FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Duranta
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcusribaspho

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 3:55 pm    Assunto: Yamadori Duranta Responder com citação

Ola pessoal fiz este yamadori a uns 20 dias atras tirei com bastante torão e cada 2 dias rego com solução enraizadora de tiamina.

gostaria d que ao possivel postarem dicas de como trabalhar esta planta
abrcs

fico no aguardo de dicas a ajudas tanto no recupera-la como cmo trabalhar[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

O ideal seria vc colocar em uma bacia grande.
dentro da lata pode ser prejudicial na hora de tirar dela. vc vai ter de cortar a lata, ao cortar a lata, lá vai algumas raízes.

Ou seja, no fim ela passa pelo mesmo stress de um yamadori.

obs.: minha opinião. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Dá uma trabalhada na madeira morta com um dremel, depois aplica calda sulfocaustica para conservar e dar aquele tom desbotado, em seguida espera as brotações e vai aramando desde cedo e fazendo seguidas desfolhas para estimular a ramificação, uma na primavera e outra no meio do verão, deixe um galho de sacrifício direcionado para cima, para formar o novo ápice e conferir conicidade a planta, deixe o que brotar mais próximo a cicatriz de cima, boa sorte na condução, a duranta é bem resistente e ótima para se trabalhar, abraços...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcus, agora, faça NADA.
Deixe ela se recuperar.
As minhas durantas, não mexo antes de uns 6 meses, isso se bem rebrotadas.
Você ainda precisa definir a frente, o que terá de madeira morta pra trabalhar, etc.
Se na sua cidade faz muito frio por agora, procure protegê-la das geadas.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 8:39 am    Assunto: Responder com citação

Como o Ricardo disse, deixe quieta agora pelo menos 6 meses, nem de local vc deve mudar, pois com movimentos na lata, as raizes capilares quebram podendo até matar a planta.......nada de trabalhos com madeira morta agora, a planta nem raizes tem......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:15 am    Assunto: Responder com citação

A dica de deixar quieta por seis meses é uma "regra", mas que admite exceções, coletei uma duranta e o torrão se quebrou todo, quase não veio raízes capilares, nem reguei com tiamina, trabalhei um pouco madeira morta, e encostei, mesmo assim ela já brotou, e em pleno inverno, cada caso é um caso, cada planta tem mais resistência ou menos, já que vc coletou com um torrão grande, e a vinte dias ela está com raízes sim, eu já trabalharia a madeira morta, tiraria aqueles galhos secos , podaria onde vc gostaria de podar, já para na primavera os novos brotos saírem nos lugares desejados e não em partes da planta que serão cortados depois, pois só roubariam a força dos brotos que vc vai utilizar para formar a nova copa.Lógico que evite chacoalhar a planta para não quebrar raízes, se vc puder ancorá-la, melhor, como eu disse a duranta é muito resistente.Lógico que as dicas dos amigos estão corretas tb, dentro das "regras", mas por experiência própria com durantas, sei que é uma exceção a essa "regrinha", se quiser esperar só por cautela tudo bem, mas seis meses não precisa não, no final da primavera com as novas brotações vc já pode ir aramando como falei.Minha humilde opnião...

Segue as fotos da Duranta que coletei recentemente.

Uploaded with ImageShack.us

Editado pela última vez por hraphi em Ter Jun 22, 2010 11:52 am; num total de 5 vezes
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:24 am    Assunto: Responder com citação

cade as fotos?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Desconheço esta regra dos 6 meses hraphi. Como você bem disse, cada espécie tem suas características.
6 meses prum Junípero, por exemplo, não é nada. Tenho ficus que já ficou mais de ano para recuperar o nebari.
Aqui postei como EU procedo com meus yamadoris.
Muitas vezes, apesar da planta ter sido retirada como uma boa quantidade de raízes, são as capilares, as bem finas que são responsáveis pela alimentação da planta e no procedimento de coleta, mesmo que com muito cuidado, elas ficam reduzidas e todo o ssistema radicular instável.
Já perdi bons materiais por a planta aparentar estar saudável e no fim não estar totalmente estabilizada.
A duranta é sim muito resistente mas paciência no bonsai é um ingrediente muito importante.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:41 am    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
cade as fotos?

Desculpe Laudir, demorei uns 15 minutos pra postar as fotos. Espero que tenha conseguido ver depois.Abraço.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Desconheço esta regra dos 6 meses hraphi. Como você bem disse, cada espécie tem suas características.
6 meses prum Junípero, por exemplo, não é nada. Tenho ficus que já ficou mais de ano para recuperar o nebari.
Aqui postei como EU procedo com meus yamadoris.
Muitas vezes, apesar da planta ter sido retirada como uma boa quantidade de raízes, são as capilares, as bem finas que são responsáveis pela alimentação da planta e no procedimento de coleta, mesmo que com muito cuidado, elas ficam reduzidas e todo o ssistema radicular instável.
Já perdi bons materiais por a planta aparentar estar saudável e no fim não estar totalmente estabilizada.
A duranta é sim muito resistente mas paciência no bonsai é um ingrediente muito importante.

Quando falo regra amigo Ricardo, é pq parece até que já virou regra geral, de tanto que já ouvi falar aqui no fórum que não pode mexer em plantas coletadas em menos de seis meses e isso não é verdade, cada espécie tem suas características, e aprendemos com observação e experiências próprias, assim como tem plantas como vc mencionou que precisam de até mais de 6 meses para se recuperarem, outras precisam de muito menos, cabe ao bonsaísta observar as particularidades de cada espécie.Abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Ano passado, em Agosto, o Salvatore Liporacce este aqui em Curitiba, num evento nosso.
Entre as diversas dicas que nos deu, numa delas ele foi muito enfático:

Planta de Yamadori devemos deixar por 01 ano, se recuperando.

Pode mexer antes? Pode mas, não deve!

Eu já perdi plantas por mexer antes do tempo

Depois, paciência não é nosso lema?

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Ola amigos ,
Tb acredito que em 20 dias a planta ainda esteja num estado critico e deva ficar na UTI com cuidados especiais, correndo serios riscos de morte ...

Alguns brotos podem surgir em função da seiva que existia no tronco antes da coleta , o que não significa que esta recuperada e pronta para sofrer intervenções novamente , alias , neste periodo de adaptação e recuperação , qualquer movimento brusco como poda, corte, inclinação , trabalho com retifica .. etc.. que sem vibrar ou abalar as raizes é impossivel de se fazer, pode ser fatal...

Eu diria que o tempo de alguns meses é preciso , não só para a recuperação da planta , mas tb para que se faça um estudo sobre os procedimentos e caminhos que serão seguidos com ela, haja visto que cada projeto de bonsai requer um minucioso estudo , tenho plantas que estão comigo a anos e ainda não foram trabalhadas porque não encontrei o caminho ..

Bonsai instantaneo , na minha opinião , não é possivel de ser feito .

O amigo hraphi, esta corretissimo em todas as suas colocações , menos com relação ao tempo de recuperação do yamadori, mas sempre estamos estudando e descobrindo novas tecnicas , derrepente ...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: