|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gabriel RS
|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 10:54 pm Assunto: Muda de pitangueira, dúvidas diversas |
|
|
Oi, meu nome é Gabriel e ganhei uma muda de pitangueira a algumas semanas. A muda tem pouco mais de 30 cm e acho eu , cerca de meio ano.
1- como a muda esta em uma garrafa plastica quero passa-la para um vaso maior, devo aproveitar a oportunidade para podar alguns galhos,folhas ou raízes, ou devo poda-la antes/depois da troca de vaso?
2- caso sim , onde vc acha uma boa idéia efetuar tais cortes?
3- o novo vaso deveria ter +ou- quanto de profundidade?
4- é verdade que creme dental serve como proteçao para o local do corte?
5- terra de minhoca é boa para colocar no novo vaso?
Segue algumas fotos que apesar do foco espero ajudarem na analise de vcs.
PS: as datas das fotos nao tao muito certa.
a muda em sua linda garrafa
outro angulo
detalhe
Creio que por hora seria isso , muito obrigado, abraço a todos.[/img] _________________ "A vida só é vida quando vivida e envolvida na vida de outra vida." |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 11:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Gabriel !!!!!!!!
Eu retiraria a planta da garrafa pet, colocaria a mesma num escorredor e colocaria o mesmo numa grande bacia para a planta crescer e engrossar o tronco, deixava a planta por um bom número de anos ali, só adubando........... acho que ela pode dar um belo bonsai...
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 8:09 am Assunto: |
|
|
gabriel,
corcordo com Ângela,
passe para uma bacia ou balde com uma mistura de areia grossa (50%) e terra comum(50%), vc pode colocar tbm um pouco de húmus de minhoca(+/-10%), eu gosto de "assar" os elementos do substratos em forno alto por 20 min. para matar ervas daninhas, fungos e ovos de minhoca.
Não se esqueça de fazer muitos furos no balde ou bacia para o substrato não ficar ensopado.
quanto à poda, das raízes é desnecessário, a dos galhos se vc quiser, vc pode cortar uns 4 cm acima da primeira forquilha e passe pasta dental que é ótima para evitar entrada de fungos e umidade.
daqui uns 4 anos deve estar "quase" pronta para ir para a bandeja.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Gabriel RS
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 11:37 am Assunto: |
|
|
Acho que oque vcs querem me dizer seria fazer algo semelhante a isso,neh?
Mas como eu faria, com o passar do tempo, com as raízes que cresceram?e na bacia de baixo eu posso colocar qualquer tipo de terra eu seria mais apropriado alguma mistura "especial"?
obrigado pela ajuda ,,, abraço a todos. _________________ "A vida só é vida quando vivida e envolvida na vida de outra vida." |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2005 3:56 pm Assunto: |
|
|
Gabriel, se você pretende engrossar bastante e rapidamente o tronco use uma lata de 18 lt (Essas latas de tinta), acredito que o engrossamento será mais rápido que no escorredor. Pode usar a dosagem de substrato indicada e acrescente 20% de estêrco de gado bem curtido.
Cuide de adubar frequentemente, a cada 30 dias com torta de mamona e farinha de osso e, pode reforçar com fertilizante foliar alternado a cada 15 dias menos no período de Inverno.
O escorredor tem a vantagem de não ocupar muito espaço e manter a estrutura pequena e formação de raízes mais adequada.
Faça a sua escolha.!
Respondendo a sua pergunta do que vai na bacia onde fica o escorredor, uso esterco de gado sem mistura alguma. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|