|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 9:19 pm Assunto: Posso fazer estaca de oliveira (atualizado 14/06/2010) |
|
|
Olá Pessoal
Eu gostaria se alguém pudesse me ajudar, perto da minha casa tem um pé de oliveira, a dona da casa deu ele pra mim, mas ela vai levantar um muro e logo tem que arrancar a oliveira e nessa oliveira tem muitas estacas grossas e eu não queria perder, justo agora no outono ou no inverno tenho que tirar ela, será que tem possibilidade de eu perder as estacas elas enraizam nesta época.
Um abração.
Editado pela última vez por Anderson Almeida em Seg Jun 14, 2010 9:55 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 02, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Anderson, o ideal seria fazer durante o inverno, e não agora. Mesmo assim não sei se o índice de sucesso é bom, especialmente se fore estacas grossas. Uma sugestão interessante seria fazer agora alporques, para isso melhor seria ter feito antes, mas creio que ainda dá tempo, é claro, também depende de quando a dona vai retirar a planta, talvez não dê tempo de enraizar. De qualquer modo, no local do alporque já vai se formando um "calo" que mesmo não enraizado, funcionará melhor como estaca, quando a planta for retirada. Tive um caso em que fiz dois alporques num galho, um enraizou e outro não, mas como eu teria que sacrificar o galho, plantei o que estava apenas com o calo do alporque e ele brotou muito bem. Outra coisa, quando ela retirar a planta não perca o tronco, esta é a melhor parte da planta. Procure retirar com algumas raizes capilares próximas ao tronco, faça uma impermeabilização dos cortes das raizes grossas, corte o tronco com uns 50 cm de altura e plante numa caixa de madeira com areia grossa. Este tronco no futuro dá um excelente bonsai.
Outra coisa que já fiz é funcionou muito bem é a enxertia de oliveira em cima de ligustro sinensis, enxertos feitos também no fim do inverno.
Desejo sorte.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Jun 15, 2010 8:54 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos
Tirei umas fotos da Oliveira,
que em breve vou fazer um yamadori, creio que lá pro final de agosto,
que aqui começa a esquentar, pois a chegada da primavera é mais cedo.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 15, 2010 10:22 pm Assunto: |
|
|
Opa, ela é enorme.
Terás aí um belo material para bonsai. De fato acho que agosto é um bom momento para fazer a retirada dela. Fica de olho, se notar que ela começar a emitir brotos novos antes, retira a planta antes.
Já que vai tirar, faça umas estacas, se tens hormônio enraizador (ácido indulbutírico) melhor.
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 11:53 am Assunto: bonsai |
|
|
A oliveira pega bem por estaquia, desde que tenha algumas raizes capilares. Galhos cortados, apenas os muito finos é que pegam mais ou menos, e nunca nesse período do ano. Aconselho, então, cortar os galhos, separando-os do tronco, mas junto ao solo, de forma a ter algumas raízes ligadas ao galho que quer tirar. A chance de sucesso é maior. Deposite o galho com raizes em solução enraizante, e plante apenas em areia grossa de rio, sem peneirar, mantendo a planta em local onde possa receber luz solar o dia todo.
Alporquia funciona tambem, mas leva de 6 meses a um ano e meio, para enraizar bem o bastante que permita retirar sem perder material.
Estacas finas, da grossura de uma caneta, na primavera pegam bem. Agora, nem sonhando e fazendo força.
Se vc ganhou a planta toda, melhor sacar ela do chão por inteira, separar os troncos com uma serra, cuidando de preservar raizes para cada tronco separado, e plantar em areia. Os galhos com folhas irão secar todos. Novas brotações ocorrerão depois de um ano ou dois. É preciso paciência, mas ao cabo desse período novas brotações pipocam por todo o tronco, e não param mais de vir.
No site abaixo, um lusitano experiente conta suas aventuras com estacas de oliveira:
http://marioeusebio.blogspot.com/2008/09/oliveiras-iniciar-o-percurso-at-bonsai.html
Este outro lusitano, consegue produzir lindas arvores a partir de estacas de base, sem raíz, mas com pequenos brotes:
http://pedrosaikoi.blogspot.com/2009/12/oliveiras-de-estaca_21.html
Por minha experiencia própria com essa espécie, prefiro garantir uma boa brotação, retirando material da base com ao menos alguma raiz, por gariantia. Tenho atualmente em meu viveiro tres oliveiras, sendo a ultima uma estaca obtida com o corte de uma raiz grossa, na base de uma arvore de uns 8 metros de altura:
Apesar do tronco não apresentar nenhuma brotação, após ter sido retirado há mais de um ano, sob a casca ainda está bem verde, como pode se ver pelo ponto que descasquei com a unha:
Independentemente de onde vierem as brotações, se na base ou no meio do tronco, haverá muita madeira para trabalhar em shari:
Esta grossa raiz, futuro tronco de um bonsai, tem um movimento interessante:
A parte superior foi protegica com cola branca de madeira:
Substrato usado:
Areia grossa com brita. Rega alternada, dia sim, dia não. Adubação periódica, com TM+FO+Fosway a cada 45 dias, contados 30 dias a partir do estaqueamento no substrato:
Esta planta é a segunda que retiro do tronco em questão, uma arvore que está situada nos fundos da casa de um amigo. Ele plantou uma muda que ganho de presente, vinda diretamente de Portugal, há mais de 45 anos atrás.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|