|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nelsonoliveira

|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 1:24 am Assunto: Ajuda com Substrato. |
|
|
Galera,
Estou na dúvida entre comprar o chamote (tijolo triturado) ou a perlita. Alguém com experiencia cmo os dois materiais pode dar uma força?
Moro em fortaleza e, apesar de estarmos no inverno e termos alguma chuva, como sabem ou imaginam o clima aqui é, na maior parte do tempo, bem quente. Portanto devemos levar em consideração a questão da retenção e liberação de liquido/umidade pelo material.
É isso, conto com vossa ajuda. Abração!
Nelson |
|
|
 |
carlos_george
Registrado: 26/07/10 Idade: 42 Mensagens: 31 Localização: João Pessoa-PB
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 11:37 am Assunto: Ajuda com Substrato. |
|
|
ibreath,
Aqui em João Pessoa tem, praticamento, o mesmo clima. Eu uso no substrato cascalho, comprado em lojas de aquário, areia peneirada de obra (essa areia pode ser encontrada ambem em lojas de aquários) e um pouco de adubo. Minhas plantas se desenvolvem bem com esse substrato. Tenho 1 bonsai de Ficus, 2 mudas de acerola, 1 de romã e outra de ficus. Usu o mesmo substrato para todas, sendo que uso uma proporção maior de cascalho e areia para a muda de romã, pois ela gosta de solo com uma boa drenagem.
Abraço,
Carlos George. |
|
|
 |
nelsonoliveira

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:36 am Assunto: Substrato |
|
|
Olá Carlos,
Antes de tudo obrigado por responder. Voce conhecem outros bonsaistas do nordeste ou mesmo da paraiba que usam o mesmo substrato? teria como vc colocar foto do seu substrato pra que eu veja a aparencia do mesmo? qual as medidas em porcentagem de cada material?
Desculpe o monte deperguntas, é apenas vontade de aprender.
Abraço! |
|
|
 |
carlos_george
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
E aí ibreath,
Não sei de nenhum bonsaista aqui no Nordeste nao, pois estou começando nessa arte agora, sou um mero aprendiz. Aprendi muita coisa com um bonsaista que tem aqui em João Pessoa.
Então pelo o que aprendi com ele, fiz esse substrato e minha muda de Romã está indo muito bem.
A medida foi usada com essa garrafa de agua mineral cortada exatamente em cima do nome da marca.
2 x de cascalho de rio. Encontrado com facilidade em lojas de aquários.
1 x de areaia de rio. Encontrado com facilidade em lojas de aquários.
1/2 x terra condicionada. Encontrada em floriculturas.
Não sou nenhum expert na arte de bonsai, mas estou lendo muito sobre e com isso aprendendo algumas coisas.
Agora sou eu que quero tirar uma dúvida com você. hehehehe.
Minha muda de Romã está com as folhas muchando, eu li em algum artigo que no inverno elas perdem as folhas. Queria saber se sua planta apresentou alguma coisa?
Abraço,
Carlos George |
|
|
 |
carlos_george
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:34 pm Assunto: |
|
|
ibreath,
Errei o tópico, pensava que você tinha uma Romã. Mas se você souber alguama coisa a respeito fico grato pela atenção.
Carlos George |
|
|
 |
nelsonoliveira

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
Brigadao pela atencao e pelas fotos, esclareceu muito e com certeza servirá pra mais pessoas.
Sobre a romã, eu ja tive duas e ambas morreram. a segunda estava indo bem, estava se tornando um belo mame, mas aí as folhas comecaram a murchar e os galhos novos tb...e a coisa desandou. se vc descobrir a causa disso, divida comigo tb!
obrigado mais uma vez. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|