Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 9:32 am Assunto: |
|
|
CARLOVICH escreveu: | Boas as projeções do laudir...
Fiquei pensando em uma opção que me veio após assistir novamente o filme Forest Gumps este fim de semana... alguém lembra da árvore que havia na propriedade dele? Se virem vao ficar espantados com os galhos enormes laterais.... pensando-se neles... fiquei na dúvida se poderíamos tentar inclinar um pouco para tentarmos providenciar estes galhos gigantescos lateralmente.... alguém acho que seria possível...?
eu logo logo tentarei mexer com árvores mais "gordinhas"... |
CARLOVICH
Achei muito interessante sua observação sobre esta árvore de um filme. Você deve gostar muito de cinema e de bonsai. Aliás, eu já pensei em fazer um tópico aqui só sobre algumas belas árvores representadas no cinema. Creio que servirá de inspiração para os bonsaistas porque muitos filmes usam árvores com muita expressão visual, muito bonitas. Por ora fica o debate para o que será possível fazer com esta jabu.
Sobre mexer com árvores mais “gordinhas”, acho este método muito bom porque você terá o trabalho de engordar apenas os galhos e não o tronco. E em três anos já terá um belo exemplar.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 12:08 pm Assunto: |
|
|
Olá foristas.
Resolvi pensar um projeto para esta jabu, já que ela tem dado sinal de vida. Mas já faz umas 2 semanas que ela começou a soltar brotações e o crescimento é lentíssimo em relação a outras. Deve ser o período errado do transplante. Será?? Enfim, creio que vai.
Dando continuação ao projeto, pensando no que disse CARLOVICH sobre a árvore do filme, e levando em consideração o espaço que tenho para cultivo, pensei num projeto que pode resultar num bom exemplar em curtíssimo tempo.
CARLOVICH sugeriu inclinar a planta para dar a impressão de um galho grande. Mas a jabu já estava cortada!, então revendo umas imagens de arvores em filmes, lembrei de Avatar. Nem é preciso falar sobre a dramaticidade daquela enorme árvore... Me inspirei numa cena do filme para projetar algo para esta jabu. Primeiro pela questão do tempo e depois pela estética. Reparem que os galhos da arvore do filme são baixos em relação ao tronco, com forte crescimento para os lados. Isso é um ponto a favor para quem quer conseguir algo mais rápido e agradável de se ver. Imprime dramaticidade ao bonsai, ao mesmo tempo em que se mantem uma altura baixa, tendência de nossa época e cultura. A velha questao da proporcao altura x largura do tronco.
Não sei se estou tentando o mesmo que forçar um estilo varrido pelo vendo numa frutífera, se estiver, podem falar, mas me pareceu algo interessante e diferente para se tentar a médio prazo.
O que pretendo, usando com base o tronco da minha jabu
Inspiracao
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 10:37 am Assunto: |
|
|
Questão urgente.
A Jabu já está com mais de 60 dias e me parece que o crescimento da brotação está muito lento. Talvez seja a época. O fato é que ela está com proteção com sombrite duplo a 50% e sol até as 15 horas.
Mas estou na duvida se seria melhor colocá-la dentro de casa agora por causa do frio e também do sol.
Coloquei pra fora porque já se passaram os 30 dias e por se tratar de uma planta de 8 anos. Mas estou inseguro em relação aos pequenos brotos.
Corro algum risco deixando ela pra fora?
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 11:17 am Assunto: |
|
|
Mantive a planta do lado de fora, a brotacao está intensa, mesmo com o frio, agora é torcer para que o frio nao queime os novos brotos.
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 11:26 am Assunto: |
|
|
A brotação está bem vigorosa mesmo, mas ainda assim é bem sensível à geada. Como este não é o caso, não existe maiores problemas... |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 31 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Jul 15, 2010 5:08 pm Assunto: Dúvida |
|
|
Agora não importa mais, mas o corte nao deveria ter sido feito de forma inclinada..?
Aprecio muito a espécie, boa sorte Flavio!  |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 45 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Ter Jul 20, 2010 10:37 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Flávio. Desculpe entrometer-me em seu tópico pois sou principiante e tenho uma dúvida. Sempre que é feito uma poda drástica com o tronco sendo cortado tem que passar alguma pasta selante? Porque pelo menos parece que na sua não foi passado nada.
Valeu e parabéns pelo trabalho
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 21, 2010 10:43 am Assunto: |
|
|
Olá Luciano,
Sempre tem que passar uma pasta selante sim para evitar fungos e ajudar na cicatrização. Nesta planta eu passei cola pvc branca, quase transparente. Por isso nao dá pra perceber na planta.
Respondendo a outra pergunta do Gustavo, o corte foi feito inclinado sim, nao parece na foto por causa do ângulo, mas está inclinado pra trás. |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 45 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Qua Jul 21, 2010 2:17 pm Assunto: |
|
|
Valeu Flávio muito obrigado pela atenção.
Vai ficar show se voce conseguir seguir a foto que esta aí em cima.
Abração |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 10:11 am Assunto: |
|
|
Emergência!
Tive que fazer um transplante de emergência esta semana. Apenas 4 meses após o yamadori. Fui mudar o vaso de lugar e ele se soltou da minha mão e quebrou. Com raiva pelo ocorrido, resolvi colocar neste vaso, menor, mas ainda com algum espaço para crescimento das raízes (33cm). Tenho notado nas minhas jabus que não é preciso um vaso de treinamento muito grande para formar uma boa copa.
Enfim, cortei uma raiz lateral mais grossa e um centímetro da raiz pivodante. O problema é que o torrão se desmanchou, expondo as raízes capilares, mas sem cortá-las.
Alguém saberia me dizer quais os cuidados neste caso?
Os mesmos do yamadori? 30 dias na sombra total, rega diária e vitamina “B1”? Ou é preciso um pouco de sol devido a brotação estar avançada??
 |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 8:58 am Assunto: |
|
|
Como anda a pequena jabu? |
|
|
 |
Diogo Justiniano de Holan
Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 78 Localização: Palmas-TO
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 10:58 am Assunto: |
|
|
Flávio nos informe sobre a jabu.
abraço amigo, |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 1:27 pm Assunto: |
|
|
Que show o material em...
Ahh por curiosidade, tem novidades ?? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 6:36 pm Assunto: |
|
|
Olá, compartilhando...
Não é possível mostrar muito no momento, muitas plantas ao redor e pra piorar fiz a foto do celular, mas acho que dá pra notar o desenvolvimento em ambos os lados. Os galhos laterais estao voltados pra baixo, acho que por causa das grandes folhas do período no interior do apartamento. Ou pode ser fraqueza da planta, nao sei.
Vídeo,
http://www.youtube.com/watch?v=iUW0-veX_LA

Editado pela última vez por Flavio Francisco em Sex Out 22, 2010 7:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Lá vai com vontade hein.
Acredito que depois que os galhos amadurecerem resolve-se o problema de estarem caídos.
Editado pela última vez por Tiago R em Sex Dez 17, 2010 3:30 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|