|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 8:09 pm Assunto: Clima e Duvidas ? |
|
|
Oi pessoal sou muito novo na arte desde que comecei a freqüentar o fórum estou cada vez, mas interessado, mas como moro no centro oeste tenho algumas duvidas em relação ao clima uma vez que as estações aqui não são bem definidas, na verdade temos duas estações à época de seca e chuvosa. Bom e o inverno ocorre no meio do ano na seca, é frio e seco, mas não dura muito, tempo só um mês mas ou menos.
Bom mas a minha dúvida é o seguinte é sobre poda e extração ou coleta de plantas para yamadori, estas atividades devem ocorrer no início do período chuvoso que começa nos mês de novembro + ou - e vai até março ou podem ocorrer na seca mesmo, aguardo respostas
Desde já grato.
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 8:44 am Assunto: |
|
|
Oi Rafa. Não vejo problemas em fazer a coleta agora, e acho que seria até o melhor período para isso (fim de inverno e início de primavera), mesmo para o seu clima. Como está num período de seca aí, o que poderia fazer seria uma boa rega na planta a fazer yamadori, tipo 6, 4 e 2 dias antes da extração, para que a planta absorva mais água e assim fique mais forte neste momento. |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 9:02 am Assunto: Obrigado |
|
|
Estou pensando em fazer um yamadori, mas não sei se compro uma muda ou faço uma extração, tenho interesse em algumas espécies do cerrado, mas nunca vi bonsai destas estou com uma muda de Caigaita só esperando crescer para ver se dá um bonsai legal, mas ta muito de vagar, e vou adquirir umas de pau Brasil e tento um amigo meu fez e disse que ficou ótimo. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:12 am Assunto: |
|
|
Rafa, só para esclarecer, o termo yamadori só é referido quando coletamos a planta do solo. Esta palavra vem do japones, onde o "yama" significa montanha, se referindo as coletas que os japoneses faziam que normalmente eram nas montanhas, buscando plantas já mais velhas e castigadas naturalmente. Se comprar uma muda não se utiliza este termo, ok?
Se optar por utilizar espécies típica da sua região, procure sobre crescimento e também os que tenhas folhas não muito grandes  |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:53 am Assunto: valeus |
|
|
Tem muitas espécies chamativas na minha região mas só irei arriscar um bonsai destas espécies quando tiver mais experiência pois principalmente as espécies de cerrado senso estrito, demoram muito a crescer e engrossar o tronco acredito que isso ocorra devido as condições climáticas e as queimadas é principalmente a alta concentração de alumínio do sol as plantas gastam mais tempo tentando eliminar o excesso de alumínio do que crescendo daí surge as formas atraentes como cascas grossas e troncos retorcidos, alguns Bonsaistas da região fazem bonsais com estás espécies mas não sei bem como eles se saem. |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 11:15 am Assunto: arvores do cerrado |
|
|
So algumas fotos legais.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|