FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Técnica de Poda MEKIRI. Como fazer?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 7:48 pm    Assunto: Técnica de Poda MEKIRI. Como fazer? Responder com citação

Olá Amigos,

Gostaria de saber mais sobre a técnica de poda conhecida como MEKIRI. Andei pesquisando na internet, mas ñ consegui localizar nada. Alguém poderia indicar algum link e se possível imagens de como proceder com a técnica?

Obrigado.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 6:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, o Mekiri em árvore saudáveis promove a rebentação de novos brotes nas zonas mais recuadas do ramos por consequência serve para encurtar ramos e aproximar a massa verde do tronco, além de contribuir para a melhoria da ramificação secundária formando a estrutura dos ramos mais facilmente. Very Happy

Essa técnica, geralmente, é aplicada a pinheiros, sendo que dependerá basicamente de qual variedade de pinheiro se está trabalhando, pois cada um deles sofrerá a ação em época distinta (P. Negro, Vermelho ou Branco, em se tratando de P. japonês). Very Happy

Quando os rebentos do ano estão maduros prestes a lenhificar, toda a força da árvore está dirigida nesse sentido (isto acontece por volta de julho, agosto aqui em Portugal e aí por volta de Janeiro Fevereiro). Se cortarmos esses novos rebentos, a energia da árvore vai canalizar-se mais atrás e por tal fazer brotar novas gemas que estavam adormecidas, criando novos ramos mais próximos do tronco. Esta é uma operação delicada, que só deverá ser executada em árvores fortes, e que dependendo da espécie do pinheiro deverá ser feita em etapas diferentes.

Agora, sem fazer um curso de bonsai, que trate dessa matéria especifica, em um trabalho com Pinheiro, vc não poderá nunca vir a trabalhar efetivamente, pois é preciso ver fazer para aprender a fazer. Não basta apenas ler sobre o que é, se não souber, com experiencia própria, para que serve e como proceder corretamente a seu uso. Shocked

O melhor mestre para ensinar corretamente essa técnica é Hidaka sensei. Wink Mas, claro, a Regina Suzuki tambem domina bem essa área de PN, então poderá ensinar e explicar detidamente como proceder, mostrando em um pinheiro, o que cortar. Very Happy

Se souber francês, o link abaixo ensina a técnica (dentre outras coisinhas mais, sobre pinheiros):

http://www.espritsdegoshin.fr/index.php?option=com_content&view=article&id=54:pins&catid=2:guide-especes&Itemid=24

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 30, 2010 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

No caso específico seria para podas em Pinheiro Vermelho, Acer Deshojo e Serissa.

Agradeço suas dicas. Muito obrigado.

Se tiver algo a acrescentar, por favor ñ hesite.

Natura Bonsai Brasil

Editado pela última vez por Donegá em Seg Maio 31, 2010 5:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 30, 2010 10:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O que vc quer dizer com hesitar? Nunca hesito em auxiliar sempre que posso. Prefiro, antes, não escrever sobre o que não conheço, do que hesitar em escrever o que eu sei e que poderá vir a servir para alguem melhorar, em termos de cultivo e aprendizado na nossa nobre arte bonsai. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 31, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Por favor me perdoe se ñ soube me expressar corretamente, o que quis dizer com hesitar é que se tiver qualquer informação ou mesmo correção a fazer por favor ñ deixe de falar, pois sou aprendiz e cm todo aprendiz cometo erros e preciso de alguém com conhecimento p/ me orientar.

Realmente peço perdão pelo mal entendido, já tive outras ajudas tuas e de outros amigos aqui no fórum e sei que isso é feito com muito prazer em ajudar ao próximo e que tento dentro de minhas limitações de conhecimento fazer o mesmo pelos que posso.

Gde abraço amigo, espero de coração que reveja o mal entendido.

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 31, 2010 7:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, não se apoquente, nem se amofine por tão pouco, meu chapa. Estamos entre amigos ou não? Se estamos, não há o que perdoar. Se não, perdoar o quê? Para quê? Very Happy

Leve na camaradagem, minhas sinceras reprimendas. Como voce, sou tambem um eterno aprendiz, e é sempre bom podermos "brincar" uns com os outros. Deixemos a seriedade e formalidade lá para fora, para o mundo hostil. Aqui, apenas respeito os demais e brinco com todos. Um caloroso abraço. Very Happy

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 31, 2010 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Novamente agradeço a ajuda e digo que sinceramente fiquei envergonhado achando que havia lhe ofendido. Tem toda razão devemos deixar as hostilidades p/ o mundo lá fora, entre amigos devemos praticar a ajuda, a compreensão a camaradagem. A arte que procuramos aprender e praticar diz tudo sobre a indole e personalidade de seus praticantes. É realmente necessário a esta uma evolução ao ponto de nos dar sensilidade p/ ñ só olharmos mas sentirmos nossos trabalhos realizados a 4 mãos junto com a natureza que o criador nos deixou e qual queremos trazer p/ nossos lares e de nossos iguais, representadas nessas pequenas e maravilhosas plantas cheias e repletas dos espíritos que regem e representam a luta da natureza p/ nos dar algo que a maioria desconhece e desvaloriza.

Um gde abraço a vc amigo.

Obs: a matéria é excelente, cm ñ sei francês usei um tradutor p/ poder entender a matéria. Vou procurar melhorar a tradução e vou postá-la aqui no fórum p/ que mais amigos possam tirar proveito da mesma.

Natura Bonsai Brasil

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, como o experiente amigo Nicky disse, a técnica do Mekiri é um pouco complexa, assim como o metsumi ( Falando de Pinus). Isso tem que ser aprendido "in loco". Só por escrito é meio difícil. O que posso te afirmar é que Hidaka-San aconselha fazer em Fev/Março e o Kimura, em Janeiro (Julho no Japão).
Assim, vc tem até o ano que vem para pesquisar bastante a respeito.

Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio pela informação.

Natura Bonsai Brasil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: