|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 12:48 am Assunto: Amora Yamadori (sugestões pós coleta) |
|
|
Pessoal a luta foi grande, cavei por umas duas horas, mas consegui coletar esse pé de Amora da chácara do meu pai, trabalho fácil, se comparar com o que eu tive para convencer o meu velho, rsrsrsrs, tinha até umas amorinhas, pena não estar com a câmera no momento para registrar os trabalhos, mas a planta foi retirada com um torrão imenso intacto, o substrato que está na bacia é o original, só vou trocar agora quando se recuperar do estress da coleta.
Uploaded with ImageShack.us
Pensei no estilo Sokan tronco duplo, aproveitando o galho mais fino tb, gostaria da ajuda dos amigos do fórum para estilizar, com idéias e ou projeções.
Me rendeu um calinho, mas valeu a pena...
Estava pensando em algo assim...
É isso, conto com a ajuda dos amigos do fórum ,pois estou meio perdido, e depois que cortar os galhos já era, então quero ter certeza de estar no caminho mais adequado, abraços e meus agradecimentos desde já. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 3:22 pm Assunto: |
|
|
Hraphi, eu não cortaria os galhos. A amoreira, uma espécie tropital não ficaria bem no estilo Chokkan como vc projetou. Ficaria meio artificial. Com esse tronco reto, melhor um Hokidachi. Pode até deixar o galho fino que nasce na bse. Vai dar um diferencial e, depois se não ficar bom, corta fora.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 12:06 am Assunto: |
|
|
Obrigado por ajudar Elio, realmente estou hesitando em cortar os galhos mas sinceramente gosto muito mais dos bonsais de médio a pequeno porte, e deixando os galhos, seria um bonsai grande, estou nesse dilema. Acho que vou fugir da minha projeção, e fazer um hokidashi tronco duplo menor, podando como no antigo projeto, e aguardando as novas brotações, o que acha?
Vou esperar mais algumas opiniões, estou muito indeciso com essa árvore, isso nunca me aconteceu até hoje, mas sinto que tenho um material excelente nas mãos, e não posso fazer besteira, sempre quis um de Amora, e essa é híbrida, frutifica que é uma beleza.
Me ajudem gente... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
leandro reis sousa
|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 12:20 am Assunto: |
|
|
O hokidashi vai ficar bem mais legal, eu acho que ficaria mais legal tirar o galho mais fino... |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 10:47 am Assunto: |
|
|
olhe.... essa arvore pode lhe render um belo bonsai de pequeno a médio porte....
pode ser um hokidaxi sem o galho, pode ser um forma de hokidashi ficando mais baixo onde tem o galho. mas isso fica a seu critério...
e ainda pearia a parte de cima q seria tirada fora e faria uma estaca pois tb renderia um belo bonsai...
abraços |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 3:57 pm Assunto: |
|
|
Agora vc deu a idéia cheque Vhalveruth obrigado, nem tinha pensado em fazer uma estaca com a parte de cima, e tenho Tiamina a vontade aqui, alguém me ensina a fazer essa estaca, planto e rego com a tiamina, ou deixo de molho e depois que enraizar planto? Faço isso agora? ou deixo rebrotar primeiro?
Desde já agradeço a ajuda dos amigos, abraços... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 4:23 pm Assunto: |
|
|
primeiro vc deixa começar a primavera... é a melhor epoca....
depois va corta onde pretende e é so colocar em uma solução com tiamina por umas 3 ou 4 hrs, eentão vc pega esta estaca e coloca em um pote com areia de rio, deixa na sombra até vc ver q já tem raizes(eu sempre uso garrafas de refrigerante pra poder ver) vc vai colocando gradualmente no sol
abraços |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 4:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Vhalveruth, vou esperar a primavera para não correr o risco de perder, com certeza vai ficar uma bonita planta tb a parte de cima... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 4:29 pm Assunto: |
|
|
Isso então..
boa sorte e o problema é dar conta de conter as amoras... elas brotam mt.. aminha da um p de um trabalho |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth escreveu: | Isso então..
boa sorte e o problema é dar conta de conter as amoras... elas brotam mt.. aminha da um p de um trabalho |
Por favor, se não for pedir demais, depois posta uma foto da sua amoreira aqui, gostaria muito de ver...
Vou estilizar hokidashi tronco duplo com o copa do galho fino menor e mais baixa, se não gostar depois corto fora como o Elio sugeriu...
Muito bom poder contar com a opinião dos amigos, obrigado gente. _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 2:05 pm Assunto: |
|
|
Hraphi, estou postando para acompanhar a evolução.
Belo material coletado!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 18, 2010 12:20 am Assunto: |
|
|
Não consegui esperar a primavera e podei pessoal, até pq quero as brotações da primavera com força total no que restou do tronco para começar a trabalhar essa amoreira. Mesmo assim fiz três estacas com a parte de cima, já estão de molho na Tiamina, será que pegam mesmo no inverno?, aqui no nordeste as estações do ano não são totalmente definidas e chega até a fazer sol e calor durante o dia, a noite a temperatura caí muito, mas nada que seja muito rigoroso. Alguém já conseguiu sucesso com estaquias no inverno? Se alguém tiver alguma dica agradeço muito...
Uploaded with ImageShack.us _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Seg Jul 12, 2010 2:54 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 18, 2010 12:55 am Assunto: |
|
|
Agora as estacas:
Estaca 1
Detalhe estaca 1, tem um movimento inicial e uma base parecendo um nebari...
Estaca 2
Detalhe da base estaca 2, mais grossa e com a base maior que a 1.Não parece a base de um nebari? Se pegar vai ficar legal...
Estaca 3, dava pra fazer vários né? Mas pode ficar interessante nesse formato tb...
Estaca 3 outro ângulo:
Agora é rezar para que enraízem, vão passar 24 horas de molho na tiamina, depois vão pra garrafas cortadas pet de 2 litros com areia de rio... _________________ A felicidade é como a borboleta:
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 18, 2010 9:31 am Assunto: |
|
|
eu to botando fé na terceira estaca
da pra fazer um monstrinho legal
=)
abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jun 18, 2010 9:47 am Assunto: |
|
|
Que venham as brotações...!!!
Vamos acompanhar  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|