Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 10:40 pm Assunto: Bouganville - devagar e sempre |
|
|
Esta eu comprei há quase 7 anos. Na tentativa de mudar suas características, muitos erros de principiante estão na história dela. Agora estou na tentativa de fazer uma melhor ramificação dos ramos, mas ainda falta chão! Opiniões são muito bem vindas.
[img]http://www.facebook.com/photo.php?pid=360007&id=100000075814322[/img]
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 11:05 pm Assunto: |
|
|
Olá João belo material ta ficando linda essa bougainvillea sua imagino ela florida vai ficar de cair o queixo continue postando para acompanhar a evolução dela.
Um abração meu amigo. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 3:17 pm Assunto: |
|
|
João, belo material tens em mãos.
Tuas intervenções, estão melhor ainda.
Vamos acompanhar.
Abraço. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
José que bela primavera que vc tem em mãos !!
Eu fiz um desenho tosco no paint de como imaginei ela, apenas uma idéia, apenas não fiz as ramificações na parte da frente para ter idéia da estrutura principal, acho que a partir do 2º galho ja daria pra ter ramificações e galhos frontais. As ramificações laranja são da parte
traseira rss..
Bom é só uma idéia, mas ela ja esta bem encaminhada!!
abraço.
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 8:24 pm Assunto: |
|
|
Anderson, Renato, valeu!! Leonardo, espero que eu consiga chegar próximo desta projeção sua! Me dê uns dois anos, vou colocá-la numa caixa plástica de supermercado. E vamos ver no que dá! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 3:52 pm Assunto: |
|
|
João
O amigo Leo fez um belo projeto para esta bela primavera!!!
Um ponto que me incomoda é esta bifurcação na parte de cima que não favorece o afunilamento do tronco... Será???  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 4:02 pm Assunto: |
|
|
Não quero ser desagradável ,longe disso, mas não estaria faltando conicidade a planta, no projeto de Leonardo? _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 4:24 pm Assunto: |
|
|
tens toda razão, falta conicidade, porem fiz um desenho bem tosco no paint, coisa de principiante mesmo.
mas se fosse "minha" faria 2 plantas, pois o tronco ta bem alto, daria pra fazer 2 plantas de porte robusto. ai seria mais facil a correção da falta de conicidade. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 4:43 pm Assunto: |
|
|
Justamente o que eu tinha pensado Leonardo, até pq para corrigir a conicidade da jeito que está atualmente, precisaria deixar crescer bastante o novo ápice, e a planta acabaria ficando enorme, eu particularmente gosto mais dos bonsais de pequeno porte... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 4:50 pm Assunto: |
|
|
Oi, Alexandre, isto também me incomoda, mas como fazer a retirada sem perda de galhos importantes para a estrutura da copa? ão sei o que compensa!! _________________ João josé
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 6:07 pm Assunto: |
|
|
Complicado hein... pois todo o tronco tem a mesma espessura.
acho que o negócio é deichar pra la essa falta de conicidade, ramifica bem a bixinha e esconde esse probleminha, que perto de como devera ficar não vai ser tão grande coisa.
Agora se for pra melhorar isso, ou podando ou usando galhos de sacrificio. Mas sei la, decho essa pros profissionais. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Exigir conicidade do Bougainvíllea é exigir muito, em se tratando de uma trepadeira.
A planta tem uma certa conicidade suave, olhando a penúltima foto que o João José colocou.
E, conforme lembrou o Leonardo, uma ramificação baixa, deixando aparecer apenas o início do tronco, resolverá todo esse problema.
Depois, o porte, a cor.................hum, vai ficar show de bola!
Ah, vale lembrar a boa decisão do João José em recomeçar e dar a melhor direção aos ramos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu a força, Elio! Realmente foi uma decisão difícil, afinal a planta era inicialmente do meu primeiro professor na arte. E modificar uma planta de quem já te deu aula é muita responsa! Depois da primeira poda daquele fukinagashi inicial ele estava com todos os ramos numa direção só:
Mas acredito que a mudança vai ser pra muito melhor! _________________ João josé
|
|
 |
Christian Ramos
|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 6:27 pm Assunto: |
|
|
tenho uma primavera parecida com essa sua pode servir de inspiração talvez...
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 6:43 pm Assunto: |
|
|
O formato da copa deve ser algo parecido, Christian! Obrigado! _________________ João josé
|
|
 |
|