|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gladson Nizer

Registrado: 02/06/10 Idade: 43 Mensagens: 4 Localização: Canoinhas-SC
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 6:35 pm Assunto: Bonsai de Laranjeira |
|
|
Olá pessoal
Estou com a seguinte situação
Meu pai tem plantado no quintal uma laranjeira de 2m de altura, a qual quer arrancar. Quando soube decidi, que quero transforma-lá em um bonsai, ela esta com otimos galhos pra bonsai e com um tronco de aprox. 10cm de diamentro ja, tem 10 anos de idade.
Minhas duvidas são as seguintes:
Como podar, que tamanho deixar os galhos, e se eu mudala em um tambor agora no inverno, sera que ela não vai morrer?
vou tentar colocar a foto dela para vcs verem acredito que ficaria um otimo bonsai...
Aguardo comentarios
Grande abraço
Gladson Nizer [/b] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 10:07 pm Assunto: |
|
|
Gladson, sem fotos fica difícil orientar. Agora, com relação a colocá-la num tambor, agora é a época. Cítricos se transplantam em Junho ( na nossa região)
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 10:42 am Assunto: bonsai |
|
|
O ideal é cortar o tronco na altura do primeiro galho, de forma a permitir que novas brotações venham a crescer abaixo deste. Ou, se houver mais galhos baixos, promover a um corte em forma cilidrinca, mantendo uma estrutura arredondada na copa. Isso tambem estimula novas brotações, quanto à redução da altura da planta.
Há alguns anos fiz alguns replantios de laranjeiras aqui na chacara onde resido, e não houve perdas. Aproveitei para reduzir a altura, de modo a facilitar a futura retirada dos frutos. Ao replantar no solo, cuidei de manter o pé sempre irrigado, porém sem encharcar. O mesmo procedimento deve ser adotado em vaso ou bacia plastica. Lembrando que o solo deverá ser drenante, sem conter matéria organica em demasia.
Deixar as raízes capilares e cortar apenas as raízes mais grossas é de praxe, bem como aplicar pasta selante (ou cola branca para madeira) nos cortes grandes das raízes. Em seguida, imergir as raízes em agua contendo solução enraizante por 30 minutos, antes de proceder ao replantio, ajuda bastante.
Após o replantio, manter durante a primeira semana em local semi sombreado, onde a planta receba luz solar mas não o calor total. Após esse período, a planta deverá receber insolação continua, isto é, durante todo o dia, com rega intercalada (dia sim, dia não).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gladson Nizer

|
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
|
|
 |
Gladson Nizer

|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 9:39 pm Assunto: Fotos Laranjeira |
|
|
Agora segue as fotos da laranjeira que pretendo fazer o meu bonsai.
Abraços e obrigado pelas dicas...
Gladson |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 8:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se houvesse tempo, vc poderia efetuar alguns cortes nos galhos, aguardando que novas brotações surgissem, e ficassem fortes o bastante para ser considerada a retirada. Eu sugiro cortes nos locais marcados em vermelho:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gladson Nizer

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:57 pm Assunto: olá amigos |
|
|
Amigos....
Estou muito feliz pela ajuda e sugestões de todos....
Vou fazer o possivel para que ela não precise ser replantada agora, mas acabei ficando com uma duvida, levando em consideração que ela vai receber algumas geadas neste mes e no proximo, o que seria melhor agora??
PODAR ou FAZER A VALETA COM AREIA EM VOLTA???
Abraços
Gladson. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 7:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
Faça os cortes/podas, aplicando cola branca de madeira sobre eles, para evitar o apodrecimento. (eu uso cascolar, mas há outras no mercado). Em seguida, faça a valeta com areia. Lembre de manter certa umidade, sem encharcamento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|