|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 1:50 am Assunto: Cobertura do solo – musgos e plantas adequadas. |
|
|
Cobertura do solo – musgos e plantas adequadas.
Pessoal, resolvi abrir este tópico, pois creio ser do interesse de todos. Espero que todos contribuam com suas dicas e experiências no assunto.
Em tópico anterior estava a especular sobre o uso da grama em uma de minhas composições. Avia feito um projeto e para cobrir as pedras da composição usei uma textura de grama que o pessoal gostou.
A princípio transcrevo tudo o que foi comentado sobre o assunto em questão.
O renan postou...
Citação: | Agora, só a título de curiosidade, se vc usar a grama mesmo, dá pra direcionar ela inclinando o vaso ou usando uma fonte de luz que venha "de lado"... Sei que esse seria apenas um detalhe, mas se quiser fazer dá sim... Apesar de eu achar que a grama vai atrapalhar um pouco a drenagem.... Em alguns vasos meus, surge uma "grama" minúscula, que inclusive floresce e não atrapalha em nada... é bem pequeno mesmo, mas dá um belo efeito... Esse fim de semana posto uma foto dela aqui. |
Ficaremos aguardando aqui ok....
Consegui uma graminha perfeita na calçada do meu vizinho a qual apliquei em minha composição . Ela é bem pequena e com um pequeno ponto de raízes consegue cobrir uma grande área.
Na ocasião postei o seguinte
Citação: | “A grama não precisa fechar o solo, dá o efeito de cobertura, agüenta e gosta de sol forte. Só tem vantagem. Repare no detalhe. Como foi recém colocada dá ainda para ver os pedriscos. Não quis exagerar na quantidade pois creio que com o tempo vai fechar ainda mais mantendo só os poucos pontos de raízes.” |
O Nickyfury alertou sobre o perigo do uso de grama.
Citação: | Duprat, tenho formado algumas plantas no estilo planta sobre pedra, e para isso componho uma mistura de terra de cupinzeiro (após queimar os granulos por vinte minutos), a qual transformo em pó, juntamente com musgo/esfagno pré molhado em hormônio enraizante. Vc pode adicionar partículas pequeninas de carvão vegetal (bambu é o ideal), na mistura. Aplique grânulos de osmocote quando formar a base onde irá apoiar as raízes. Sobre as raízes apoiadas na base formada, coloque mais da massa composta e cubra com musgo.
Por mais tentador que seja o uso da grama, eu desaconselho. Mesmo a grama mini, com o tempo, irá consumir todo o substrato e crescer em função do adubo liquido, que nesse tipo de trabalho é o mais indicado. Com o musgo isso não acontece, e vc pode sempre repor o que queimar ou secar.
Num primeiro momento, a grama irá ficar interessante. Mas com o tempo, irá dominar e poderá até matar suas raízes, por mais que vc tente controlar seu crescimento, sem prejuízo para a planta. |
De fato como o Nickfury observou logo a seguir não encontramos ninguém utilizando grama para cobertura do solo e a razão para isso é a comentada acima. Este tipo de equivoco mostra como é importante discutirmos o assunto aqui.
Ademais não creio que os musgos sejam apropriados em todos os casos. Em um país tropical como o nosso sua utilização fica restrita a bonsais que não ficam a pleno sol, pois ele seca muito facilmente nestas circunstâncias.
Fica aqui portanto a interrogação sobre os tipos de cobertura apropriados.
Posto a seguir dois trabalhos de cobertura que considero excelente do Zahao. Fica em aberto o material por ele utilizado.
Em breve posto outras espécies que tenho coletado para a apreciação dos colegas foristas.
O ideal é que todos colaborem comentando o material que utilizam e seus detalhes de cultivo para assim formarmos uma materia consistente sobre o assunto. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 10:06 am Assunto: |
|
|
Muito boa a sua matéria, precisamos mudar nossos conceitos, eu particularmente utilizo musgo pois nas proporção do tamanho do bonsai fica parecendo como se fosse graminha ou pasto no campo, mas precisamos mudar, nos reciclar.
