Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 10:00 pm Assunto: JACARANDÁ MIMOSO |
|
|
Aproveitei a vinda do Leandro aqui em casa e pedi para fotografar este jacarandá pois está com uma roupagem nova e se parece muito bem. Quis compartilhar com vocês e aceito "pitacos". Tenho esta planta a vários anos, foi comprada em um viveiro. Sua base deve ter de 10 a 12 cm (Não medi!) e de altura uns 70cm. Espero um dia ver a florada nesta árvore.
Como ajuda para quando as fotos são grandes. Se você usa Internet Explorer, clique em "F11" que a barra de trabalho minimiza, depois clique novamente que ela volta ao normal.
 _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 10:04 pm Assunto: Re: JACARANDÁ MIMOSO |
|
|
Mário, realmente esta planta é muito linda. Mais ainda pessoalmente!
Mais uma das maravilhosas plantas que voce possui!
Abraços amigo! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 11:07 pm Assunto: |
|
|
Grande Mário !!!!!!!
Sua planta é belíssima !!!!!!!!!!
Por acaso você não quer me dá-la já de presente de Natal
Ficaria imensamente feliz
Brincadeirinhas a parte, amei sua planta.. PARABÉNS !!!!!!!!!!
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 9:29 am Assunto: |
|
|
Oi Mário
Uma bela árvore essa sua!!! Aliás até agora só tinha visto um bonsai de jacarandá mimoso, que o Charles postou num tópico...
eu tentaria reduzir um pouco mais a altura dela. O que achas... seria possível nesta espécie???
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 9:11 pm Assunto: |
|
|
Leandro, sou eu quem agradece a sua presteza e ajuda em fotografar.
Angela, é uma planta que está comigo há muitos anos e eu sou muito tranquilo nisto de trabalhar árvores. Acredito que daqui alguns anos será um belo bonsai.
Alexandre, é possível sim diminuir o tamanho! Já havia pensado nisto; é que fico pensando durante muito tempo. O Leandro tem vindo me dar uma mãozinha vez por outra e isto tem me ajudado muito. Estou trabalhando algumas plantas aproveitando estas oportunidades. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Out 17, 2005 8:47 am Assunto: Re: JACARANDÁ MIMOSO |
|
|
Oi Mário, tudo bem?
Legal ver seu jacarandá mimoso e poder trocar umas idéias sobre esta espécie!
Tenho apenas um bonsai de jacarandá, com quase 10 anos, e é uma espécie muito pouco utilizada em bonsai, embora eu esteja quase certo que poderemos desenvolver belos bonsai com ela!
Sobre sua planta, eu imaginei o seguinte:
1- plantar num vaso de treinamento, bem grande, enterrando inclusive todo o nebari hoje visível. Com isso imagino acelerar bastante seu desenvolvimento e o surgimento de novas raízes junto ao nebari.
2- pensaria em podar o tronco logo acima do 2o. galho (a esquerda da foto). Usar pasta cicatrizante tem ajudado muito na melhor cicatrização do local podado (ele se fecha totalmente),
3- somando esta poda + vaso grande + adabação reforçada + boa insolação, devem surgir vários brotos novos que ajudarão no aperfeiçoamento da estrutura. Nos locais em que tenho podado, normalmente surgem de 2 a 3 novos galhos!
O meu jacarandá tem perto de 10 anos e ainda não floriu, talvez por adubação insuficiente (já estou reforçando), mas deve ser uma maravilha sua floração!
Coincidência ou não, ultimamente tenho dado mais atenção a ele. Acabo de plantar perto de 40 sementes e 10 já germinaram! Pretendo, assim que for o momento, desenvolvê-los em escorredor e mamaderia.
Como sua planta já tem um belo porte, acho que ela deve reagir rapidamente a esta "turbinada"!...
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Out 20, 2005 8:38 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 17, 2005 11:42 am Assunto: |
|
|
Charles, excelente as suas observações. Vou aplicar! O Alexandre também observou diminuir a altura. Acredito que ficará bonita em 4 ou 5 anos. Preciso fazer isto!
Obrigado! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 9:30 pm Assunto: |
|
|
Por gentileza Sr Mario, me deixe aproveitar seu tópico é que tenho 02 jacarandás na mamadeira, e mais 4 acabando de nascer, quero perguntar sobre que tipo de adubação e solo é mais indicado para acelerar o desenvolvimento dessa planta, tenho feito cortes nas laterais próximo das raizes nos ultimos 3 anos (conforme um tópico do Claudio Ratto porém para outra arvore) e o tronco tem engrossado e as cicatrizes desaparecem muito bem, agora a parte de ramificação de galhos nessa espécie é "chata", fiz uma poda radical na outra planta que tenho na mamadeira e ela soltou vários galçhos porém só 2 tem se desenvolvido bem assim que for possível estarei postando algumas fotos . |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 19, 2005 9:44 pm Assunto: |
|
|
Alfamega, tenho feito adubação comum de torta de mamona com farinha de osso. Algumas vezes misturo estêrco de gado curtido no substrato. Como disse, faz tempo que tenho esta árvore mas agora é que vou começar a trabalhá-la. Aproveite os galhos que se firmarem para posicioná-los. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|