|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcusribaspho
Registrado: 30/04/10 Idade: 42 Mensagens: 47 Localização: Pinhão-PR
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 4:10 pm Assunto: MVR 03 - Buxinho |
|
|
Ola pessoal estou post um buxus que adquiri ontem em um viveiro
e ai sera k podem ajudar a trabalhar ele
abrcs
[/list]
Editado pela última vez por marcusribaspho em Seg Ago 16, 2010 4:51 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 4:41 pm Assunto: |
|
|
A principio nao mexa nas raízes...
procure somente dar uma limpada na copa (tire os galhos trançados)
todo e qualquer galho que sai dum lado e vai pra outra direção invertida à sua base tem q ser eliminado...
obs. buxinho nao é meu forte... espere mais opiniões _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 4:43 pm Assunto: É |
|
|
MAIS UMA DICA,,,BUXINHO NÃO TOLERA PODAS DRÁSTICAS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 11:08 am Assunto: |
|
|
Em se tratando de Buxus, é mais fácil dizer o que não se deve fazer...
Tenho pouca experiência com esta espécie, porque os meus todos morreram. Como dito anteriormente, evite podas radicais! Não faça desfolha completa.
Estude a estrutura da planta, tente imaginar o caminho a seguir, antes de fazer qualquer outra coisa.
Mantenha ela em casa por um tempo, deixe ela se adaptar ao local, depois faça uma criteriosa seleção de galhos, tire aqueles que você definitivamente não vai usar, e arame... Depois de colocar arame em todos galhos você poderá dar o formato que quiser para a planta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considerando o movimento mostrado na segunda foto, eu optaria por fazer, desde já, alguns cortes nos galhos assinalados em vermelho:
Com esses cortes, vc irá efetuar uma boa poda de limpeza, permitindo que apenas os galhos necessários para a construção de um futuro bonsai sejam mantidos, estimulando neles as brotações favoráveis a um bom desenvolvimento estrutural aereo.
Antes de proceder aos cortes, aconselho cortar fora a borda do vaso onde está sua planta, na altura do nível do solo. Com isso, poderá retirar um pouco da cobertura do solo, expondo as raízes, o que permitirá analisar o nebari, caso haja algum.
Em seguida, corte os galhos assinalados em vermelho, bem como reduza o comprimento dos galhos que restarem, cuidando de manter sempre alguma folhagem neles, para não secarem e morrerem. Após cortar, aplica pasta selante ou cola branca de madeira nos cortes, para evitar perdas de seiva.
Apos cortar, volte a fotografar a planta por todos os lados e mostrar como ficou, para podermos analisar melhor e opinar com maior rigor, sobre como conduzir com a aramação. A época atual é boa para fazer esses cortes, sem risco para a planta.
Terminando o trabalho de poda e retirada da borda do vaso, regue bem, depositando sua planta em local onde receba luz e calor solar o dia todo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 2:57 pm Assunto: |
|
|
Dae Marcus tudo beleza !!
Olha o buxinho tem uma fama ruim como os colegas ja falaram, porem eu até hj não perdi nenhum.
Como primeiro conselho, não transplante ele esse ano, pegue uma tesoura e corte a parte superior do vaso plastico de forma a ficar na altura do substrato, depois pegue um hashi e tire toda a terra que estiver no nebari afim de assim poder escolher qual a melhor frente da planta antes de podar. Geralmente o buxinho tem nebari bom !!!
Feito isso, recomendo fazer alguns furos no vaso no fundo e nas laterais, buxinho não gosta de terra encharcada, recomendo deichar dar uma leve secada no substrato entre as regas.
Agora quanto a adubação ele adora orgânico e fertilizante foliar !!
Eu utilizo TM + FO, pode usar cinzas tbm se quiser !! A farinha de osso é importante pois ajuda o solo a não acidificar !!
O foliar eu uso da Forth para orquideas 02-14-08 + micro + Fosway no outono e inverno, e na primavera e verão uso o forth com o dymmy casa verde 15-05-05. a cada 15 dias.
Se quiser usar o Biofert acho melhor ainda, visto que é mais completo em micro nutrientes.
Eu ainda utilizo osmocote plus a cada 3 meses, junto com o organico, porem metade da dose.
Quanto ao estilo a seguir, faz uma limpeza nele, reduzindo todos os ramos a 2 pares de folhas, assim ajuda a ver melhor a estrutura, deiche ele por enquanto num canto, pegue um papel e lapis e vai desenhando possibilidades, veja tbm muitas fotos na net, isso ajuda bastante. Não tenha pressa em estilizar. Um dia a planta mostra o caminho !!!
Abraço. |
|
|
 |
marcusribaspho
Registrado: 30/04/10 Idade: 42 Mensagens: 47 Localização: Pinhão-PR
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 3:03 pm Assunto: |
|
|
Ai Pessoal gostaira de agradecer todos qeu opinaram
c puder pessoal ai manda endereço de MSN para manter contato
abrcs |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 5:22 pm Assunto: é |
|
|
VICEDO3C@HOTMAIL.COM _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 10:02 am Assunto: |
|
|
Eu usaria o galho que o Nick orientou!
Tem uma bela sinuosidade!
vc tem q ir podando os galhos, baixando a parte verde!
Lembrando que não sepode deixar o galho sem folhas,pois ele provavelmente vai morrer!
Buxinho não tolera poda drástica! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 11:00 am Assunto: |
|
|
poda deixando 2-3 folhas e espera brotar!
poda mais baixo deixando 2-3 raminhos!
poda mais baixo................
.................
Ai vc consegue fazer com que ela brote mais perto do tronco sem matar a planta!
Não tenhomuita experiência com buxinho, mas é assim que estou fazendo! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|