|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Sáb Maio 15, 2010 8:50 pm Assunto: GOIABEIRA TRONQUINHO ACHADO |
|
|
Amigos gostaria que dessem opiniões se esta correto o transplante .este pé estava cortado e com um pouco de terra,tinha um tronquinho de 30 cm mais ou menos ,mas com pouca raiz. mas não estava seco ainda devido ao pouco de terra que tinha nele. não sei quanto tempo que cortaram,mas vamos ver se dara certo,estou ancioso para ver um brotinho .
estou colocando fotos passo a passo do que fiz,
primeiro molhei ele e cortei com makita ,a primeira parte que tinha raiz, ficando com uns 15 cm a parte que ficara para cima do solo.
o tronquinho estava com uma parte dele danificada,mas não era profundo,parece que só sem a casca
notem que a planta esta verde e hidratada.
Uploaded with ImageShack.us
agora ele serrado com makita, e após eu cortar ja coloquei a pasta de dente e enrolei ele num pano molhado enquanto eu fazia a bacia e o substrato
agora a parte do substrato,humus de minhoca,terra vegetal ,areia e bastante cacaria ficou bem drenante
serviço completado
a outra parte fiquei com dó de jogar fora,fiz um corte tipo estaca, preparei mais substrato e como tinha umas pedrinhas de aquario,usei como cacaria, o resto foi o mesmo da outra parte,não tinha mais vaso,então furei uma garrafa pet e coloquei nela,assim que enraizar eu replanto para um recipiente mais espaçoso
o que acham sera que dara certo
depois coloquei ele para enxarcar e deixei um pouco,após isto retirei esperei umas 4 horas e fiz uma reguinha com vitamina b1 tiamina como enraizador este procedimento fiz com as duas partes
planta submersa _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 6:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo, o que preocupa um pouco é o fato do tronco principal não ter aparentemente raízes capilares, só vejo as primárias de sustentação, acho que deveria ter usado um enraizador tb, se é que num usou...
...sobre a estaca, não sei se goiabeira pega assim fácil, ja ouvi falar que ela é chata como a jabuticaba para pegar com estacas...
...mas dentro das condiçoes encontradas, voce parece ter feito o que estava ao seu alcance, o que podemos fazer agora é lhe desejar boa sorte, e que seus procedimentos lhe tragam um bom resultado, estou na torcida...
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 6:36 pm Assunto: tronquinho |
|
|
Boa noite Leao ,olha eu mandei manipular 30 comprimidos de 300mg . Depois fiz uma diluição de 1 comprimido para 800ml de água preparei
1,600 com 2 comprimidos e fiz uma rega ontem e hoje agora a noite fiz outra rega.
o que acha dos tronquinhos?
eu espero que pelo menos o que ja tem as raizes pegue. mas não sei se o
outro vai enraizar.quem sabe tenho sorte e dois peguem .
pelo menos agora fiz um bom substrato,e eu usei também um pouco de humos,pois estava lendo as propiedades dele e tem muito haver com propiedades de enraizante de qualidade,ele tem as propiedades mas a concentração é mais baixa,uns 50%,mas que tem tem.
abraços e aguardo opiniões! _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 6:42 pm Assunto: tronquinho |
|
|
Oi Ricardo,muito obrigado ai também pelo apoio,eu usei sim o enraizador ontem mesmo,depois que fiz o replante esperei quatro horas e fiz uma boa rega com tiamina,e usei humos também,como sitei logo acima.pois ele tem propiedades enraizantes. e hoje agora a noite fiz outra rega com enraizador
no mais vamos aguardar pra ver. acho que as condiçoes estão favoraveis.
obs a planta esta na sombra mas em local com claridade boa.
abraços _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 05, 2010 9:43 pm Assunto: GOIABEIRA COMEÇANDO A DA SINAL DE VIDA |
|
|
Amigos, agora os primeiros resultados, o tronco que tem raizes ainda não deu nenhum sinal de vida, mas a estaquinha ja esta começando a brotar
ai estão as fotos
hoje quando fui fazer a rega ja vi outros brotinhos saindo vamos ver se
vai da certo
abraços
MARCELO _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Jul 09, 2010 9:59 pm Assunto: |
|
|
Bacana demais marcelo, tomara que venha com força total... voce reparou algum enraizamento pela lateral da Pet? Pois existe uma auto defesa da planta em emitir brotos sem enraizamento, porém, como usou o enraizador pode sim ter dado certo, dê uma olhada aí e nos fale... ficaremos mais assegurados dessa conquista !!!
Abração, tudo de bom! _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Jul 13, 2010 7:08 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Ricardo e o Rodrigo, e estou curioso para ver se pegou de verdade, boa sorte... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 13, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião Marcelo quando se trata de um tronco com uma espessura mais grossa deve-se cortar em diagonal para poder fazer um trabalho melhor no futuro,veja o exemplo na foto.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|