Um abraço!
Marcos |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 12:03 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
Acho extremamente interessante sua iniciativa de expor o assunto "musgo" à discussão pelos amigos do fórum.
Em minha opinião trata-se de um assunto divisor de opiniões, adorado por uns odiado por outros. Eu particularmente gosto muito de vasos de bonsai parcialmente forrados de musgo. Acho que dá sim um ar mais natural, garantindo um aspecto de grama, relva, pasto.
Alguns podem achar que a forração de musgo é algo tão simples e superficial que sequer merece ser alvo de discussão, mas ao meu ver, seu desenvolvimento não é um procedimento muito simples .
A utilização de materiais como caco de telha e pedrisco em grandes quantidades na composição do solo de nossas plantas além de sua exposição contínua ao sol desfavorecem seu desenvolvimento "in natura", visto que este melhor se desenvolve em condições como sombra e umidade constante.
Alguns desenvolvem fórmulas mirabolantes como o batimento em liquidificador da mistura cerveja+musgo para posterior aplicação nos vasos.
Outros falam no seu cultivo em tijolos ou pedras parcialmente submersos em água;
Já li também indicações de "salpicar" a superfície de nossos vasos com musgo;
Eu, particularmente, obtive mais sucesso retirando pequenas placas de musgo de estruturas como pedras e muros e as aplicando diretamente nos vasos, sendo necessária para isso, a preparação de uma fina camada de solo mais favorável (como terra preta acrescida de areia, por exemplo) na superfície do vaso.
Outro fato que observei é que o musgo de desenvolve com mais "facilidade" nos vasos adubados com a famosa mistura Torta de Mamona+Farinha de Osso (talvez porque sua "dieta" seja composta basicamente de nitrogênio, facilmente encontrado nessa mistura).
Pois bem, ora tendo desenvolvido com sucesso o tão querido "tapetinho de musgo" chega outra questão: mantê-lo. Nas plantas expostas ininterruptamente ao sol esta tarefa torna-se árdua, visto que blocos de musgo "queimam" ou "secam" com freqüência, tornando-se necessária sua reposição.
Vale ainda ressaltar o cuidado necessário para que a forração não tome conta de todo o vaso, visto que tende a prejudicar/dificultar os procedimentos de rega/adubação. Uma boa opção seria deixar áreas cobertas por muito pedrisco a fim de se impedir sua proliferação naquela região, garantindo "aberturas" na superfície do vaso.
Segue abaixo artigo que retirei da internet que trata das briófitas (sempre muito bem representadas pelos musgos).
===============================================
Bryophyta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Bryophyta
Classe: Bryopsida
Sub-classes
Sphagnidae
Andreaeidae
Tetraphidae
Polytrichidae
Archidiidae
Buxbaumiidae
Bryidae
Briófitas (divisão Bryophyta) são um grupo de plantas verdes, sem raizes (mas com um rizóide composto por
pêlos absorventes) e também sem um verdadeiro caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema
vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do
sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior). As
briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste
grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes.
Tradicionalmente, os briófitos incluem os musgos, as hepáticas, e os antóceros.
As briófitas são criptógamas, ou seja, plantas que não produzem sementes. Elas são, na linha evolutiva, a
transição entre as algas verdes caróficeas e as plantas vasculares.
São três as características, que diferem as briófitas das carófitas:
Presença de gametângios masculinos (anterídios) e femininos (arquegônios) com uma camada protetora de
células estéreis;
Retenção do zigoto e do embrião multicelular em desenvolvimento (esporófito) no arquegônio;
Presença de esporófito multicelular diplóide.
Estrutura das briófitas
As conspícuas estruturas verdes são os gametófitos, organismos haplóides, no qual o embrião diplóide
desenvolve-se em um esporófito maduro. As estruturas verdes do gametófito são basicamente expansões do eixo
caulinar, jamais havendo a produção de folhas verdadeiras (em musgos, as pequenas "folhas" são chamadas
"filódeos", e não passam de lâminas com duas camadas de células germinando a partir do eixo principal).
