|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 1:51 pm Assunto: Pitangueira - 08 anos |
|
|
Pitangueira em treinamento, já frutifíca, recorde 38 frutas por enquanto
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 1:58 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco
Chegou a saborear algum fruto ou ficou com dó de tirar rsrsrs...
Bela pitanga, gostaria de ver o tronco,
tire mais fotos de outro ângulo, para apreciarmos.
Um abração _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Marco, muito bela a pitanga, esbanjando saúde. Entretanto, me permite dois comentários sobre tua planta?
1. Percebe que não é possível visualizar o tronco? nem a estrutura secundária? Talvez seja interessante uma limpeza na parte frontal, para que se possa visualizar a árvore do nebari em direção à copa, passando pelo tronco, ramos primários, secundários, etc...
2. Outra questão é a proporção, não acha que se tua pitanga fosse uma árvore adulta, a copa estaria grande demais para o diâmetro do tronco? Assim como se apresenta ela passa a idéia de uma árvore juvenil, sem a ação dos anos. Como sugestão, eu procederia uma desfolha com poda, promovendo um encurtamento geral de todos os ramos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 2:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com a opinião do Arzi. Se mantiver como está, não é nem pré bonsai, mas apenas uma muda frutificando em um vaso plastico.
O ideal é proceder a uma desfolha completa, retirando todas as folhas (exceto as brotações mais novinhas - folhinhas bem miúdas). Em seguida, cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento, de forma a permitir que venham, nas novas brotações, novos galhos com que formar uma estruturação aerea mais interessante e ramificada.
Na continuidade, após o corte sistemático dos galhos, aramar, dando aos galhos um movimento em harmonia com o movimento do tronco, de forma a adequar seu visual.
Fazendo isso agora, na próxima primavera retire do vaso plastico e replante, distribuindo radialmente as raízes, visando formar um nebari radial ou algo próximo a isso. Escolha um vaso de treinamento, de bordas medias, redondo ou oval. Se não tiver, use uma bacia plastica, de bordas baixas, bem perfurada no fundo e na lateral.
A vantagem da bacia, em relação ao vaso de treinamento, é a possibilidade de um engrossamento paulatino do tronco, bem como permitir o acompanhamento da formação estrutural aerea fina. O substrato deverá ser drenante, contendo um pouco de matéria orgânica: caco de telha, areia grossa de rio, casca de pinus e carvão vegetal são bons para isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 6:21 pm Assunto: |
|
|
Arzi e Nick: Obrigado pelas dicas!
Anderson: valeu, segue uma foto mais limpa, já deixei pós estas fotos ela só no toco, mais além atualizo e posto no outro tópico(evolução...) _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 11:36 pm Assunto: |
|
|
Vai ficar linda !belo material ,vou aconpanhar as postagens.......  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 5:27 pm Assunto: Pitangueira |
|
|
Estou trazendo o tópico pra ficar mais fácil de mostrar a um amigo, tava bem lá atrás. Fiz as podas mais curtas, arrumar um tempo pra postar. O tempo disponível em casa tá valendo ouro. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2012 10:06 pm Assunto: |
|
|
Esta pitamgueira é fenomenalllll!! parabéns pelo trabalho. |
|
|
 |
ROSIMEIRE E. G. 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 2:12 pm Assunto: |
|
|
Parabéns!! Vou acompanhar! |
|
|
 |
Dudu's Bonsai
Registrado: 25/11/11 Idade: 41 Mensagens: 10 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 3:41 pm Assunto: |
|
|
Você me permite?
Acompanho as dicas de Nick e Arz.
Mas acredito que ela ainda precisa engordar o caule. Por isso uma temporada no escorredor e na mamadeira iriam aumentar a grossura do tronco e valorizar ainda mais sua planta.
Se falei bobagem me corrijam. |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 4:08 pm Assunto: |
|
|
Se eu fosse você acompanharia as dicas de Nick e Arz. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 5:05 pm Assunto: Engrossar |
|
|
Uma temporada no escorredor é pouco pra pitangueira que demora pra engrossar. Não são árvores robustas, seus troncos são relativamente finos em comparação com sua altura. Paciência a palavra chave, conduzida como bonsai sem marcas. Se deixar crescer engrossa, fica marcado, o lenho é duro a cicatrização é lenta. Engrossar é crescer, crescendo vem o corte de reduçao e a consequencia é a cicatriz indesejável. Deixo crescer naturalmente, é demorado mais compensa. Cultivar em vaso pequeno a planta envelhece muito e engrossa devagar, mas os efeitos são satisfatórios. As dicas são boas, já fiz o encurtamento dos galhos, só falta atualizar as fotos, que é o problema, o cara tem que tá sempre correndo, o tempo voa muito rápido e as obrigações aumentam. Eta falta de tempo pra cuidar melhor das criatura e de dinheiro também pra investir em alguns vasos _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Fev 04, 2012 9:52 pm Assunto: |
|
|
Oi Marco, gostei muito do seu exemplar, você poderia dizer qual tipo de adubo você utiliza e com que frequência, qual a idade dela  |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Dom Fev 05, 2012 10:20 am Assunto: Acompanhando |
|
|
Acompanhando
Adoro pitangas. Tenho quatro no tatal.
Seu trabalho está excelente.
Nada de pressa, é isso aì _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 05, 2012 3:20 pm Assunto: |
|
|
Lucinei e Guardião, obrigado pelas considerações!
Uso vários tipos de adubo e costumo intercalar o uso, fazendo rodízio de acordo com a espécie.
Por ex: Está pitangueira recebe 4 medidas de colher de sopa bimestralmente da primavera ao outono, entre as aplicações eu uso o biofert 04-14-08 (medida de chá em um litro d'água) 500ml da solução e no final do outono uma medida de sopa de osmocote pelas bordas do vaso(enterrado). No mês que floresce não adubo, nos três meses do inverno tb não, a planta usa o osmocote e quando as frutas crescem um pouco aplico o biofert.
Esqueci de dizer: as quatro medidas de sopa ciltada acima são de torta de mamona, farinha de ossos, cinza de madeira e casca de ovos triturada. Tudo misturado junto e posto pra fermentar antes do uso na proporção da ordem...2 parte de TM, 1p/ FO, 1p CM e 1/4p de CO.
Guardião temos que ter paciência mesmo, principalmente se os recursos forem limitados, ae parece que a paciência aflorece mesmo! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|