova e boa condução jamais vai dar coisa que presta. A projeção que o meu amigo Andre faz evidencia ainda mais isso. Os troncos retos sem beleza. Temos também o fato de ter 6 troncos, se minha contagem está certa e as fotos não esconderem outro. Então pela regra temos que elimar no mínimo um a fim de deixar números impares. Sugestão: deixe a planta se reestabelecer até a chegada da primavera. Daí corte todos os troncos bem baixo (não mais do que 5-6 cm do solo). Os novos brotos que sairão serão poderão ser conduzidos com aramgem ou melhor ainda com sucessivas podas curtas visando movimentos naturais dos novos brotos que saem do lado dos troncos. No futuro uma copa triangulada com toda a massa foliar de todos os troncos juntos. Não creio que venha a ser um bonsai de primeiro lugar em exposição, mas será um ótimo treinamento para quem está começando.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Seg Maio 31, 2010 11:19 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 31, 2010 8:41 am Assunto: Scheflera |
|
|
Ola amgo Becker pois é ,obrigado pela opiniao e ainda aposto nesta planta vamos ver no que da.Elio ão mesmo 6 troncos entao tenho que podar um para ter um numero impar?vou estudar o estilo troncos multiplos pois ainda nao vi apenas estava dando uma trabalhada inicial,mais uma vez obrigado pela opiniao e vou appostar sim nesta scheflera pois nao quero um bonsai de competição,alias nenhum dos meus trabalhos estao sendo feitos para isso apenas quero fazer e aprender a coisa certa,por este motivo algumas plantas minhas servirao de experiencia de aparendizado e vamos ver no futuro o que vai dar,pois o interessante desta arte é o trabalho que se faz,aramação,condução ,poodas e tantos outros se nao nao teria graça apenas comprar uma muda e plantar no vaso,vamos ver no que vai dar.Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 31, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
Andre, perfeito. Sempre é necessário termos troncos impares, tanto e caso de tronco múltiplo, quanto em casos de florestas. Apenas 0 tronco duplo é permitido, depois só números impares.
Concordo que deves usar estas plantas como aprendizado.
Para quem já está há mais anos no bonsai, de cara vê quando um material não tem muito futuro. Mas sem o aprendizado como chegar a isso??? Quem hoje vê os problemas, uma vez também não via!!! E o caminho do aprendizado passa necessariamente pelo erro. E o que faz o pssoal aqui do fórum é ajudar a mostrar onde está o erro. Então vá em frente com a vontade que lhe é caractrística e com o tempo chegará onde deseja.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 31, 2010 3:06 pm Assunto: Scheflera |
|
|
Ola amigo Elio,agradeço as palavras e vontade,disposição para apreder,ser um sejieto mais metido do que entendido isso me sobra e acho interessante esta experiencia de aprendizado.Paciencia é que muitas vezes me falta,afobação e impolgação tem de sobra mas ainda acredito que da um bom trabalho esta planta.Abraços |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Maio 31, 2010 7:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Andre, no site da FUKUBONSAI.COM você vai encontrar muita inspiração para você trabalhar esta planta.
Se minha, eliminava todos os troncos e gradativamente deixaria as raízes ainda mais expostas. Com as novas brotações montava uma copa pequena e densa.
Dá uma olhada lá. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|