O esporófito é preso ao gametófito por uma haste longa, encimada por uma cápsula, onde os esporos são
produzidos e armazenados. É clorofilado e fotossintético apenas nos primeiros estágios de desenvolvimento, e
é em certa medida dependente do gametófito.
Os três grandes grupos de briófitas apresentam diferenças quanto ao desenvolvimento do esporófito:
As hepáticas possuem esporófitos sem clorofila e com crescimento limitado.
Em musgos, o crescimento também é limitado, mas os esporófitos são providos de clorofila.
Já em antóceros, o crescimento é ilimitado, e não fosse a ausência total de um sistema radicular, o
esporófito poderia se sustentar independentemente do gametófito.
Ecologia das briófitas
As colónias de briófitas são um importante elemento em muitos ecossistemas, desde a tundra à floresta
tropical: elas reduzem a erosão dos solos, servem de reservatórios de água e nutrientes, fornecem abrigo à
microfauna e funcionam como viveiros para outras plantas em processos de sucessão e regeneração.
=====================================================================================
Curiosidades sobre as Briófitas (musgos)
Abrigam vasta comunidade biótica, como pequenos animais, algas, fungos, mixomicetos, cianobactérias e protozoários. Propiciam condições, em muitos ambientes, para o desenvolvimento de plantas vasculares devido à capacidade de reter umidade.
Tal como os fungos liquenizados, por suas características anatômicas, apresentam sensibilidade específica aos poluentes, sendo bons indicadores de poluição, prestando-se eficientemente para estudos de biomonitoramento ambiental.
Podem ser utilizadas como: antibactericidas, ornamentais em floriculturas, na fabricação de Whisky, controle de erosão do solo e o gênero Sphagnum usado na 2ª Guerra Mundial como algodão (anti-séptico).
A Flora briofítica do Brasil conta com 3.125 espécies distribuídas em 450 gêneros e 110 famílias.
Este grupo vegetal representada por três divisões: Anthocerotophyta (antóceros); Hepatophyta (hepáticas) e Bryophyta (musgos).
=====================================================================================
Aqui temos uma galeria de fotos onde percebemos o atraente efeito visual proporcionado pelos musgos.
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/musgo.html
Espero ter contribuído para o enriquecimento de nosso conhecimento.
Um forte abraço a todos. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 6:44 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
interessante esse tema mesmo. Todos buscamos a melhor possibilidade para nossas plantas e este é uma ítem que faz diferença. Amanhã vou fotografar os três tipos de cobertura que tenho aqui para ajudar.
Newbe,
boa matéria. Muito esclarecedora e ajudará com certeza.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 02, 2006 11:42 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
tirei fotos das três coberturas que uso.
esta apraeceu do nada, nunca vi antes. Tem umas três semanas que apreceu. Ao meu ver é bem interessante para cobrir o solo. Mas ainda não deu tempo de ver como é seu comportamento com uma adubação, se queima ou se continua a mesma coisa. Mas já sei que ela seca facilmente com o sol forte. Precisa estar sempre úmida.
Esse forma um tapete mesmo. Só que queima com a adubação líquida. Mas também tampa todo o substrato se não cuidar.
Essa é apenas outro musgo como o acima, só que menor um pouco. Uso em pequenos grupos para não tomar conta da superfície do vaso.
Essa é uma espécie de pequenas vitórias régias. São todas ligadas entre si e inundam o vaso. Só que não impedem a rega e nem adubação. É bem forte, se adubar ela volta rápido, mas queima tembém.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Sex Nov 03, 2006 9:46 am Assunto: |
|
|
Achei essa muito bonita, vou ver se acho por aqui.
A que eu uso é mais parecida com essa.
