|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leandro Neves

|
Enviada: Ter Out 04, 2005 8:38 am Assunto: Primavera - Dêem sugestões |
|
|
Tenho esta primavera há aproximadamente 1 ano. Qdo comprei a muda não estava muito diferente do que é hoje. Como posso estimar sua idade, e ainda, será que poderia adicionar algo que pudesse melhorar ainda mais seu estilo? Opinem, sem demora!!!!

Editado pela última vez por Leandro Neves em Sex Out 14, 2005 7:09 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 9:09 am Assunto: Re: Primavera - Dêem sugestões |
|
|
Olá Leandro,
Primeiramente parabenizo voce pela bela planta que tem em mãos e tambem lhe dou as boas vindas a este Forum, so temos a ganhar com sua presença nele amigo. Segundo aqui eu editei sua foto (como se eu soubesse fazer algo ) de uma forma meio confusa com traços, setas e circulo. Peço que preste bastante atenção para entender, se nao for claro peço que diga.
Seta Vermelha -> A seta vermelha indica a continuação do tronco, nao gostei dele inclinado para a direita como se fosse um galho tambem, eu o aramaria ou aproveitaria a aramação que ja esta nele, e o traria para a esquerda o deixando seguir a mesma linha que o tronco nos primeiros sentidos, se é que me entende.
Linha Rosa -> Indica onde cortar este primeiro galho da esquerda do tronco segundo a foto, para melhorar seu posicionamento após a reestilização.
Circulo Azul -> Eu procuraria educar todos os galhos mais ou menos da forma do galho que esta dentro do circulo azul, creio que esta mais "cheinho" que os outros galhos e terá bons resultados, por isso tente educar os demais parecidos com este.
Seta Laranja -> Esta seta mostra o primeiro galho, eu o deixaria na direita mesmo, nem para tras nem para frente, dizendo para voce entender, mais na "horizontal".
Seta Roxa -> Esta seta mostra o segundo galho o qual ja estará podado perto do local da linha rosa. Você pode leva-lo u pouco para trás para dar mais profundidade para sua planta. Pense no Bonsai como uma estrela de cinco pontas (um amigo disse isso em um topico nao lembro qual), a estrela em si é o tronco e as pontas os galhos, é mais ou menos essa forma que eles tem q ter. Entao o colocaria mais para o fundo da arvore.
Seta Amarela -> Esta seta mostra o terceiro galho, este galho seria muito bom voce o trazer mais para frente, nunca o deixe numa posição frontal diretamente para os olhos do observador (nao é bom), traga-o para frente para tbm dar enchimento para a planta no futuro.
Os demais galhos e galhinhos eu iria ajustando para que a copa fique mais compacta a medida que vá subindo. Para melhorar ainda mais a estrutura dela e mais rapidamente, aconselho coloca-la em um escorredor de macarrao somente com areia e pedrisco, para que ela brote mais vigorosametne, isto porque me parece que o substrato atual da mesma se encontra muito pobre, e adube com adubo liquido ou organico, o liquido de 15 em 15 dias ou 30 em 30 dias, e o organico a cada vez que a planta o absorver por completo, voce coloca denovo. Para efetuar esse procedimento de troca de substrato espere a floração de sua planta terminar, pois assim ela nao se estressará muito. Ela está muito bela, dará um maravilhoso Bonsai, parabens. Espero que tenha entendido meu ponto de vista amigo, os colegas tambem vao opnar. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Leandro Neves

|
Enviada: Ter Out 04, 2005 9:18 am Assunto: Primavera |
|
|
Muito Obrigado Illex. Só tem um probleminha, o galho que vc indicou com a seta vermelha é continuação do tronco, já veio assim e está um pouco grosso, parece que não vai ceder! Se te entendi bem, vc o colocaria na vertical (mais para a direita), ou manteria a copa da esquerda, apenas mais junta e para o alto? Um forte abraço! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Out 04, 2005 9:40 am Assunto: Re: Primavera |
|
|
Olá Leandro,
Essa continuação do tronco em referencia a foto que voce posto, esta mais para tras à direita, eu o traria mais para frente à esquerda, o colocando mais na vertical como voce disse, mais ou menos assim:
Essa foto apesar de nao ser semelhante à forma de sua arvore, mostra amis ou menos o que estou dizendo da distribuição dos galhos e forma do tronco. Qunato ao tronco ceder, voce poderia utilizar rafia molhada para cobrilo e em seguida aramar, minimizando o risco dele ceder. Mande dados dela, como altura, largura da base do tronco, idade. Qaulquer duvida estamos ai, desde que eu saiba respondo com o maior prazer. T+ amigo.
Abraços:
Illex
P.S.: Esta imagem é de uma Bougainville do nosso amigo Sergivaldo e foi retirada do site -> http://www.nativosdonordeste.com.br/ |
|
|
 |
Leandro Neves

|
Enviada: Ter Out 04, 2005 10:58 pm Assunto: primavera |
|
|
Valeu Illex! vou tentar e deposi posto as fotos com o resultado para discutirmos1 UM abraço |
|
|
 |
Leandro Neves

|
Enviada: Sex Out 14, 2005 7:07 am Assunto: |
|
|
e ai pessoal! Seguindo as orientações do Ilex, vejam o resultado, não sei se era isso mesmo, mas deem uma ajuda! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|