Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 3:22 pm Assunto: Piracanta Literati????????????? |
|
|
Ola pessoal,gostaria de trabalhar esta piracanta no estilo literati e gostaria de algumas opinioes,acho que tem grande potencial o que acham??????????????? a foto de frente e seu nebari.Gostaria de sugestoes.Abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 5:14 pm Assunto: |
|
|
imaginei um formato diferente, abaixo um esboço:
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 9:14 pm Assunto: Piracanta |
|
|
Ola amigos tive um pequeno acidente com minha piracanta e tive que podar ela ficando assim,ainda gostaria de um estilo literati.OPINIOES POR FAVOR.Abraços nebari da planta e ela como ficou.Dei uma puxada nos galhos pois agora em julho vou desfolhar ela inteira.DEIXEM AQUI SUAS OPINIOES |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 10:25 pm Assunto: |
|
|
Olá André!
Algumar orientações com relação à espécie e ao estilo:
1. Literati demanda pouquissimo verde, assim, tira o galho da direitta e o da esquerda e arredonde o topo onde está cortado, para dar continuidade ao galho que ficar. Após a primeira curva do tronco, arame bem e dê uma curvatura contrária à primeira.
2. Não desfolhe agora sob pena de perder a planta. Aliás, a Piracanta não se deve desfolhar totalmente, nunca.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 4:41 pm Assunto: Piracanta |
|
|
Ola amigo Elio,obrigado pela sua opiniao mas vc se refere a aramar e dar uma curvatura ao contrario no tronco da planta????Quanto a desfolha total no proximo mes é que li uma materia do bonsaisista Osamu Hidaka revista Como Cultivar Bonsai nr01 da Casa dois e o mesmo da esta sugestao para piracanta e jabuticabeira.No caso da piracanta seria melhor ate para trabalhar nesta época (mes que vem)pois os galhos e troncos ficam mais macios.Ano passado em julho fiz isso desfolhei a piracanta e a jabuticaba e as mesmas vieram com uma excelente brotação o dobro de folhas por isso faço isso no mes que vem.Gostei da opiniao do Laudir mas depois do acidente acho que nao tenho muita saida.Vais na reuniao sabado???Estarei por la.Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 8:40 pm Assunto: |
|
|
André, a aramação e curvatura do tronco é para tirar aquela parte reta após a curva. Vc tem uma curva à direira, depois logo uma à esquerda e agora precisa de mais uma à direita.
Sábado passado estive em Ribeirão Preto e, num dos momentos em que Hidaka-San estava rodeado de amigos explicando detalhes da Piracanta ele afirmou que não se deve desfolhar totalmente a mesma.
??????????????
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 10:02 pm Assunto: Piracanta |
|
|
Ola amigo Elio te entendi obrigado pela dica.Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jun 06, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Amigo Andre, o Elio que está opinando acima é meu grande amigo e Xará lá de Curitiba. Então os "louros"não são meus....
Não fui na reunião de Poa no sábado pois tínhamos a da noss associação em Rolante. vou ver se vou na próxima.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|