É bem curtinha e compacta, uso porque tem atrás da minha casa, não preciso sair para achar, hehehehe. |
|
|
 |
Edu_Dagostim
Registrado: 27/09/06 Mensagens: 51 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Seg Nov 20, 2006 3:25 pm Assunto: Grama do Green de Golf |
|
|
Pessoal, alguem daqui jah tentou usar a grama que utilizam no Green dos campos de golf?
A grama eh um tapete, nao cresce muito pelo que li e tem otima drenagem, nao seca com o sol, a aparencia eh muito boa. Eh uma grama que combinaria com bonsai, pois sua folhas sao bem pequenas, Soh nao sei onde encontrar, mas se alguem mora perto de um campo de golf, dah uma volta e fala com o cara q cuida para conseguir um pouco e fazer uns experimentos.
Uma variacao usada eh a Penn A4.
Abracos! |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 04, 2008 4:17 pm Assunto: re |
|
|
eu to usando essa plantinha ai pra cobertura dos vasos, cresce rapido, nao qeima com adubação liquida. mais como saber se ela nao cauda os prejuizos alertados pelo nick?
http://lh5.google.com/d3castro/R9U8TqYRBSI/AAAAAAAAAPo/p_cnuQQCzoA/DSC00110.JPG?imgmax=512 _________________ "Ninguem torna-se sabio pela sabedoria dos outros, se não tiver em si, a semente da sabedoria"
Editado pela última vez por alvaro de castro sousa em Seg Mar 10, 2008 10:47 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
calao

Registrado: 01/08/07 Idade: 66 Mensagens: 80 Localização: Pedralva/MG
|
Enviada: Qua Mar 05, 2008 10:32 pm Assunto: Pedrisco |
|
|
Olá a todos, estou usando pedrisco por cima e sempre aparece uma plantinha rasteira entre o pedrisco não sei o nome com certeza é praga, até que fica com boa aparência. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 09, 2008 12:39 pm Assunto: |
|
|
Calao,
coloque uma foto para vermos o que é.
|
|
 |
marcelodezena
Registrado: 05/03/07 Idade: 47 Mensagens: 92 Localização: São Carlos
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 10:03 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal
Estou com uma duvida.
Resolvi fazer o musgo em telhas umidas, conforme explicam alguns topicos.
Em resumo eu bati o musgo com açucar e água e apliquei sobre uma telha umida sobre uma tela de mosquiteiro. A telha continua em uma bandeja com água.
Isso já faz 5 dias e estou começando a sentir um odor desagradável.
Isso é normal? Quanto tempo demora para o musgo ficar pronto?
Grande abraço a todos _________________ _______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 5:34 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: |
|
Essa tem muito aqui em casa é uma Hidrocotile sp.
http://www.plantasdeaquario.com/foto036.htm
Se o solo for para arvores que gostam de muita água, pode colocar plantas de aquario que aceitam ser emergidas e manter o solo sempre molhado, quem é aquapaisagista sabe do que estou falando.
Vejam estes terrários ("penging") foram feitos por aquaristas e não bonsaístas:
Esse foi feito com Musgo de java.
Esse é de Glossostigma e Heleocharis. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
celsosalomone

Registrado: 01/03/10 Idade: 64 Mensagens: 1 Localização: Uberlândia-MG
|
Enviada: Qua Mar 10, 2010 12:22 pm Assunto: Re: Cobertura do solo – musgos e plantas adequadas. |
|
|
Olá, gostaria de saber se é possível postar as imagens sem utilziar o ORKUT.
Este site tem sido alvo intenso de proteção contra acesso (meu caso) e acabamos por carregar a página do forum sem conseguir visualizar as imagens.
Agradeço. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Jul 11, 2010 7:56 pm Assunto: |
|
|
Ola a todos ...
Resgatei este topico pois achei pertinente e interessante o assunto, e eu confesso que tenho muita dificuldade em produzir e manter vivo o musgo para a cobertura dos vasos , principalmente dos vasos mais pequenos que perdem substrato constantemente com as regas ...
Se alguem tiver uma receita que possa recomendar , desde já , agradeço...  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|