|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FelipeRocha

Registrado: 02/06/10 Idade: 36 Mensagens: 38 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 8:47 pm Assunto: Como fazer c/ acerola |
|
|
Bom, tenho esse pé de acerola no quintal de casa, e estou pensando em transformá - lo em um bonsai.
Queria saber a opinião de vocês quanto a colocar ele no escorredor ou deixá-lo como está no solo.
Eu sempre tenho essa dúvida, pq acho que se a planta se desenvolve muito no solo, é um trabalho a mais para recuperar suas raizes após a coleta.Mas como aqui no fórum tem pessoas bem mais experientes, gostaria de saber a opinião de todos.
Outra dúvida seria a questão de podas.Onde devo podar para ter uma boa estrutura?
Seria necessária uma desfolha para aramação, ou isso é um passo mais futuro?
Desculpem a chuva de perguntas, mas acho que este é o local mais adequado, e com pessoas mais capacitadas para responder às dúvidas.
Tamanho comparado com uma garrafa de cerveja.
Aguardo comentários e opiniões,Obrigado a todos. _________________ "Dificuldades são como montanhas.Só se aplainam quando avançamos sobre elas."
Émile Zola |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
Felipe, com certeza no solo ele crescerá mais rápido e melhor.
Neste caso específico da sua acerola, deixaria ela aí mesmo por algum tempo ainda.
Quando está no solo, o principal objetivo é engrossar o tronco. Isso ocorrerá melhor e mais rápido se você mantiver ele com a maior quantidade de massa foliar possível. Então deixo crescer livremente? Não.
Ao contrário do que se possa imaginar, a poda diminui a quantidade de folhas, mas quando iniciar brotação nova, virá com muito mais folhas. Quando cortamos um galho, no local da poda dois novos nascerão, aumentando a massa foliar.
Se fosse eu, podaria e deixaria aí no solo.
Quando for fazer o yamadori (coleta da muda para colocar no vaso), você vai ter que podar todas (ou quase todas) as folhas, deixando só a parte mais inferior da planta. Portanto, aramação não precisa ser feita. Só faria aramação se fosse para formar o que seria futuramente o tronco principal, ou para treinar como aramar.
Só para você ter uma idéia:
em azul as podas
em vermelho: o que poderia ser o tronco no yamadori
foto de uma planta bem formada (do Nelmar), parecida com a sua
 |
|
|
 |
FelipeRocha

Registrado: 02/06/10 Idade: 36 Mensagens: 38 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 11:44 am Assunto: Obrigado de novo Nikkei |
|
|
Nikkei está sendo de grande ajuda nesse meu inicio no bonsai.
Obrigado pelas sugestões, e depois da poda eu posto outra foto pra acompanhar a evolução!
valeu! _________________ "Dificuldades são como montanhas.Só se aplainam quando avançamos sobre elas."
Émile Zola |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|