|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
crhistianvedder
Registrado: 27/08/05 Idade: 43 Mensagens: 66 Localização: Bel�m - Par�
|
Enviada: Sáb Out 01, 2005 6:02 pm Assunto: Como cortar um galho de árvore? |
|
|
Como faço para cortar um galho de uma árvore que eu considerar boa para se fazer um bonsai?
Uma vez cortei de uma Ixoria de uma Ficus só que todos os dois morreram ...
Eu cortei (quebrei) um galinho das plantas e depois coloquei a ponta num copo com água, para crescer a raiz ... mas as folhas secaram e um tempo depois o galho tb ...
Tem alguma técnica para se fazer isso?  _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
JP
Registrado: 21/09/05 Mensagens: 21 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Sáb Out 01, 2005 8:57 pm Assunto: |
|
|
tenta adicionar a essa agua algum liquido enraizante, deixa la por um tempo, tipo uns 10 minutos e depois coloca em areia de rio...
não deixa tomar sol direto, deixa na sombra
acho q assim rola, vou tentar com um acer q tem aqui aonde eu moro, mas o ficus deve ser mais fácil de pegar
abraços
João Pedro |
|
|
 |
crhistianvedder
|
Enviada: Sáb Out 01, 2005 11:31 pm Assunto: |
|
|
Blza! Valeu pela dica, mas mesmo sem raiz já pode colocar na areia?  _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
JP
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 11:25 am Assunto: |
|
|
não sei se funciona com todas as espécies, mas vale tentar...
hehehe |
|
|
 |
crhistianvedder
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 1:02 pm Assunto: |
|
|
Bem, vou tentar!
E quanto a cortar o galho da árvore? Pode quebrar ou tem alguma técnica tb para cortar? Certa vez li que não se pode cortar reto o galho, e sim em diagonal ... é isso mesmo? Pra que serve isso? _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Dom Out 02, 2005 9:25 pm Assunto: |
|
|
se corta o galho (estaca) em diagonal para que se tenha a maior area no corte........ |
|
|
 |
crhistianvedder
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 1:14 pm Assunto: |
|
|
Confesso que não entendi ...
Bem, mas está ai o sashiki dela:
Eu cortei em diagonal logo abaixo de um galho, desfolhei até 1/3 da altura e as folhas que sobraram cortei pela metade, todas.
Deixei 1 hora em 250ml de água com 5 gotas de líquido enraizante, depois plantei em terra + humus de minhoca, molhei a terra com a solução que estava no copo.
Foi feito no domingo, e hj, terça feira, notei 3 gemas nascendo ... será que pegou??  _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
JP
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 4:20 pm Assunto: |
|
|
Então, não sei te dizer ao certo...
mas te digo uma coisa, não puxe a planta para fora da terra, pois as novas raizes são muito frágeis ainda... espere mais algumas semanas, se não morrer é pq pegou
hehehe
Abraço,
João Pedro
Ah, que liquido enraizante vc utilizou  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 5:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Chris,
Como lhe disse pelo msn. Quando faço estacas de Ficus, nao deixo muitas folhas, no maximo duas, mas as maioria das vezes é uma. Isso minimiza a perda de agua da planta, favorecendo mais seu metabolismo para que nasçam mais raizes e mais rapidamente, para que a planta se recupere no menor tempo possivel. Corte a maioria das folhas somente no pecíolo mesmo (cabinho das folhas) e deixe somente uma ou duas. Onde foram feitas as podas nos pecílos existem gemas, que surgem quando se perde a folha acima dela ou quando a mesma é arrancada, encare como no biloche, assim que derrubar os pinos, virá a maquina e substituirá os mesmos. Tenho feito estacas assim em Ficus e obtido altos indices de enrraizamente em varias variedades. Retusa, Boni, Natasha. Fça a experiencia com as proximas tentativas e poste os resultados no Forum. Mais uma voisa ja ia me esquecendo, nao faz mal tirar tantas folhas da estaca, porque os Ficus tem uma recuperação e uma brotação fora do comum, por isso nao os afeta muito. T+ amigo.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
crhistianvedder
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 11:31 am Assunto: |
|
|
AlowZ galera, poxa, eu acho que o sashiki não funcionou ... caíram todas as folhas e ela está secando ... não sei o que estou fazendo de errado ... talvez seja como o Illex falou, deixei muitas folhas ainda ... vou tentar fazer mais um com outro galho e deixar só uma folha, vamos ver no que dá ... até agora só estou com o Shimpaku mesmo que está indo muito bem!
Vou achar um galho bom e tirar umas fotos para vcs em ajudarem!
Abraços a todos! _________________ Crhistian Vedder |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 12:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Chris,
Acredito que seja isso mesmo, porque pense comigo, a futura muda é apenas um galho, e como voce deixou muitas folhas, este galho teve de desprender suas reservas de nutrientes para todas aquelas folhas e brotos, ao inves de direcionar essa força para a formação de raizes, ou seja, 85 a 90% das energias dele foram destinadas a manter a estrutura da copa, fazendo com que o mesmo viesse a morrer e o restante dos porcentos estava destinado a formaçãod e raizes (é somente um exemplo esta porcentagem, nao é nada confirmado). Agora com poucas folhas e brotos segundo o que penso, ele desprenderia mais forças para a formação de riazes, pois teria pouca coisa para alimentar, e seus nutrientes iriam para a parte onde se formariam raizes, pode-se notar pela sua foto o desespero claro da planta em tentar se manter viva, ao retorcer e drobar suas folhas para minimizar a perda de umidade para o ambiente. É mais ou menos isso amigo, se nao entendeu, procuro algo mais cientifico para lhe mostrar. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 5:52 pm Assunto: |
|
|
Crhistian,
Que substrato está usando?
normalmente faço estaquias de ficus e não perco nenhuma, faço de galhos de uns 1,5 cm, enra[izam com facilidade,
Tente cortar estacas de +/- 15 cm, deixe a parte inferior em água por 24 horas, retire as folhas iferiores, enterre a metade da estaca em areia de rio grossa, deixe em local sombreado, ventilado e fresco e espere uns dois meses, logo aparecerão novos brotos.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|