|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre R
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:31 pm Assunto: Poda |
|
|
Boa noite a todos , gostaria de ter uma idéia de como podar minha tuia prata, ele é inclinada como no estilo shakan, apesar de estar fina ainda , gostaria receber uma ideias de como podalá para começar a dar forma ai vai a foto, obrigado.
 |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:36 pm Assunto: |
|
|
Sem podas na minha opinião!
Talvez uma aramação no tronco para dar um movimento!
Mas ta muito fino pra podar!
Desculpa!  _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
A_Henriques

Registrado: 03/05/10 Idade: 51 Mensagens: 58 Localização: Brasília-DF / São Paulo-SP / Cataguases-MG
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
Poderia fazer um yose-uye ou um ikadabuki, o primeiro seria uma floresta com estacas da árvore principal e o segunda seria uma floresta também, mas tombando a árvore aproveitando os galhos perpendiculares ao tronco. |
|
|
 |
Alexandre R
|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela atenção galera, então o melhor é deixar ela engrossar mais pra podar? E se eu transplantar pra um escoredor e depois fazer a mamadeira? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 8:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Alexandre R, não faça transplante agora. Espere até a primavera, pois é uma época melhor para isso e vc não irá correr o risco de perder sua planta. Mantenha ela onde está, adubando e irrigando, mas sem encharcar o solo. Ponha o vaso em local onde a planta receba sol pleno o dia inteiro, sem medo de ser feliz.
O que voce pode fazer para melhorar, é cortar o excesso de galhos. Olha minha sugestão de cortes. Depois, aplique arame no tronco e nos galhos, para dar um pouco de movimento levemente sinuoso:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 10:57 pm Assunto: |
|
|
Niky, uma pergunta: esta espécie podando os galhos em locais onde não tem folhas (acículas) irá brotar?
Tenho uma planta desta que fiz de alporque de uma maior que está no jardim. Ela está com galhos meio longos, mas não arrisquei podar mais curto por medo de não brotar no galho liso.
grato _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 10, 2010 8:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio Luis, essa variedade é mais resistente. Fazendo os cortes nos galhos longos, desde que mantendo as novas brotações, não há risco nenhum. O que acontece, é que as vezes se fazem os cortes em pleno verão, eliminando a maioria das brotações. Quando a planta tem os galhos principais definidos, por exemplo, e nenhum outro, então cortar pode ser complicado, mas ainda assim, não impossível.
Com a entrada do inverno, podemos "mexer" nas coníferas, como o shimpaku, por exemplo, sem nenhum susto. Cortes radicais, de raízes e galhos, sempre resultam bem. Fazer um pouco antes da entrada do inverno, tambem funciona. Muitos shimpakus que tenho no quintal, por exemplo, podei ano passado. Este ano, a maioria está com brotações novas, em locais próximos de shari e jin, por exemplo.
Essa planta, como vc pode observar nas fotos postadas pelo colega Alexandre R., está bem saudável. Há fortes brotações por todo o tronco, além do comprimento excessivo dos galhos que podemos considerar como principais. A brotação apical está tripartida, de forma que, cortando e reduzindo, induziremos a planta a "produzir" novas brotações, preferencialmente nos locais onde iremos precisar, e nos galhos que, com seu tamanho reduzido, poderão ser usados para formar a estruturação aerea mais adequada ao estilo pretendido.
Cortes, nessa espécie, redundam em novas brotações, quando feito na época correta, bem entendido. É algo similar que ocorre com os aceres, por exemplo. Ao aramar um galho, dando a ele movimento bem sinuoso, ou mesmo o tronco, teremos brotações excessivas, o que nos permitirá obter novos galhos com que formar ou modificar a estruturação aerea.
Depois posta uma foto da sua planta dessa espécie, para eu ver e conferir, ok? Faça uma antes da poda, uma depois e uma outra, quando as brotações começarem a "pipocar", para ver como está indo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre R
|
Enviada: Qui Jun 10, 2010 10:01 pm Assunto: Poda |
|
|
Olá nick , olha sou principiante , vou te mandar outra foto , c ñ for incomodar muito vc pode fazer outra sugestão de poda nessa foto que te mandar, eu gostaria de fazer o estilo shakan pois ela é bem inclinada, c for possivel me manda ok abraços.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|