Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 6:24 pm Assunto: Exemplo de técnica de estilização por tracionamento |
|
|
Olá amigos,
Algumas plantas usadas p/ Bonsai tem grandes problemas de estilização através de aramação, principalmente as que seus galhos se enrijessem com mais facilidade.
Entre elas está a Jaboticabeira, com os galhos ainda consideravelmente finos eles já estão bem rijos e difíceis de serem trabalhados com a aramação que pode provocar a ruptura dos mesmos e por a perder muitas vezes trabalhos de anos.
Após ter esse problema com meu exemplar de Jaboticabeira, comecei a pesquisar a respeito e vi alguns exemplos de estilização através da tração dos galhos, a maioria feitas com arames. Porém o arame tb provoca alguns incovenientes, entre eles a força utilizada p/ retorcê-lo e tracionar um pouco mais o galho, como essa torção é feita por alicate, mts vezes colocamos mais força que o necessário, outro incoveniente é a quebra dos arames, algumas vezes quando realizamos a tração pela torção do arame este se rompe, nos obrigando trocá-lo, além de causar um tranco no galho durante o rompimento podendo danificá-lo, além de que o próprio trabalho de recolocação pode causar danos. Entre outros incovenientes que podem ocorrer.
Outro dia em loja de ferragens, em quanto aguardava no balcão p/ ser atendido, vi um vendedor trazer uma peça p/ um cliente que ele chamou de esticador de cabo de aço, uma peça pequena, relativamente barata ( entre R$ 2,00 e R$ 10,00, dependendo do tamanho), leve e feita de material que ñ enferruja. Obeservei seu funcionamento e comprei algumas para teste. Utilizei justamente em minha Jaboticabeira. Vejam os resulatdo nas fotos abaixo.
Vantagens: Pode ser feito o tracionamento dos galhos girando a peça de forma manual, ou seja, fica mais fácil a percepção da força utilizada. O tracionamento pode ser feito de forma progressiva e lenta, um pouco a cada tantos dias conforme o bonsaísta definir. Pode ser usado tb em galhos mais grossos. A colocação é bem simples.
No caso acima eu coloquei o vaso com a planta dentro de um pequeno caixote de madeira que eu mesmo fiz. Motivos: a - pelo vaso ser de plástico na primeira tentativa ele começou a trincar. b - no caixote fiz vários furos em suas laterais tendo assim várias opções de posição p/ fixar o esticador.
Tb. utilizei p/ prender o esticador tanto no galho qto no caixote, pedaços de arames de alumínio (pode ser é claro o de cobre), em uma das extremidades fiz uma espécie de gancho p/ posicioná-lo no galho e na outra extremidade fiz como que um prolongamento do esticador podendo utilizá-lo em qualquer altura de galho que eu deseje.
Para proteger o galho costumo enrolar ráfia e colocar por cima um pedaço de mangueira de borracha, uso a tripa de mico cortando um dos lados p/ que forme uma meia-cana.
Espero que este post possa ajudar, principalmente aos menos experientes assim como eu. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 12:00 am Assunto: |
|
|
Donegá, muito bom! Estas peças são pouco aproveitadas na arte, mas já vi trabalhos com elas. Só me chamou a atenção numa coisa: A tripa de mico com sol e umidade tende a queimar e ressecar e, muitas vezes, aderir ao tronco, podendo provocar manchas ou fungos no tronco! É bom usar a ráfia mesmo, evitando o uso direto no tronco! E a caixa de madeira ou gaiola é excelente artifício para dar mais pontos de ancoragem! Parabéns! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Olá João José,
Cm vc mencionou, é realmente necessária a colocação de ráfia. Esse método tb facilita no caso de necessidade de recolocação tanto de ráfia como de borracha ou tripa de mico, pois a regreção do mecanisco fazendo-o voltar ao ponto original tb é feita de forma fácil e sem tranco ao galho tracionado. Após efetuar a manutenção basta voltar a tracionar o galho que voltará facilmente ao ponto anterior por já ter ganhado maleabilidade. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|