Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 5:04 pm Assunto: |
|
|
Passou a caneta no Velhinho.... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 8:22 pm Assunto: Poda Urbana |
|
|
Bem que eu achei conhecido ahhahaha
Mas falando sério, se não tiver um mínimo controle o pessoal sai fazendo barbaridade e matando tudo.
Essa semana mesmo, quando vi já tinham podado todas as Estremosas da minha rua, e pior que até as que estavam com cerca de um metro de altura assim não cresce nunca; ou vai ver a idéia do cara é deixar pra bonsai mesmo!!! |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 8:22 pm Assunto: Poda Urbana |
|
|
Bem que eu achei conhecido ahhahaha
Mas falando sério, se não tiver um mínimo controle o pessoal sai fazendo barbaridade e matando tudo.
Essa semana mesmo, quando vi já tinham podado todas as Estremosas da minha rua, e pior que até as que estavam com cerca de um metro de altura assim não cresce nunca; ou vai ver a idéia do cara é deixar pra bonsai mesmo!!! |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Ter Jun 01, 2010 8:47 pm Assunto: |
|
|
Legal a proteção das árvores mas a multa é mais uma fonte de renda e não uma preocupação.
Aqui em sampa canso de ouvir na rádio solicitação de 1 a 2 anos de espera para poda de árvores e o serviço não vem. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 12:35 am Assunto: |
|
|
LG eles cortaram minha explicação, o objetivo principal da autuação é a conscientização, e não a punição. A maioria fica na advertência, multa mesmo são poucos que levam, principalmente em reincidência. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 1:07 am Assunto: |
|
|
De suam importância a reportagem, alertando para a conscientização.
As pessoas podam errado, plantam árvores inadequadas para determinados lugares. Falta muita informação.
Numa praça perto da minha casa os moradores plantarm um "bosque" com mais ou menos 10 tipos de plantas. Só pra ter uma idéia até scheflera plantaram.
Outra: um cara cortou uma castanheira de uns 8 anos e plantou um pingo d´ouro !!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto a demora mensionada pelo LG, aqui em Porto Alegre não é diferente. É muita árvore pra poucos profissionais. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 9:43 am Assunto: |
|
|
Eu até quero acompanhar o trabalho em POA uma hora dessas, mas aqui eu posso afirmar com propriedade como acontece.
Sobre a capitalização de recursos, todas (as poucas) multas aplicadas revertem para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, o qual é obrigatório para a gestão ambiental municipal. Ou seja, qualquer recurso captado através de multas reverte diretamente para aplicações com o Meio Ambiente.
Ijuí é uma cidade muito bem arborizada, por questão cultural a poda ainda é muito arraigada na população. A espera para laudo e autorização é de no máximo 7 dias, a execução depende de empresa licitada, ainda não temos equipe própria.
Mas no fim, gosto muito do que faço.. |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 10:12 am Assunto: |
|
|
Em Piracicaba estão tombando diversas arvores antigas para evitar que pessoas podem sem conhecimento.
Já existe uma lista com aproximadamente 60 arvores tombadas, porém a propria prefeitura foi fazer uma praça nova e quase matou um ficus elastica de 50 anos....  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 10:36 am Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando que Ficus, elástica ou não, não é uma nativa, e que suas vorazes raízes detonam canos de agua e esgoto, razão pela qual a maioria das administrações e prefeituras das cidades opta por seu corte e retirada.
A raiz do ficus é extremamente invasiva. Ele implode muros, solapa pista asfaltica, arrebenta lajes e rompe tubulações. O ficus, em area urbana, tem que ser cortado em períodos interecalados e, caso se opte por sua continuidade, é feito reposição com plantas novas, reiniciando o ciclo destrutivo.
Para quem não acredita na capacidade do estrago, vide fotos de ficus religiosa nos templos antigos na India, Indonésia e afins.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
Nick, aqui na cidade o Ficus benjamina é a segunda árvore mais problemática. Perde apenas para a canela-doce, Cinnamomum zeilanicum, que hoje passou dos 15% de freqüência na cidade. A substituição destas espécies é sistemática, casa-a-caso, pois imaginem cortar 15% das árvores da cidade na mesma oportunidade, seria inviável.
A 15 anos o maior problema eram os Ligustros, que em algumas cidades da região chegam a incrível freqüência de 50%. Hoje este problema já não existe em Ijuí, mas a "briga" com os ficus e canelas ainda vai algum tempo, enquanto isso vamos difundindo as qualidades de nossas nativas, com diversas espécies ótimas para serem utilizadas na arborização pública. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 12:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Arzi, aqui no DF a administração fez o plantio de mais de 15 mil mudas de jabu. Outra nativa bem distribuida é a pitangueira. Elas foram mais bem aceitas que as frutiferas anteriores, mangueiras, por serem estas ultimas muito invasivas tambem, ainda que de variedades anãs.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|