|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
adam

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 11:35 pm Assunto: Jabuticaba, ajuda para transplante e modelação |
|
|
bem, um belo dia, cuidando dos meus poucos bonsais, resolvi arrumar o restante do jardim, foi quando me deparei com uma jabuticaba enorme (nem tanto), porém maior que a minha mudinha. Ela estava plantada em um vaso grande junto com outra planta que fica atrás desta jabuticabeira. então, preciso de ajuda sobre como retirá-la deste vaso para colocá-la em um outro menor........ Preciso também de ajuda para poda, aramação e se possível, um estilização!!!!! bem , abaixo, as fotos!!!!
JULHO 2010
toda a família..........ainda precisam de infra-estrutura, rsrs
um pouco mais perto....
bem mais perto.....
última.........
minha dúvida é sobre o que fazer com todos estes galhos e como direcioná-los........quaisquer sugestões, dúvidas ou críticas, serão muito bem-vindas..............desde já muito obrigado!!!!!!!!! |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 39 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 1:21 am Assunto: |
|
|
Pra mim está muito fina ainda, deixaria engrossar mais...mas se eu fosse podar, seria bem ignorante: passaria a faca la embaixo e deixaria só o toco. |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 1:35 am Assunto: |
|
|
eu acho que o tronco está bem grosso, pra se ter uma idéia é só observar a pontinha do bonsai no lado direito da foto, ele sim, está fino........ |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 2:14 am Assunto: |
|
|
Adam, em geral, o bonsai acaba tendo, no máximo, de altura, 6 vezes o diâmetro do tronco. Os bonsais que eu acho mais bonitos têm, em média, uma proporção de 2,5 a 3 vezes. Então se você quiser fazer um bonsai com uma proporção de 6 para 1 você teria que podar no mínimo na metade dessa altura, o que olhando pelas fotos me parece ser antes da bifurcação dos galhos. Como o Paulo falou seria uma poda drástica deixando apenas um toco para que com as novas brotações se construísse a copa. Como tronco não tem movimento no tachiagari, que é a parte mais importante do bonsai, o melhor estilo a ser adotado seria um hokidachi. Acho que a primeira preocupação em relação a sua planta seria cavar um pouco para ver como está o nebari.
Abraço! |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 1:35 pm Assunto: |
|
|
ok marco, vou fazer o processo do nebari... depois postarei as fotos... valew....... abraço |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 2:28 pm Assunto: |
|
|
Corta lá em baixo!
Os galhos estão todos grudados!
Não tem como separar!
(Serrote+Suor)*paciencia²=Bonsai _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 7:20 pm Assunto: |
|
|
ok então, rsrsrs, pra falar a verdade eu não queria cortá-la mas, se não há outro jeito... vou esperar uns dois meses para fazer isto, visto que hoje, domingo (1/0 fiz o transplante dela para um local menor e só dela para que não tenha que dividir nutrientes........................e depois de cortá-la, qual será o processo que desenvolverei??? Já que ela não terá mais folhas.............obrigado a todos |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 39 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:11 pm Assunto: |
|
|
Realmente como o cara acima falou, a bifurcação está com um movimento ruim, e logo acima da bifurcação os dois galhos principais também parece que tem um probleminha...acho ainda dá pra escolher um dos galhos e cortar um pouco acima dele, e cortar o outro todo. Mas como falaram, fica muito alto. Bem, depois que você cortar é esperar as novas brotações, quando os novos galhos tiverem crescido razoavelmente, aí você orienta do jeito que quiser e que for ficar melhor. Por enquanto nem precisa pensar nisso, é deixar crescer a nova brotação mesmo. |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 10:14 pm Assunto: |
|
|
ok paulo............eu vou esperar mais uns dois meses pra cortar, visto que fiz o transplante para um lugar menor já neste mês, quero que ela se recupere antes............talvez corte um pouco abaixo da bifurcação.........ainda esta semana vou postar as fotos do NEBARI, agora que está descoberto, grande abraço a todos!!! |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Ter Ago 10, 2010 4:32 pm Assunto: nebari |
|
|
bem como havia prometido postar fotos do nebari, aí vai:
bem, é isso, a propósito...... li em algum lugar que Jabuticabeiras gostam de solos encharcados.... por iso estou deixando o solo um pouco molhado demais, gostaria de saber se isto procede????
abraços e obrigado pelas sugestões, críticas, conselhos................. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|