FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piracanta Literati?????????????
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 3:22 pm    Assunto: Piracanta Literati????????????? Responder com citação

Ola pessoal,gostaria de trabalhar esta piracanta no estilo literati e gostaria de algumas opinioes,acho que tem grande potencial o que acham??????????????? a foto de frente e seu nebari.Gostaria de sugestoes.Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

imaginei um formato diferente, abaixo um esboço:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 9:14 pm    Assunto: Piracanta Responder com citação

Ola amigos tive um pequeno acidente com minha piracanta e tive que podar ela ficando assim,ainda gostaria de um estilo literati.OPINIOES POR FAVOR.Abraçosnebari da planta e ela como ficou.Dei uma puxada nos galhos pois agora em julho vou desfolhar ela inteira.DEIXEM AQUI SUAS OPINIOES
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 02, 2010 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André!
Algumar orientações com relação à espécie e ao estilo:

1. Literati demanda pouquissimo verde, assim, tira o galho da direitta e o da esquerda e arredonde o topo onde está cortado, para dar continuidade ao galho que ficar. Após a primeira curva do tronco, arame bem e dê uma curvatura contrária à primeira.

2. Não desfolhe agora sob pena de perder a planta. Aliás, a Piracanta não se deve desfolhar totalmente, nunca.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 4:41 pm    Assunto: Piracanta Responder com citação

Ola amigo Elio,obrigado pela sua opiniao mas vc se refere a aramar e dar uma curvatura ao contrario no tronco da planta????Quanto a desfolha total no proximo mes é que li uma materia do bonsaisista Osamu Hidaka revista Como Cultivar Bonsai nr01 da Casa dois e o mesmo da esta sugestao para piracanta e jabuticabeira.No caso da piracanta seria melhor ate para trabalhar nesta época (mes que vem)pois os galhos e troncos ficam mais macios.Ano passado em julho fiz isso desfolhei a piracanta e a jabuticaba e as mesmas vieram com uma excelente brotação o dobro de folhas por isso faço isso no mes que vem.Gostei da opiniao do Laudir mas depois do acidente acho que nao tenho muita saida.Vais na reuniao sabado???Estarei por la.Abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

André, a aramação e curvatura do tronco é para tirar aquela parte reta após a curva. Vc tem uma curva à direira, depois logo uma à esquerda e agora precisa de mais uma à direita.

Sábado passado estive em Ribeirão Preto e, num dos momentos em que Hidaka-San estava rodeado de amigos explicando detalhes da Piracanta ele afirmou que não se deve desfolhar totalmente a mesma.

??????????????

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 03, 2010 10:02 pm    Assunto: Piracanta Responder com citação

Ola amigo Elio te entendi obrigado pela dica.Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Andre, o Elio que está opinando acima é meu grande amigo e Xará lá de Curitiba. Então os "louros"não são meus....
Não fui na reunião de Poa no sábado pois tínhamos a da noss associação em Rolante. vou ver se vou na próxima.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: