|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sotento
|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 7:36 pm Assunto: Iniciante Bonsai Roma - atualizado |
|
|
Olá pessoal,
percebi que vcs ajudam bastante quem está iniciando, entao cá estou com minha dúvida. Ganhei acho que uma muda de bonsai, ou pré-Bonsai nao sei bem oque seria, enfim, gostaria de um apoio pra saber oque fazer exatamente, ja li muiiita coisa sobre bonsai, mas como vi que vcs dao dicas certas, estou aqui pedindo ajuda.
Bem, gostaria de saber oque fazer, por exemplo, coloco no escorredor + Mamadeira? no escorredor que substrato vai, mas assim , qual o nome dos componentes pois sempre acho assim: 30% de substrato nao organico, mas eu nao sei oque eh substrato nao organico. posso poda-la? que estilo vcs indicam? bem, viu que mesmo lendo muitas duvidas ficaram, e gostaria de um apoio da galera... obrigado. ah, soh mais uma perguntinha, tem bonsai de macieira? destas tradicionais? obrigado.
abaixo segue a fotinha do meu bonsai.

Editado pela última vez por Sotento em Ter Jan 12, 2010 5:53 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 8:08 pm Assunto: |
|
|
Como vai Sotento?
Recomendo que proceda com o transplante para um escorredor sim.
Use um substrato drenante, mas que dê bom suporte à planta.
Há bons tópicos no fórum sobre o substrato mais adequado ao escorredor.
Boa sorte.
Franz Lopes. _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:16 am Assunto: |
|
|
Sotento,
é possível sim fazer um bonsai de macieira Mallus sp; alguns amigos do Fórum já postaram fotos de alguns exemplares. Eu particularmente acho que deve ser cercado de alguns cuidados extras para a frutificação...
Veja estas fotos; parece ser a mesma planta mas não tenho certeza:
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Sotento
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:37 am Assunto: |
|
|
legal sobre a Macieira, estou com umas 6 mudas de tres especies, vou ver direitinho o nome da especie para poder pesquisar sobre os cuidados, obrigado pela explicacao.. |
|
|
 |
Sotento
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 5:52 pm Assunto: |
|
|
Ola, depois de um bom tempo, e seguindo algumas dicas, meu bonsai ficou assim:
agora gostaria de dicas para saber que rumo tomar...
qual melhor esquema de adubacao para Roma?
e que estilo melhor levar, levando em consideracao como ele esta.
agradeco desde ja a dedicacao de todos. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Ter Jan 12, 2010 11:15 pm Assunto: |
|
|
Bem legal ver o desenvolviimento de uma árvore.... quase 1 ano hein...
É neste momento que percebemos que vale esperar...
Ver a plantinha nos vazinhos que são vendidos por ai... pensamos que não ficarão como as fotos postadas pelos colegas do fórum...
Quanto as técnicas, acho ainda que deveria esperar... o máximo, digo quem sabe... podar um pouco para criar mais ramos... fora isto... deixaria até a próxima primavera...
Espero que outros entrem e passem mais informações...
sorte e um pouco mais de paciência... vai ficar bem legal...
Abraços. _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Sotento
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 10:33 am Assunto: |
|
|
ricardosantos07 escreveu: | Ficou bem cabeluda heim!!!!!!
Vc tá adubando ela? |
Estou, somente com uma mistura de torta de mamona e farinha de osso uma vez por mes. Mas tem alguma forma melhor, algo melhor, ou qual a periodicidade correta? |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 39 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 11:39 am Assunto: |
|
|
poxa, ela cresceu bastante em =)
1 ano faz coisas |
|
|
 |
Sotento
|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 3:14 pm Assunto: |
|
|
Eh normal a Roma cair as folhas nesta epoca? pois a minha esta peladinha, tem poucas folhas... e quanto a transplantar? qual a melhor epoca para a roma? ela ainda nao esta tao evoluida, acham melhor eu deixar no escorredor, ou eu passo para um vaso definitivo? ajudem ae.... |
|
|
 |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jun 17, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
Sotento,
Primeira coisa... corta o adubo dela... volta a adubar só na primavera ou final do inverno caso ela se recuperou...
Tive uma romã e não lembro de perder folhas no outono... quando começou a perder, foi fatal... rsss (mas não deve ser teu caso... espero)
Não descuidou da água, do sol? Exagerou no adubo?
Cara, te aconselho a deixar ela agora a sombra, mas com luminosidade solar... pode pegar o sol da manhã ou do fim da tarde, mas não deixa ela no sol intenso, nem dentro de casa... E, já que ela tá abalada, não troca de vaso ou substrato não.... deixa ela descansar e se recuperar...
Ah... concordo com o Carlovich, nem te preoculpa com estilos agora.... deixa ela no escorredor e na primavera, caso ela esteja recuperada, faz uma poda de copa só para estimular brotações....
No mais, paciência, cuidado e sorte!!!
Abraço. |
|
|
 |
Sotento
|
Enviada: Qui Jun 24, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
aqui esta como ela ficou depois da desfolha ( ou desnutricao nao sei bem dizer):
Como comentaram. estou regando regularmente, a retirei do local onde estava e a coloquei no local que ficava antigamente, ( fotos anteriores) depois disso comecou a aparecer brotos novos nos galhos, ainda novos, mas em breve postarei (espero rs)
Uma duvida, eh bom borrifar a planta? existe algum tipo de vitamina ou algo do genero para fazer a folhagem crescer rapido?
como havia perguntado e o amigo ae respondeu, entao nao existe desfolha da Roma, assim como esta esta? neste caso eh que ela ficou fraca mesmo? ou eh um tipo de desfolha?
agradeco a atencao de todos. vlwss |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|