|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 10:58 am Assunto: Macieira (Rosaceae Malus) - MRV |
|
|
Pessoal, esta planta estava em outro topico meu, o "inicio em varias frentes".
Resolvi abrir este para acompanhar seu desenvolvimento, visto que juntamente com as extremosas e a Româ, esta macieira eu pretendo levar adiante de forma seria...
Muitas das plantas que aparecem no meu primeiro topico serviram de base para testes e aprendizado. A maioria não seguirá adiante como bonsai. as que não foram perdidas neste processo de aprendizado foram plantadas em um mato aqui proximo para crescerm livres. Agora, após quase um ano lendo muito em praticamente todos os topicos deste forum e também em blogs de colegas de forum, sintome preparado para encarar de forma seria esta arte.
Vamos as Fotos.
O Inicio, aproximadamente 1 ano atraz.
No inicio do Verão:
Preparando a mega mamadeira:
Hoje. Como ela estava com aproximadamente 60 cm de altura realizeu uma poda, deixando com uns 30 cm de altura. Isso já faz um mes e ela nem sentio, conversando com alguns produtores comerciais de maça aqui da região, fiquei sabendo que com essa poda que eu fiz, quando chegar a primavera ela vai começar a botar ramos laterais, logo abaixo do corte, e que em plantações comerciais esses brotos são conduzidos na horizontal.
Neste local, uma floreira na janela, elas pegam sol praticamente a tarde inteira, a janela é frente oeste. também ficam protegidas de geadas e ventos visto o recuo em relação ao perfil do predio.
quando chegarem as primeiras brotações com a primavera eu atualizo as fotos.
Abs a todos _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 22, 2010 4:45 pm Assunto: |
|
|
Marcio parabéns pelo início de trabalho desta macieira a partir da semente. Não é todo mundo que tem esta disposição. O que é muito bom. Acho que poderia ter usado já desde o início e dar algum movimento no tronco, através de aramação. Também podes definir desde logo se quer trabalhar um tronco só, ou tronco duplo, como ela se encontra, Esta poda nesta altura pouco vai ajudar na questão da formação da estrutura da planta pois a brotação vai ficar muito alta, enquanto isso o tronco fica cilindrico de baixo até em cima, sem conicidade. Agora no inverno ela perderá todas as folhas. Então no início da primavera poderia ser a hora de uma poda mais drástica, usando um novo broto lá de baixo e já dar movimento e conicidade. São apenas devaneios, mas pense em algo assim.
Esta idéia da mega-mamadeira é bem interesssante. Gostei.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Maio 23, 2010 11:06 am Assunto: |
|
|
Parabéns pelo seu centésimo post e 1ª medalha, Márcio! Quanto a planta, o Elio falou tudo! Parabéns pela paciencia! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 23, 2010 5:38 pm Assunto: |
|
|
Elio
Obrigado pelo comentario, com certeza muito motivador.
Então, assim que terminar o inverno pretendo colocar em um escorredor, efetuar esta poda mais baixa e deixar crescer... Quanto aos troncos ainda não decidi o que farei, se mantenho os dois ou fico com apenas um... Acredito que no momento que colocar na bancada e começar a mexer eu defina algo. Por enquanto tem ainda uns 4 meses para estudar e "viajar" um pouco nela...
João!!! Nem havia percebido o centésimo... Fico muito feliz em participar deste forum, todos são muito prestativos, atenciosos e prontos a dividir o conhecimento e experiencia.
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 27, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
Markus
Obrigado pela resposta, eu já havia lido este topico do Arz, inclusive acompanho ele.
