Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 3:17 pm Assunto: Buxus com cores de inverno |
|
|
Esse Bonsai tem 84 cm, aprox 48 anos, colhido atravez de yamadori há 4 anos.
 _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Felipe Mendonca 1.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 42 Mensagens: 113 Localização: Timoteo-MG
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Nossa que lindo, PARABENS! _________________ http://bonsaifelipe.blogspot.com/
Não sou apenas um rostinho bonito, cultivo Bonsai! |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
Rodrigo com o frio aqui da regiao nunca vi um buxus ficar com esta cor olha que chegamos a -5º em alguns invernos..
Ai no Sul "muito mais frio" eles sempre ficam assim, pois aqui se ficar desta cor é porque esta morrendo.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 4:28 pm Assunto: |
|
|
diegosanta049, olá, no ano passado eu postei uma foto deste buxus bem mais vermelho, ele fica totalmente vermelho, devo ter a foto, ... postei feliz pelas cores e um participante do forum olhou e deu os pesames pela perda do exemplar.
O bom de ter estações bem definidas é a tonalidade que as plantas recebem, isso tem haver com a adubação, eu corto o fosforo, ... claro, vai aparecer um e dizer,... deve colocar potassio e fosforo no inverno.. neste eu corto reponho logo na primavera. Os aceres são imprecionante, pena que perdem as folhas rapido. _________________ Rodrigo
Editado pela última vez por Rodrigo-RS em Qui Jul 01, 2010 9:49 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 5:39 pm Assunto: |
|
|
No Congresso em Novo Hamburgo, ao trabalhar um buxus, o Tramujas falou destas cores que eles ficavam em regiões mais frias da Europa.
Bom, aqui estamos na Europa brasileira, e portanto até as plantas se mostram diferentes.
Muito bonito. Parabéns.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 10:50 pm Assunto: |
|
|
Aqui na minha cidade chega fazer 0 grau no inverno, da geada em cima de geada ,tem bastante casa com jardins tendo como adorno lindos buxos ,segundo um amigo que tem uma floricultura e cultiva o buxus me disse quando um buxus começa a amarelar as folhas é escesso de água ,tenho dois buxus com mais de trinta anos e nunca amarelaram as folhas mesmo no inverno,essa é nova pra mim....  |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 30, 2010 11:57 pm Assunto: |
|
|
Becker® olá,
no inverno passado, as folhas estão vermelhas não ficam amarelas. O substrato que uso não retem agua em abundancia... ele fica umido, é formado por pedrisco, não retem agua.
a temperatura por aqui chega a - 9ºC , e no solo chega a -15 ºC, sensação termica não vem ao caso, o 0ºC não vai ficar com essa tonalidade, pode iniciar uma tonalidade se não foi adubado com bastante fosforo, se não colocar bastante - fosforo + friu se consegue uma corzinha.
Não é só o buxus que adiquire essa tonalidade, o ulmus fica vermelho, a abélia fica completamente vermelha, o acer fica bem vermelho, se eu colocasse agua em excesso ficaria vermelho.
O que ocorre é que com o friu o fosforo sai das folhas velhas e concentra nas novas, esse vermelhidão começa das pontas para o centro, ao ficar sem fosforo as folhas novas irão ficar, tambem, vermelha.
posso fotografar buxus por aqui, nos gramados, ao natural em fim, sem possibilidade de excesso de agua, com tonalidade vermelha, é natural... nada de excesso d'agua, eu não coloco agua em excesso, consigo proporcionar de forma bem segura uma coloração bem atraente com auxilio do clima.
 _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Rodrigo ! realmente magnifico ,o clima ai não é diferente do meu aqui ,vou ver se conssigo deixar meus exemplares de buxus com as cores do inverno,ulmus, abélia e acer já estou conseguindo....
Abraço........ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 2:00 pm Assunto: |
|
|
e faz frio!!!!!!!!!!!!!!!!!ôo se faz, experimenta sair 06:30 de moto pra ver, até o cara mesmo muda de cor, hehehe
tenho alguns buxus que ficam assim também, já notei que se o substrato for mais rico em matéria orgânica ou adubação anual é intensa, ou o vaso tem grande quantidade de espaço, o buxos não ficam assim, fica sempre verde escuro com as brotações verdes bem claras, substrato arenoso, pouca adubação, pouca água é certo que fica _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 2:53 pm Assunto: |
|
|
olá marcobonsaipoa, beleza...
esses tons sempre me chamaram atenção, e o que se precisa é de clima friu e uma adubação correta para esse fim,... _________________ Rodrigo
Editado pela última vez por Rodrigo-RS em Qui Jul 01, 2010 10:49 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 8:02 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo
Vou confessar, achei que vç tivesse
perdido este buxinho, pois eu
tenho um, que ficou com algumas folhas
desse jeito bem vermelhas,
parabéns esta muito lindo. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 1:45 pm Assunto: |
|
|
Bah Tche..
Confesso ..
Quem deu os pesames ano passado .. fui eu ..
Tb nunca tinha visto buxinho assim ... parece que a maioria tb não ..
Valeu pela novidade Rodrigo e mais uma vez parabens por conseguir , não só modelar os galhos , mas tb alterar as cores das folhas atravez do controle da adubação. |
|
|
 |
|