|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodolfo Siena
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 11:07 pm Assunto: Acer Duvida |
|
|
Boa noite a todos!! Tenho 1 duvida sobre meus acer!!!
Gostaria de sabe 1 coisa!! eu sempre faço a desfolha deles, finalzinho de dezembro pra inicio de Janeiro!! Vi em livros que isso ajuda a diminuir suas folhas!!!
Agora em Agosto!! depois do inverno!! posso fase 1 desfolha, e 1 leve aramaçao neles??
Obrigado!!
Gostaria de algumas dicas!!
Em breve vo postar fotos de 1 Junipero, nao ta me dechando dormir!!
Preciso de ajuda pra estilizaçao!!
Nao sei se é hora de mecher nele ainda!!! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 11:42 pm Assunto: Re: Acer Duvida |
|
|
Oi Rodolfo, tudo bem?
Pode sim fazer desfolha também em agosto, quando começa a esquentar... e também aramar.
No limite voce pode fazer até 3 desfolhas nos áceres... uma em agosto, outra em dezembro e a ultima em abril...
Como em abril a temperatura já é menor que no verao, as folhas devem nascer ainda menores.
A desfolha nao apneas reduz o tamanho das folhas, mas estimula novas brotaçoes e ramificaçoes, ajudando a compactar a massa verde.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Rodolfo Siena
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 11:48 pm Assunto: |
|
|
Humm Ai sim!! Gostei!!!
Isso eu posso faser em todas as plantas?? Menos nas Juniperas e pinheiros né?? No resto em geral posso fase??
OBRIGADO
Vivendo e aprendendo ehehe |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Maio 18, 2010 11:08 am Assunto: |
|
|
Rodolfo, sugiro q vc venho sempre peguntar sobre a espécie....
Ficus Bini não aceita bem a desfolha, podendo perder alguns galhos... então pra se precaver e não aprender como eu aprendi, pergunte sobre cada espécie pesquise.... é melhor do que perder bons galhos. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 2:16 pm Assunto: |
|
|
Posto para acompanhar. _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 7:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Vhalveruth, tudo bem?
Não sei se é questão de clima ou época em que voce faz a desfolha, mas com os ficus boni eu tb desfolho como disse acima com os acer tridente...
O ficus boni tem uma tendência a secar um ou outro galho menor, mas ao menos aqui, não consegui relacionar isso à desfolha!... ou seja, desfolhando ou não, as vezes um galhinho simplesmente seca!...
Mas dianto do que vc falou, nao quero generalizar a aplicaçao do que faço aqui com os meus!...
Rodolfo, poda de juníperos é outro departamento!!!... Eles são chamados também de plantas "sempre verdes"... e antes de um treinamento básico, melhor nao podar seus juníperos (pinheiros).
Sobre as demais plantas que podem ser desfolhadas, vale a recomedaçao do Vhalveruth quanto a se certificar sobre as que aceitam bem ou nao!...
Apenas para citar algumas que desfolho 2 vezes ao ano sem problemas, estão:... acer, jabuticabeira, pitangueira, caliandra, laranjeira, zelkova, ulmus, ligustro, cerejeiras em geral, cambuim, piteco, .... entre outras!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|