Podes notar nas fotos acima que, devido a falta de espaço em minha sacada, acabei "inventando" uma mamadeira um pouco diferente. Cavei uma vala na floreira da janela do quarto de meus filhos, isolei com uma lona bem grossa, fiz alguns furos nela para drenagem e preenchi com substrato nutritivo (Terra, esterco de galinha, NPK, humus). Como esta "megamamadeira" também não é muito grande eu não utilizei escorredor, utilizo estes vazinhos que vc pode notar na foto, o que fiz foi o seguinte:
- Dezenas de furos ao redor e embaixo com broca 1,5mm
- Forrei a parte interna com uma "telinha" de galinheiro, os furos desta tela são de no maximo 0,5mm.
Desta forma tenho um mini escorredor, sei que o vazinho não proporciona o espaço adequado para as raizes, mas é o preço que se paga pela falta de espaço.
Esta macieira apresentou um desenvolvimento incrivel no periodo que esta ai. Ela vai ficar neste local por pelo menos mais uns 2 anos. Podei para já ir levando com algum tipo de condução neste periodo. Na primavera pretendo trocar este vazinho por um um pouco maior, ate para poder acomodar o tronco que com certeza irá engrossar neste periodo.
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 1:31 pm Assunto: |
|
|
Tenho umas visões que talvés fujam um pouco daquelas aceitas como certas ou usuais, porem vamos ver no que vai dar daqui a alguns anos...
Vou manter os dois troncos, porem um deles vou afastar ao maximo e formar uma copa por ali
abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 7:40 pm Assunto: |
|
|
Marcio esse arame ai não está servindo para nada, ele está frouxo e não está dando nenhum movimento à planta. Se o galho, depois de aramado, continua do mesmo jeito que estava antes quer dizer que a aramação não está dando movimento ao galho, por tanto, foi desnecessária! Para baixar o galho sem dar movimento, como ele está, você pode simplesmente usar um barbante amarrado à borda do vaso.
Abraço! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 11:51 am Assunto: |
|
|
Amigo Marco
Obrigado por seu comentario, porem se reparar nas fotos dos posts mais acima irá perceber que este "tronco" era reto para cima, é o arame que esta fazendo com que ele fique na diagonal. Pode parecer frouxo, pode ser que o barbante seja a melhor opção, porem se retirar este arame ela volta a apontar para cima...
Veranopolis RS
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 6:27 pm Assunto: |
|
|
Marcio acho que nesse caso seria melhor o barbante mesmo. O arame é melhor para dar movimentos mais precisos aos galhos, porém, é o mais arriscado, pois, pode marcar o tronco com muita facilidade e não pode ficar por muito tempo em plantas que estão em desenvolvimento. Já o barbante, se não for amarrado muito apertado, pode ficar por muito tempo sem prejuízo à planta.
Abraço! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Marco
Hoje a tarde olhando, olhando, virando e olhando....
Tirei o tal arame com base nisso ai que você falow, quendo a primavera chegar ele iria marcar... coloquei um barbante, ficou ate com um leve arco que deixa um "ar" mais natural...
Quando vieram as brotações atualizo.
Veranopolis RS
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 6:53 pm Assunto: |
|
|
Marcio como inspiração para o seu futuro bonsai acho que serviria de exemplo essa serissa, que ficou em 2° LUGAR no concurso shohin 2008, do Gabriel Otto Diniz.
 |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 7:22 am Assunto: |
|
|
Amigo Marco...
É exatamente esta a ideia...!!!!
Veranopolis RS
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 6:56 pm Assunto: |
|
|
Amigos...
Na primavera ela foi para a megamamadeira, foi precipitação de iniciante tirar de lá.
O que esta ocorrendo é que as folhas não estão se mantendo, secam entes mesmo de terminar de "nascer".
O que é isso?
Folha seca
Broto e já seco
Veranopolis RS
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 09, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Amigo Márcio, creio que foi porque vc transplantou após terem saído brotos. Ela interrompeu o ciclo. O ideal é sempre transplantar antes dos brotos nascerem. Eu aprendi que plantas que florescem no final do inverno e em seguida vem a folhagem, o ideal é transplantar no outono, assim não prejudica a floração, a folhagem e a frutificação, já que um vem na sequência do outro.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|