|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Juliano Garcia Gonçalves

Registrado: 26/03/10 Idade: 47 Mensagens: 16 Localização: Piumhi-MG
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 10:16 am Assunto: Jambo |
|
|
Prezados colegas, adquiri um lindo bonsai de Jambo, no entanto não venho encontrando informações de cuidados, poda, manejo, desfolha, etc...
Alguem já teve ou possui estas informações para me passar?
Venho cuidando dele como se ele fosse uma jaboticabeira ou cerejeira.
Obrigado. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 12:10 pm Assunto: |
|
|
Juliano
Nome popular: jambeiro
Nome científico: Eugenia sp
Família botânica: Myrtaceae
Origem: índia.
Jambo
Características da planta
Árvore que pode atingir até 15 m de altura. Copa de forma cônica, densa com ramificação abundante. Folhas de coloração verde-brilhante. Flores grandes, aromáticas, que podem variar de brancas a róseo-purpúreas de acordo com a espécie.
Fruto
Forma ovóide de coloração branca, verde, rósea, amarela e vermelho-escura, com polpa suculenta, de cor branca, envolvendo sementes globosas.
Cultivo
Não suporta geadas e desenvolve-se em qualquer tipo de solo, desde que permeáveis e profundos. É cultivado em quase todo Brasil, em regiões de clima quente e úmido. A propagação se dá por sementes. Pode produzir por mais de 20 anos. Frutifica de janeiro a maio.
OBSERVAÇÕES SOBRE O JAMBO (TENHO UMA MUDA)
Vantagens
- Aceita poda drástica
- Aceita desfolha
Desvantagens (pelo menos com minha muda é assim)
- Demora pra refazer a copa (folhas
- Crescimento lerdo
talvez as desvantagens sejam por eu ter plantado diretamente na terra e nao num substrato mais composto. Esta é a minha experiencia com Jambo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nenamachado

Registrado: 29/06/10 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Itapé-BA
|
Enviada: Sáb Jul 03, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
aqui na universidade tem mais de 20 pés de jambo.... não gostamos pq existem muitas vespas que atacam pra valer. kkk... mas o cheiro e as flores púrpuras são uma maravilha _________________ "Aprende, como uma das tuas primeiras obrigações, a dominar-te a ti mesmo".
Pitágoras |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Seg Jul 05, 2010 11:30 am Assunto: |
|
|
Laudir, poderia postar algumas fotos de seu bonsai de jambo???
Tenho uma arvore de jambo aqui e ja pensei em fazer uma alporquia nela para obter uma muda, mas como as folhas são grandes achei que não ficaria legal um bonsai...
Posta algumas fotos pois se ficar legal eu faço um bonsai dele. Valeu!
Tambem possuo uma arvore de graviola. As folhas sao quase do mesmo tamanho, será que tambem prestava e ficaria legal?? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|