Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jul 20, 2010 4:54 pm Assunto: Fícus Benjamina Variegata-Troncos Múltiplos |
|
|
Olá Amigos,
Já havia colocado um tópico sobre esta planta há alguns dias atrás, mas ñ sei por qual motivo este sumiu, então estou abrindo este novo tópico.
Adquiri esta planta em um viveiro próximo a minha casa, a primeira vista a mesma ñ me pareceu uma planta desenvolvida no viveiro e sim uma planta da qual alguém se desfez. Digo isso devido ao vaso o qual estava e pelo estado em que amesma se encontrava, quase sem folhas e as poucas que tinha estavam retorcidas e amareladas, impregnadas de tripés. A terra do vaso estava esturricada de tão seca.
Minha primeira atitude foi limpar a superfície do vaso que estava cheio de ervas daninhas, tatus bola e outros que ñ conheço. Tendo assim melhor visão do nebari.
Logo após fiz uma poda nos 3 troncos, sendo que o mais grosso tinha em torno de 1,20m e deixei-o com +ou- 25 cm. A idéia inicial era separar os troncos, apesar de o conjunto me agradar.
Fiz o transplante e poda das raízes em 15/07 ocasião na qual pretendia fzr a separação, porém após os apelos de minha esposa e ao verificar que as raízes estavam em perfeita simbiose, acabei por desistir, cm disse o conjunto me agradou visualmente e tb pude notar que se separasse os troncos ñ teria nada mais do 3 plantas horríveis com nebari tb feios e que levariam grande tempo de recuperação, isso se recuperassem-se.
Bem seguem as fotos p/ visualização dos amigos e opiniões tanto sobre o conjunto cm possíveis formas de estilização e até alguma projeção se alguém se Habilitar.
Frente imaginada
Fico no aguardo dos amigos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jul 21, 2010 9:38 am Assunto: |
|
|
Na verdade parece serem 3 plantas que se fundiram nas raízes. Já pensou em separar? |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 21, 2010 7:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Nikkei,
Sim, são 3 plantas que se fundiram, porém qdo ia fazer a separação vi que as raízes estão em tal simbiose que ñ se sabe onde começa uma e termina a outra, algumas se fundiram de tal forma a formar uma só, olhando por cima do conjunto ñ se vê nem a marca de onde aconteceu a junção, achei que com a separação eu ficaria com 3 plantas ruins, com nebaris ainda piores, porém cm sou novato na arte vim pedir socorro aos amigos p/ opinarem sobre o que fazer e se possível até um desenho de projeção. É claro que se os mais experientes disserem que no futuro isso ñ parecerá com nada, nem com ninguém, rsrsrs, terei que arriscar a separação. Estou postando outras fotos e aguardo as respostas dos amigos.
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 4:38 pm Assunto: |
|
|
Donegá, muito legal as fotos tiradas de perto.
Me lembram algumas árvores que vemos na natureza onde nascem vários troncos juntos.
Esta tua planta é especial, diferente! Um naturalistic com estes troncos vai ficar sensacional!
Postando para acompanhar.
Abraços e boa sorte na condução! Belo material! _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 22, 2010 5:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Renato,
Obrigado pelo elogio e incentivo, tb tive esta visão qdo fiz as podas e por isso ñ tive coragem de separá-las.
Vejamos se os amigos tem alguma sugestão de estilização do material. Tb acho que se estilizar do jeito certo vai ficar muito boa.
Valeu T+. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Jul 23, 2010 8:23 am Assunto: |
|
|
Se quiser separar não vejo muito problema, pois o nebari pode ser formado mais para frente. Mas talvez se mantiver assim fique um efeito tipo bosque. Pensando bem acho que seria até uma boa opção pelos troncos eretos |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 6:51 pm Assunto: Re: Fícus Benjamina Variegata-Troncos Múltiplos |
|
|
Oi Donegá
Já brotaram???
Esta me parece melhor frente, com a árvore mais grossa ficando a frente e pelo nebari apresentável!
A planta escondida (mais fina) teria que ser empurrada para aparecer na foto :
Donegá escreveu: |
|
_________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 5:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre,
Já está com brotos novos. Tb pensei nesta frente. Vou tirar novas fotos e postá-las p/ acompanhamento.Tô pensando até em reduzir um pouco a altura deste tronco mais grosso.
Valeu pela opinião. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
nenamachado

Registrado: 29/06/10 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Itapé-BA
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 12:42 am Assunto: |
|
|
vou aproveitar o tópico pra não abrir outro sobre ficus benjamina variegata... tenho um exemplar dela num vaso grande. não posso fazer uma poda radical pq é de minha mãe. Então, gostaria de saber se posso fazer mudas através de estaquia ou alporquia... o tronco tem cerca de 15cm de largura e a altura é de 1,90cm...
Aguardando respostas e agradecendo _________________ "Aprende, como uma das tuas primeiras obrigações, a dominar-te a ti mesmo".
Pitágoras |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:23 am Assunto: |
|
|
nenamachado escreveu: | vou aproveitar o tópico pra não abrir outro sobre ficus benjamina variegata gostaria de saber se posso fazer mudas através de estaquia ou alporquia... |
Alporquia é mais garantido... com 45 dias ele já estará enraizado. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:44 am Assunto: |
|
|
Cara, num separa as plantas não... ta mto legal as tres juntas!! Ter um monte de ficus seraparada é mto fácil, a sua é interessante, justamente por causa que é diferente...
Mto bonito o exemplar... Parabéns _________________ "Aquele que tiver paciência terá o que deseja."
Benjamim Franklin |
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:46 am Assunto: |
|
|
nenamachado, como diz o pessoal aqui do forum, ficus, até com uma bucha molhada em volta dela cresce raiz... rsrsrs
pode fazer de tudo. Cuidado apenas para não acabar com a planta da sua mae transformando-a em umas 300 mudas... rsrsrs _________________ "Aquele que tiver paciência terá o que deseja."
Benjamim Franklin |
|
|
 |
nenamachado

Registrado: 29/06/10 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Itapé-BA
|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 5:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigada gente.... mas acho que mamãe corre o risco de perder a plantinha dela
amanhã vou fazer a alporquia...
acho que o mesmo serve pra bougainville, que dizem, que pega de qualquer jeito
um abraço... _________________ "Aprende, como uma das tuas primeiras obrigações, a dominar-te a ti mesmo".
Pitágoras |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 9:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Leandro,
Valeu o incentivo.
Vou tentar fazer algo bem legal com elas, é cm vc falou, separadas se vê aos montes vamos no que dá assim cm estão depois de uma boa formar foliar. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|